Criada há mais de 20 anos, Pokémon é uma das maiores e mais lucrativas franquias de videojogos da atualidade. Para além de inúmeros jogos para diversas plataformas, a saga expande-se ainda por coleções de cartas, séries de televisão, filmes, mangás e merchandising para todos os gostos. Mas a sua popularidade conheceu um novo pico em julho de 2016 com o lançamento de Pokémon Go para dispositivos móveis. O título tornou-se imediatamente num fenómeno mundial, batendo todos os recordes de downloads e receitas. E embora tenha recebido críticas mistas, foi muito bem aceite, principalmente pela sua componente social, que ajudou a despoletar todo um novo segmento da indústria, focado na geolocalização e nas capacidades da realidade aumentada.

Mas o universo de jogos para smartphones baseado na franquia é maior, contendo títulos dos mais variados géneros e para todos os tipos de jogadores, sejam eles fãs, ou não. A lista que lhe sugerimos esta semana tem cinco títulos Pokémon, todos divertidos e desafiantes, que trazem diferentes mecânicas. Neste "apanhado" vai encontrar aventuras que o vão obrigar a travar batalhas para conseguir tomar o campo do adversário, combinar peças iguais para capturar criaturas, treinar o mais fraco pokémon de todos para se superar em desafios de saltos e, inclusivamente, a recuperar toda a estratégia do típico jogo de cartas da franquia.

Pokémon Duel - Conseguir chegar até um determinado local

Pokémon Duel é um jogo de tabuleiro digital do estilo tower-defense onde o jogador tem como objetivo colocar um dos seus pokémons num determinado local do campo do adversário enquanto se defende das suas investidas.

Para ajudar a entender o jogo e as suas mecânicas existe um longo e detalhado tutorial onde os jogadores poderão ter uma ideia mais concreta de toda a experiência. Basicamente, cada oponente tem seis pokémons que são colocados num tabuleiro com uma espécie de grelha onde poderão mover os seus pequenos personagens. As jogadas são feitas por turnos e cada jogador pode mexer um boneco de cada vez. Cada personagem tem as suas próprias caraterísticas, entre as quais o número de casas que pode andar.

Caso um dos jogadores mova um personagem para uma casa onde já esteja um pokémon, dá-se uma batalha entre ambos. Duas roletas irão começar a girar contendo algumas ações próprias para cada personagem, que podem ser de ataque ou defesa. Em função do resultado das roletas, o pokémon perdedor poderá ser removido da grelha de jogo ou continuar em campo com algum tipo de efeito causado pelo adversário. Podem ainda existir casos de empate onde nada acontece.

Sendo este um jogo onde a componente de estratégia é essencial, é preciso pensar bem nas ações de ataque à base inimiga, mas nunca descurando a defesa da sua, utilizando, para o efeito, o melhor pokémon da equipa para o efeito.

Vencer batalhas dá direito a receber boosters que permitirão obter novos pokémons ou itens para melhorar os existentes. É ainda possível escolher qual dos resultados da roleta de cada pokémon se deseja melhorar.

Em adição, existe também muita personalização disponível, o que permite muitas opções e estratégias, tornando cada confronto, numa ocasião diferente da anterior.

Embora com alguns tempos de espera, Pokémon Duel não deixa de ser divertido e desafiante de jogar. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Pokémon Shuffle Mobile - Combinar Pokémon ao estilo Candy Crush

Inicialmente lançado para a Nintendo 3DS, a versão mobile de Pokémon Shuffle mantém a gene do original, tratando-se de um jogo de puzzles, semelhante a clássicos como Bejeweled ou Candy Crush. Neste caso, o objetivo é combinar três ou mais peças iguais para causar o máximo de dano no pokémon para que depois o consiga capturar.

Ao evoluir ao longo do mapa, o jogador terá que defrontar diversos pokémons. Para o fazer é preciso atingir o objetivo de cada nível, que geralmente é apenas limitado pelo número de jogadas disponível.

Quantos mais pokémons forem combinados, maior o combo efetuado e, consequentemente, o dano causado no personagem que se pretende capturar. Adicionalmente, as caraterísticas de cada pokémon são também levadas em consideração - combinar pokémons de água resulta em mais dano contra um pokémon de fogo. Antes de cada nível é possível escolher os pokémons que se pretende utilizar, sendo a lista composta por todos aqueles que capturou nas fases anteriores.

Uma das grande diferenças em relação a outros jogos do género é que é possível mover peças para qualquer local da grelha. E tenha atenção aos seus movimentos porque o pokémon que se pretende apanhar também retalia, colocando pedras na grelha de jogo, que podem dificultar ou inibir a concretização de um combo. No final dos confrontos, quanto mais pontos se fizer e mais jogadas sobrarem, maiores serão as possibilidades de capturar o pokémon, existindo ainda opção de utilizar uma Great Ball que aumenta consideravelmente a hipótese de sucesso.

Existem eventos diários para diversificar o jogo onde é possível capturar pokémons lendários. Com as recompensas ganhas em cada nível, o jogador pode melhorar e evoluir os seus pokémons, tornando-os mais fortes e capazes de obter sucesso nos níveis mais elevados. A parte negativa do jogo é o número limite de vidas, que vão diminuindo com cada tentativa e que demoram muito tempo a ser restituídas.

Pokémon Shuffle Mobile está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Pokémon Go - Andar pelas ruas a capturar pokémons

Não deve existir ninguém que não tenha ouvido falar de Pokémon Go, mesmo que nunca o tenha jogado. O jogo tomou o mundo de assalto no passado ano, tendo ganho inúmeros prémios e obtido níveis recorde de receita. Será de certeza o jogo que mais obriga o jogador a mexer, levando-o a percorrer muitos quilómetros se deseja capturar muitos monstrinhos para a sua coleção.

Trata-se de um jogo de realidade aumentada que utiliza o GPS e a câmara dos smartphones para colocar os jogadores a percorrem o mundo real em busca de pokémons. Estes podem estar em qualquer local, seja em casa ou no jardim do outro lado da rua, com o jogo a indicar através do mapa onde se localizam os que estão mais perto. Depois é caminhar até eles para os capturar. Para o efeito será necessário utilizar uma pokébola, deslizando o dedo no ecrã do equipamento para simular o seu arremesso para cima do pokémon.

As localizações geográficas são importantes no jogo, com a presença de pokémons a funcionar muito em função do contexto, como por exemplo, é mais provável encontrar pokémons aquáticos perto de zonas com água. Depois existem as PokéStops, locais onde é possível obter pokébolas, poções e ovos, e que se encontram junto de reconhecidos locais públicos, como monumentos, por exemplo. Por fim, existem os PokéGyms onde é possível treinar estas criaturas e efetuar combates com elementos de outras equipas.

Pokémon Go foi, sem margem para dúvidas, um jogo disruptivo. Imbatível na sua componente social, criou diversos movimentos e encontros entre jogadores, fazendo com que estes saíssem à rua e percorressem muitos quilómetros em busca dos personagens. Se nunca experimentou, então não deixe de o fazer, muitas melhorias foram realizadas no jogo desde o seu lançamento e muitas outras deverão surgir frequentemente.

Pokémon Go está disponível gratuitamente para equipamentos Android e iOS.

Pokémon: Magikarp Jump - Fazer evoluir o mais fraco de todos os Pokémon

Magikarp Jump é o mais recente jogo da franquia lançado para smartphones. Nele o jogador terá que pescar um Magikarp, conhecido por ser um dos pokémons mais fracos de todos, para treiná-lo ao ponto de o deixar apto para competir em concursos de saltos. Trata-se de um jogo casual, com uma jogabilidade e objetivo muito simples.

Primeiro é preciso pescar a carpa, existindo diversas espécies de diferentes padrões, desde o tradicional vermelho ao raríssimo dourado. Depois é treiná-la para que consiga saltar o mais alto possível. O jogo está dividido em três áreas. A primeira é o tanque onde a Magikarp pode nadar e onde o jogador precisa de a alimentar de forma a que suba de nível. A segunda é a área de treino onde são realizados todos os exercícios necessários para treinar o pequeno pokémon e prepará-lo para o grande evento de saltos. Por fim, a área de desafio de saltos onde será preciso fazer com que a pequena carpa consiga saltar mais alto que todas as outras.

À medida que as Magikarps vão subindo de nível vão aumentado de tamanho, até atingir o nível máximo e assim se retirar do jogo, levando o jogador a voltar a pegar na cana de pesca e apanhar uma nova carpa e começar tudo de novo, embora a nova Magikarp possa atingir um nível superior ao da sua antecessora, conseguindo saltar mais alto e atingindo melhores prestações nos desafios. Poderão surgir eventos aleatórios, alguns dos quais apresentam desafios muito arriscados para a pequena carpa que, embora possam resultar numa grande recompensa, podem também ditar a sua retirada antecipada do jogo.

Pokémon: Magikarp Jump embora muito simples não deixa de ser divertido e interessante para aqueles curtos momentos de espera. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Pokémon TCG Online - Criar uma baralho poderoso com os melhores monstrinhos

Pokémon TCG Online é a versão digital do clássico jogo de cartas Pokémon. Trata-se de um jogo multiplayer onde o jogador terá que defrontar vários adversários em combates, utilizando um baralho com os pokémons obtidos.

O jogo começa com um tutorial detalhado que explica como tudo funciona. O objetivo é vencer os pokémons adversários utilizando as cartas que são tiradas do baralho do jogador. Estas cartas podem ser criaturas, onde cada qual tem as suas próprias habilidades e caraterísticas, cartas de energia que permitem desbloquear determinados movimentos e cartas de treinadores que têm diversos efeitos, entre os quais curar criaturas ou tirar mais cartas do baralho.

Embora exista uma boa componente de sorte no jogo, a estratégia não deixa de ter um papel importante, especialmente na construção do baralho. No entanto, existe uma opção automática para criar um baralho a partir das cartas disponíveis. Para além dos combates multiplayer existem desafios individuais que como recompensa permitem desbloquear baralhos predefinidos.

Inicialmente criado para PC, o jogo foi apenas convertido para tablets, existindo, no entanto, alguns pontos onde possa não estar ajustado ao mobile, desde certos aspetos dos controlos e área de jogo, mas especialmente à duração de cada batalha, que tanto pode durar 5 como 50 minutos.

Pokémon TCG Online está disponível gratuitamente para iPad e tablets Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.