Esta semana a equipa do SAPO TEK procurou aplicações para criar bons hábitos mas também para planear as suas viagens. E como sempre há muitos jogos entre as novas propostas que testámos para si.

Passe pelas sugestões abaixo e escolha as que mais lhe interessam para instalar.

Prepare as suas viagens de 2022 com o Earth Scanner

Quem gosta de viajar sabe que uma boa preparação é meio caminho andado para tirar mais partido das experiências que as viagens propiciam, mesmo reservando espaço para a descoberta!

E que tal "espreitar" o sítio para onde vai viajar antes de lá chegar? Essa é a proposta da app Earth Scanner, que lhe dá a possibilidade de visitar outras cidades e locais sem sair do lugar, Isso pode ser um escape ou uma forma de preparar a próxima viagem de lazer ou trabalho.

A app tem fotos, mas também indicações de direções, parques onde pode estacionar e outras dicas importantes para os viajantes. Não é melhor do que o Google Maps mas pode dar uma perspetiva diferente.

E se por acaso há algum sítio para onde viaja com frequência, pode guardá-lo na sua coleção para o encontrar mais facilmente.

A aplicação Earth Scanner pode ser descarregada gratuitamente para Android no Google Play.


Sem tempo para apontar todas as suas ideias? Grave notas áudio com a Voiceliner

A Voiceliner apresenta-se como uma alternativa às típicas aplicações de gravação já incluídas nos smartphones, destacando-se por dar ao utilizador mais possibilidades de organização das suas notas em formato áudio.

Quando se trata de registar ideias importantes há quem prefira apontá-las à mão em papel, ou estão através de notas no seu smartphone. Por outro lado, há também quem sinta que não consegue escrever à velocidade dos seus pensamentos, optando por vocalizar e gravar as suas ideias. Se este é o seu caso, a Voiceliner é uma opção útil a considerar.

A Voiceliner apresenta-se como uma alternativa às típicas aplicações de gravação já incluídas no sistema operativo dos smartphones, destacando-se por dar ao utilizador mais possibilidades de organização das suas notas em formato áudio.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a Voiceliner

Para começar a tomar nota de todas as suas ideias, basta pressionar no botão de gravação e deixar a mente e voz fluírem. Poderá depois organizar as gravações a seu gosto, criando hierarquias baseadas em importância e notas áudio associadas umas às outras.

Se desejar, pode ainda associar as notas que faz a locais específicos. Imagine, por exemplo, que teve uma ideia brilhante durante uma ida a um museu, ou a qualquer outro local que tenha uma importância simbólica para si, e não quer que esse momento caia no esquecimento.

As notas áudio também podem ser transcritas. Note que, de momento, esta funcionalidade só suporta gravações feitas em inglês, sendo possível desativá-la na secção de definições caso não fale a língua. Mesmo assim, ao experimentar a app, o SAPO TEK notou que a aplicação consegue “apanhar” o que está a ser dito em inglês com alguma precisão, sendo necessárias apenas correções ocasionais.

A Voiceliner é gratuita e está disponível tanto para Android, a partir da Play Store, como para iOS, através da App Store. A aplicação é também um projeto open source e poderá consultar mais informação acerca do mesmo na sua página no GitHub.

App portuguesa quer ajudar a adotar estilo de vida veggie

Chama-se VeggieKit e apresenta-se como um guia para quem quer experimentar a alimentação vegetariana e ajudar quem já segue este estilo de vida.

A aplicação permite o acesso a um desafio orientado de 15 dias, receitas, apoio de nutricionistas, vídeos originais, entre outros recursos, de forma gratuita. Para já disponível em Android e, em breve, também em iOS, a VeggieKit pretende facilitar a todos a possibilidade de experimentar um estilo de vida veggie.

Além de dar acesso a mais de 150 receitas de vários chefs e autores nacionais, com sugestões de pequenos-almoços, refeições principais, sopas e sobremesas, a aplicação também permite guardar as receitas favoritas, para quem quiser experimentar mais tarde.

Inclui ainda apoio gratuito de uma equipa de nutricionistas, que respondem a breves questões colocadas pelos participantes do Desafio, bem como uma série curta de vídeos originais sobre este estilo de vida, com dicas para cozinhar ou ir às compras, por exemplo, um quiz interativo, entre outras opções.

“Já existem muitas soluções para quem quer experimentar uma alimentação saudável e amiga do ambiente e dos animais, mas faltava uma que coubesse no bolso, em formato de aplicação, e que não só informa, mas também diverte”, destaca Nuno Alvim, responsável pelo projeto.

Desenvolvida pela Associação Vegetariana Portuguesa, a app VeggieKit está disponível para dispositivos Android a partir da Play Store.


Cell to Singularity é um jogo que conta a história da origem da vida

Este jogo para smartphones baseia-se numa componente didática, mostrando como nasceu a vida, desde os primórdios, mostrando a evolução até à atualidade.

Cell to Singularity é um jogo de simulação da vida, focado em contar a história da vida, desde há 4,5 mil milhões de anos quando não existia vida no Sistema Solar, até à criação da vida. Os jogadores vão testemunhar a evolução, quando surgiram as primeiras células, os seres microscópicos, os dinossauros, e assim adiante.

No percurso, vai poder aprender acontecimentos muito importantes, descobrindo as razões que levaram à extinção dos dinossauros, a descoberta do fogo, até aos tempos modernos, como a Revolução Industrial, etc.

Veja na galeria imagens do jogo:

O developer promete muitas horas de aprendizagem, num jogo que se desenrola de uma forma lenta (idle game). Conforme absorvem a informação, os jogadores ganham Entropy, a moeda utilizada para fazer evoluir o universo. O jogador decide onde quer tocar para se dar a respetiva evolução. O importante mesmo é compreender os factos científicos que permitiram toda esta jornada da vida.

Pode fazer o download gratuito de Cell to Singularity para smartphones iOS e Android.


Aposte em criar bons hábitos desde já. Esta app gratuita serve para isso

Seja no início de um novo ano ou não, estamos sempre a tempo de começar a criar bons hábitos - e terminar com os maus. A app HabitHub serve para isso.

A HabitHub é uma aplicação para definir tarefas e objetivos e criar novos hábitos que pode depois acompanhar e monitorizar.

Para começar, a HabitHub permite que se estabeleçam metas para sequências de hábitos. Tal funcionalidade pode ser útil para quem se propuser a realizar desafios por determinado período de tempo, como por exemplo “beber oito copos de água por dia” durante um mês".

Conte com outras funcionalidades como a categorização de hábitos ou a definição de notificações para os objetivos que assim entender.

Também há estatísticas para consultar assim como a possibilidade de adicionar notas de resumo aos seus dias, numa espécie de diário a que pode aceder sempre que quiser.

A HabitHub - Habit tracker & Goal tracker motivation é gratuita com compras dentro da aplicação. Está disponível para dispositivos Android a partir da Play Store.


Domine as curvas e mostre que é um mestre da estrada enquanto faz entregas em Tofu Drifter

Aos comandos de um serviço de produção e entrega de tofu, neste jogo, os jogadores têm de mostrar que são mestres da condução, fazendo drift numa variedade de estradas e garantindo que todas as encomendas chegam ao seu destino.

Tofu Drifter é um jogo de simulação onde terá de dominar as curvas e mostrar que é um mestre da estrada enquanto faz entregas. Neste título, que foi um dos finalistas europeus do Indie Games Festival da Google, os jogadores assumem o papel de um empreendedor aos comandos de um serviço de produção e entregas de tofu.

Por um lado, o objetivo passa por criar um negócio de sucesso, garantindo que tudo está em ordem. Terá de manter-se atento aos níveis de stock, verificar se as máquinas estão a funcionar corretamente e se há pedidos para entregar.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre Tofu Drifter

Por outro lado, uma vez que está a cargo das entregas, tem de assegurar que as encomendas chegam ao local correto. É neste momento que terá de pôr as suas competências enquanto condutor à prova, fazendo drift numa variedade estradas diferentes.

O processo de manusear o carro é certamente desafiante e o truque está em conseguir guiar o carro pelas curvas e contracurvas sem perder o controlo e derrapar para fora da estrada e ir contra obstáculos.

De cada vez que perde o controlo tem a possibilidade de reiniciar e voltar ao ponto onde estava, mas atenção: a condição da preciosa carga de tofu acaba por perder a sua qualidade quantos mais erros cometer.

À medida que completa de forma bem-sucedida os pedidos que lhe chegam ao serviço tem a possibilidade de melhorar o seu negócio, seja com máquinas de produção de tofu mais avançadas, mais capacidade de armazenamento de stock, pedidos em novos tipos de zonas e ainda carros mais potentes.

Tofu Drift é gratuito e está disponível para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.