Patrick Jackson é bombeiro e também dá uns toques de programação. Juntando o conhecimento que tem dos dois mundos, o norte-americano está a desenvolver uma aplicação para os Google Glass com o objetivo de ajudar corporações de bombeiros em todo o mundo.

A aplicação na qual Patrick Jackson está a trabalhar permite que os bombeiros tenham acesso, em tempo real, às plantas de edifícios que estejam a arder, por exemplo. Desta forma podem ser escolhidas no momento rotas de fuga e atalhos para chegar a determinado ponto do edifício.

O mesmo software vai permitir ainda aceder a planos de desencarceração de veículos, bastando para isso vocalizar o modelo do carro. No mini-ecrã dos óculos aparecem depois os pontos que devem ser cortados pelos bombeiros para que a vítima possa ser retirada.

Rotas para locais de acidentes, informação sobre o tráfego das vias, posição de bocas de incêndio e notificações sobre chamadas de emergência são outras informações que vão ficar disponíveis na app. O projeto foi destacado na página do projeto Glass no Google+, sendo Patrick Jackson um dos atuais "exploradores" do gadget protótipo da empresa de Mountain View.

Recorde-se que em Portugal está a ser desenvolvido um conceito igual no conceito dos mapas de edifícios. O projeto TIMAP é uma plataforma colaborativa entre os detentores de imóveis e as forças de proteção: os clientes disponibilizam os planos de segurança online e os bombeiros podem aceder aos planos em caso de acidente ou sinistro.

O uso dos óculos inteligentes como uma ferramenta de trabalho também já foi demonstrado em Portugal através da transmissão de duas cirurgias médicas feitas no hospital CUF em Lisboa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico