O modelo freemium tem ganho espaço no mercado de jogos e entre as largas centenas de milhares de aplicações disponíveis nas lojas digitais dominam os jogos gratuitos, que atraem grande parte dos utilizadores. o problema é que muitas vezes o download de uma nova app é seguida por uma desilusão porque muitos títulos são de baixa qualidade ou têm agressivos esquemas de monetização assentes em intrusivos processos de micro-transações que limitam a experiência de jogo.

Mas, como em tudo, existe o bom e o mau, e são inúmeros os excelentes jogos gratuitos que populam as diferentes lojas de aplicações. Só precisa de os encontrar, e nós damos uma ajuda.

Nas próximas páginas ficará a conhecer em maior detalhe alguns dos melhores e mais recentes jogos disponíveis para smartphones e tablets. São títulos dos mais variados géneros, como corridas de carros, quebra-cabeças, plataformas e aventura que poderá jogar durante o tempo que quiser sem ter que gastar um cêntimo.

Nas próximas páginas vai encontrar títulos desafiantes, que lhe vão garantir momentos de boa diversão.

 

Iron Maiden: Legacy of the Beast

Uma aventura no universo da conhecida banda de heavy metal

Fruto de uma parceria entre a Roadhouse Interactive e a 50cc Games, Iron Maiden: Legacy of the Beast é um RPG inspirado no mundo e capas dos discos da conhecida banda de heavy metal, protagonizado pela sua mascote, Eddie, criada pelo ilustrador Derek Riggs em 1980.

O enredo indica que uma misteriosa força destruiu a alma de Eddie e espalhou os pedaços. O jogador irá assumir o papel da mascote, que, guiado pela entidade conhecida como Clairvoyant, terá que viajar pelo tempo e espaço, composto por uma série de mundos sempre em expansão, enfrentando todo tipo de ameaças para recuperar os cristais onde se encontram os fragmentos da sua alma. Ao longo da viagem irá encontrar um elenco de personagens que terá que enfrentar, como The Beast, The Wicker Man, Horus e The Axis General.

Para além de um visual deslumbrante, como seria de esperar, o jogo conta com uma poderosa e atmosférica banda sonora de clássicos dos Iron Maiden, incluindo raras versões ao vivo, todas minuciosamente escolhidas pelo baixista e membro fundador da banda, Steve Harris.

Esta aventura leva o jogador até ao antigo Egito da capa do disco "Powerslave", ao campo de batalha de "A Matter of Life and Death" e até ao inferno de "The Number Of The Beast", onde Eddie precisa derrotar inimigos, adquirir talismãs e acumular pontos para desbloquear novos poderes.

Legacy of the Beast é um RPG por turnos onde o jogador tem que escolher diferentes classes para o seu personagem, como Guerreiro, Mago, Sentinela, Atirador ou Assassino. Em cada turno é preciso escolher a ação a realizar, que poderá ser defesa, ataque ou ataque especial. Aqui entra a componente de estratégia pois é preciso escolher que personagem utilizar e que adversário atingir. A intensidade do ataque é medida de acordo com o momento em que o jogador toca no ecrã para alinhar dois círculos que surgem.

Tudo se complica e fica mais difícil com o progredir no jogo, com a recuperação dos talismãs e fragmentos de alma Eddie. Com estes, é possível aumentar os ataques ou adicionar novas habilidades e ataques especiais. Adicionalmente, a experiência adquirida em cada combate pode ser utilizada para desenvolver novas habilidades e qualidades para Eddie. É ainda possível utilizar as almas dos adversários derrotados nos combates para chamar aliados para ajudar na luta.

Iron Maiden: Legacy of the Beast é um jogo especialmente dedicado aos fãs, disponível gratuitamente para Android e iOS.

Link Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadhousegames.lotb
Link iOS: https://itunes.apple.com/pt/app/iron-maiden-legacy-beast/id1098307964

 

Veja o próximo jogo

 

 

Bejeweled Stars
O regresso de um clássico recheado de novidades e muita luz

O mítico jogo de juntar três peças está de regresso em Bejeweled Stars com uma bonita e renovada versão do clássico, que introduz efeitos, luzes e maior dinamismo para tentar dar um novo impulso a um dos mais conhecidos jogos do género.

A mecânica é a típica de juntar três ou mais peças iguais. No entanto, Bejeweled Stars faz isso de forma mais espetacular, com explosões, luzes e muitos efeitos resultantes dos novos poderes e recursos que foram introduzidos nesta nova versão.

O jogo está dividido em níveis, cada qual com um objectivo definido, que pode ser obter uma determinada pontuação com um número limitado de movimentos ou fazer desaparecer um certo número de jóias. No entanto, a grande novidade são os novos elementos e obstáculos que o jogador vai encontrar ao longo do jogo, como um rio de jóias em constante movimento ou partes móveis do cenário que obrigam o jogador a repensar a sua estratégia variadas vezes.

E, como seria de esperar, temos ainda os power-ups, disponíveis ao desbloquear as jóias celestiais que combinadas causam efeitos devastadores nos elementos do tabuleiro de jogo, tornando mais fácil a tarefa do jogador. Um destes exemplos é o Embaralhador que permite criar uma nova combinação de peças no tabuleiro, podendo ser útil em situações onde o jogador esteja com maiores dificuldades.

No entanto, o jogo não é muito difícil, tornando-o acessível a todos e divertido de jogar. É, portanto, algo pouco apelativo para jogadores mais experientes, sendo mais direccionado para aqueles que querem entretenimento sem muita dificuldade, embora o número limitado de vidas possa causar algum cansaço, sendo necessário esperar um pouco ou pagar para continuar a jogar.

Resumindo, trata-se de um quebra-cabeças com uma mecânica clássica, mas que introduz novos e divertidos elementos que o tornam mais actual. Bejeweled Stars está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Link Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ea.gp.bejeweledskies
LInk iOS: https://itunes.apple.com/pt/app/bejeweled-stars/id974135847

 

Veja o próximo jogo

 

Leap Day
Simples e divertido jogo com um novo desafio todos os dias

Leap Day é um jogo de plataformas com um visual retro cujo objetivo é subir o mais alto possível. Para o conseguir é preciso saltar e utilizar as paredes para obter combinações de saltos de forma a alcançar áreas aparentemente inacessíveis. Mas isto não vai ser fácil, exigindo bastante destreza.

Ao longo da escalada é preciso evitar armadilhas, inimigos e objectos, que podem ser estáticos ou estar em movimento, e apanhar os frutos espalhados ao longo dos diversos níveis. Cada nível tem pontos de controlo a partir dos quais é possível retomar o jogo no caso do personagem perder a vida. Estes postos de controlo são ativados em troca de vinte frutos, por isso é essencial apanhar o máximo possível. Na eventualidade de se conseguir apanhar todos os frutos, ganha-se o troféu desse nível.

Mas a principal característica de Leap Day é a disponibilização de um novo nível diariamente, e "para sempre", segundo os seus criadores. Esta foi uma excelente forma da Nitrome, a empresa que desenvolveu o jogo, de aumentar a longevidade do mesmo, mantendo os jogadores interessados e constantemente desafiados com novas armadilhas e inimigos. Adicionalmente, com todos os jogadores a enfrentar o mesmo novo desafio, aumenta a concorrência e competitividade entre eles. Cada um tentará chegar o mais alto possível e escrever o seu nome na lista de recordes.

A mecânica do jogo é simples. O personagem está a andar de um lado para o outro a aguardar que o jogador toque no ecrã no momento certo para o fazer saltar para outra plataforma, evitando os perigos existentes. Um segundo toque no ecrã durante um salto fará o personagem saltar mais longe. Quanto mais alto o personagem chegar mais difícil o jogo se torna, obrigando o jogador a pensar antes de agir.

O jogo também se destaca pelos belos gráficos pixel art, dando-lhe um visual retro e um efeito mais nostálgico, com excelentes animações e efeitos de luz, combinados com excelentes efeitos sonoros que acompanham e completam a experiência.

Leap Day é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Link Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nitrome.leapday
Link iOS: https://itunes.apple.com/pt/app/leap-day/id1083451870

 

 

Veja o próximo jogo

 

 

Hungry Shark World
Comer sem parar para subir na cadeia alimentar

Hungry Shark World é o mais recente jogo da série que, mais uma vez, coloca o jogador no papel de um tubarão com a missão de sobreviver nos vastos e povoados oceanos, tendo que comer tudo o que lhe apareça pela frente, evitando diversos perigos.

Para além de ter que comer para sobreviver, é ainda necessário fazer evoluir o tubarão para outras espécies maiores, mais rápidas, mais fortes e, também, mais famintas, até se conseguir chegar ao ponto máximo, o grande Tubarão Branco. Existem 19 espécies de tubarões disponíveis ao longo dos 7 níveis do jogo.

Estes níveis dividem-se por três mundos abertos para explorar: a Ilha do Pacífico, um local exuberante e ensolarado, visado por turistas, o Oceano Ártico, um deserto congelado que abriga uma base militar e um local de testes fortemente vigiado, e o Mar Árabe, uma paisagem rica e vibrante, ainda que industrial.

Embora sobreviver seja o objetivo mais importante, existem vinte tipos de missões diferentes que vão desde caçar presas específicas a atingir determinados recordes. É ainda possível desbloquear outras criaturas, como tubarões bebés, um polvo e até uma tartaruga para ajudar o tubarão a aumentar os seus poderes predatórios e subir na cadeia alimentar.

Lançado ao mar, o tubarão pode nadar em todas as direções na constante busca por comida. E comer é essencial para o nosso esfomeado amigo, pois com o passar do tempo a sua vida vai diminuindo podendo acabar por morrer à fome. Desde peixes mais pequenos, humanos que nadam à superfície a pelicanos que procuram alimento, todos podem ter um desfecho fatal ao cruzarem-se com o tubarão. Mas atenção, ele não é invencível e, para além de minas e submarinos, existem outras criaturas que lhe são perigosas, como medusas, caranguejos ou tubarões maiores.

Adicionalmente, é possível personalizar o jogo através da aquisição de novos tubarões ou comprando itens que irão ajudar a missão do jogador. Existe ainda um sistema de experiência para ajudar a subir de nível e melhorar certos aspectos da faminta personagem.

Humgry Shark World é uma excelente aventura aquática, com deslumbrantes animações e gráficos em 3D, e está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Link Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ubisoft.hungrysharkworld
Link iOS: https://itunes.apple.com/pt/app/hungry-shark-world/id1046846443

 

 

Veja o próximo jogo

 

 

CSR Racing 2
Frenéticas corridas a alta velocidade ao volante de poderosos bólides

CSR Racing 2 é um jogo de corridas de rua que se destaca pela deslumbrante qualidade gráfica, tornando-se num jogo ainda mais realista que o seu bem sucedido antecessor. Embora seja um jogo de carros, não existe a necessidade de conduzir o veiculo nem virar nas curtas, uma vez que são corridas em linha reta, disputadas entre dois poderosos bólides.

Antes de começar, é mostrado um extenso tutorial para detalhar todos os aspectos a ter em conta durante o jogo. Para competir é necessário ter um carro. De inicio o dinheiro disponível não é muito, por isso o primeiro bólide não será nada de especial.

Ao ganhar as corridas, o jogador irá obter dinheiro que depois poderá utilizar para comprar outros carros ou melhorar o actual com todos os tipos de componentes de forma a torná-lo mais competitivo. Para além de melhorar características como a caixa de mudanças, pneus ou nitro, é ainda possível personalizar a estética do bólide, com as cores, jantes e interiores pretendidos.

O mapa do jogo consiste num extenso conjunto de ruas interligadas onde são indicados certos eventos que o jogador precisa desbloquear para progredir. Estes eventos incluem corridas em equipa, corridas rápidas e progressivas.

Durante as corridas, a missão do jogador é escolher o momento exacto para colocar uma nova mudança, de forma a tirar o maior proveito da velocidade e características do veículo. Á medida que se progride, serão adicionadas funcionalidades adicionais, como a nitro e a necessidade do jogador escolher a altura ideal para a utilizar e assim obter vantagem para ganhar a corrida.

A jogabilidade e mecânica do jogo são simples, apresentando barras e indicadores onde é possível visualizar em que local do percurso se está e que opções utilizar para vencer a corrida. A vitória está muito dependente da perícia e opções que o jogador escolhe utilizar mas também com as melhorias incorporadas no veículo.

Existe ainda um modo multijogador que permite formar equipas com outros jogadores e assim aumentar o total de pontos. No capítulo individual, para além da interação com os amigos através típica comparação de resultados, é ainda possível competir com eles em corridas online em tempo real.

Como em qualquer jogo de corridas de carros, existem diversos bólides disponíveis. CSR Racing 2 inclui mais de 50 veículos diferentes de marcas como Ferrari, McLaren, Bugatti, Pagani e Koenigsegg, todos fielmente retratados incluindo o interior totalmente detalhado.

CSR Racing 2 é um divertido jogo de corridas de carros gratuito e disponível para Android e iOS.

Link Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.naturalmotion.customstreetracer2
Link iOS: https://itunes.apple.com/pt/app/csr-racing-2/id887947640

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.