Já chegámos a fevereiro e, com a entrada no novo mês, por que não fazer um “refresh” na coleção de aplicações que tem no seu smartphone ou tablet? Para dar uma ajuda na escolha, a equipa do SAPO TEK reuniu algumas das melhores novidades das lojas digitais da Apple e da Google.

Esta semana pode contar com uma atualização à aplicação Caixadirecta da Caixa Geral de Depósitos que permite realizar serviços bancários com a ajuda de uma assistente inteligente. Poderá também transformar o seu smartphone numa câmara de vigilância com a Alfred e até fazer chamadas telefónicas com um computador Windows, através da Your Phone da Microsoft.

Mas não é tudo: quem quer dar o seu contributo para a primeira grande vaga de memes de 2020 pode fazê-lo através do Dolly Parton Challenge Meme Maker. Os fãs dos jogos mobile podem viajar até uma ilha paradisíaca e resolver puzzles para avançar nas suas aventuras em Lost Island. Já os entusiastas da street art encontrarão nas sugestões desta semana a Wander, uma rede social especialmente direcionada para a partilha de arte urbana.

Conheça todas as propostas em pormenor nas ligações abaixo.

Já pode “conversar” com uma assistente digital da app Caixadireta e pedir para fazer um pagamento

Chama-se Caixa e, entre os vários serviços, permite que os utilizadores façam pagamentos e transferências através de uma conversa.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) lançou em 2018 a aplicação Caixadirecta e agora anuncia uma novidade integrada na app, desenvolvida em conjunto com a startup portuguesa AgentifAI. O banco português passa a disponibilizar aquela que diz ser a “primeira assistente digital da banca portuguesa” e que permite realizar vários serviços.

Designada por Caixa, a assistente virtual permite aos utilizadores realizarem transações e consultas bancárias (saldos e movimentos de conta), pagamentos de serviços e transferências através de uma "nova experiência conversacional". Para isso, a app fala com os utilizadores em português de Portugal e realiza as operações bancárias pelo cliente.

Numa próxima atualização para breve, a Caixa poderá ainda ajudar os utilizadores a reativarem os acessos à Caixadirecta, realizarem várias operações e a compreenderem a evolução das despesas, entre outras funcionalidades.

Com cerca de 860 mil utilizadores, a aplicação Caixadirecta é gratuita e está disponível para Android e iOS.

Depois de lançar em 2018 a aplicação Caixadirecta, a Caixa apostou, no final de 2019, numa aplicação que agrega todas as contas bancárias numa só plataforma, disponibilizando um "personal trainer" financeiro. Com o objetivo de ajudar todos os portugueses a tirarem mais partido do seu dinheiro, a app DABOX recorre a um motor de análise para que todos os movimentos das contas à ordem sejam classificados em diversas categorias de despesa.


Partilhe as suas obras de arte urbana preferidas com o mundo através da Wander

Com um design simples e uma interface descomplicada, a aplicação criada por uma equipa de estudantes da Universidade de Coimbra permite também descobrir novas paisagens artísticas citadinas.

A Wander é uma rede social especialmente direcionada para a partilha de arte urbana. A aplicação foi criada por José Braga, Diogo Antunes, João Borges, José Simões e Rodrigo Martins, alunos da licenciatura de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, num projeto para a cadeira de Processos de gestão e Inovação.

Para começar a dar a conhecer ao mundo as suas obras de arte urbana preferidas ou até mesmo os seus achados mais curiosos, é apenas necessário criar uma conta na aplicação, definindo o seu nome de utilizador e password.

Uma vez registado na Wander, poderá começar a fotografar as paisagens artísticas urbanas que considerar mais interessantes, ou até mesmo as suas criações, e a publicá-las na aplicação, incluindo o seu autor e uma descrição. Para que outros entusiastas a encontrem, a peça ficará disponível num mapa na aplicação.

Para já, a Wander está apenas disponível para dispositivos Android, embora a equipa que a tenha desenvolvido esteja a planear uma versão para iOS, revelaram os seus criadores ao P3. Os fãs da arte urbana podem começar a planear as suas aventuras de exploração citadina fazendo o download da aplicação gratuita na Play Store.


O desafio Dolly Parton tomou conta das redes sociais. E há uma app para isso

Nos últimos dias o Instagram e o Facebook ficaram inundados com a partilha de uma composição de imagens conhecida como o Dolly Parton Challenge.

Imagens e posicionamentos diferentes consoante a rede em que se partilham - Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter - não são novidade para quem circula entre as redes sociais, mas nas últimas semanas isso tem sido cada vez mais evidente com a partilha de composições de fotografias conhecida como o desafio Dolly Parton.

Celebridades, influenciadores e utilizadores comuns divulgaram a forma como se veem nestas redes, ou brincaram com isso, no que parece ter-se tornado a primeira grande vaga de memes de 2020.

E, naturalmente, surgiram as aplicações para criar as composições, embora seja fácil usar qualquer editor de imagem.

A Dolly Parton Challenge Meme Maker é uma das apps a surfar a onda, e uma das mais bem classificadas, servindo este propósito simples, e provavelmente muito transitório, de ajudar a compor as quatro fotografias relativas às redes sociais, e sem nenhuma magia especial de filtros ou sugestões.

A app pode ser descarregada gratuitamente da Google Play Store.


Alfred quer ser uma espécie de mordomo e ajudá-lo a tomar conta de casa

Alfred mais não é do que uma aplicação gratuita que transforma smartphones em câmaras de vigilância que depois podem ser acompanhadas remotamente através de outro smartphone ou dispositivo via Web.

A sugestão dos criadores desta aplicação é que assim também dê uso aos telefones que, entretanto, substituiu por modelos mais recentes, para vigiar a entrada de casa ou uma divisão em específico, monitorizar a sesta do bebé ou as “brincadeiras” do animal de estimação.

Também defendido pelos criadores é que a configuração é fácil, e não demorará muito mais do que três minutos. Basicamente será configurar um dos smartphones como “transmissor” e o outro como “espectador”.

Além da transmissão 24/7, Alfred oferece funcionalidades como alerta inteligente de intruso, quando a câmara deteta qualquer movimento, armazenamento na nuvem ilimitado, visão noturna e câmara 360°.

A Alfred Home Security Camera é de utilização gratuita e está disponível para Android e iOS.


Lost Island é um jogo de aventura repleto de puzzles para os fãs Candy Crush

Os jogadores exploram uma ilha paradisíaca, mas terão de resolver puzzles para avançar na aventura.

À primeira vista, Lost Island parece mais um jogo de puzzles baseado nos clássicos tabuleiros com peças coloridas para encaixar e anular, popularizado por títulos como Candy Crush ou Puzzle Quest. Mas esses mini-jogos são apenas uma pequena parte da aventura, que coloca o jogador numa ilha paradisíaca para explorar. As selvas e praias estão assombradas por espíritos antigos, que guardam segredos misteriosos.

Outra componente do jogo é a construção de edifícios, assim como praias, jardins, selvas e outros elementos que os jogadores podem caracterizar ao seu gosto. Muitos dos locais foram destruídos pelos monstros, como o porto, que foi atacado por um gigantesco polvo, e acabe à protagonista procurar os recursos para o reconstruir.

A ilha permite ainda a exploração, pois há segredos e tesouros para encontrar, de forma a amealhar dinheiro suficiente para investir em mais construções. A protagonista chama-se Ellie, uma arqueóloga que tenta encontrar os artefactos mais antigos escondidos na ilha, que está acompanhada por uma simpática foca.

Pode fazer o download gratuito do jogo em versões iOS e Android.


Fazer chamadas telefónicas num computador com Windows 10 já é possível numa app da Microsoft

A Microsoft atualizou a app de emparelhamento entre o computador e o smartphone, que lançou em 2018, e agora permite também ao utilizador enviar e receber mensagens, assim como também notificações.

Em 2018 a Microsoft criou uma aplicação que pretendia ser uma ponte digital entre o telemóvel e o computador com Windows 10, mas, inicialmente, permitia apenas gerir fotografias e outros ficheiros do smartphone. Agora, tal como prometido, os utilizadores de Android e iOS da app O Seu Telemóvel podem também contar com funcionalidades de mensagens, chamadas e notificações.

Ligue o smartphone ao Windows 10 com a nova app da Microsoft
Ligue o smartphone ao Windows 10 com a nova app da Microsoft
Ver artigo

Com a atualização da app, receber e enviar mensagens no computador passa a ser possível e, quanto à funcionalidade das chamadas, é necessário que o Bluetooth esteja ligado em ambos os dispositivos. De seguida, poderá teclar o número telefónico, transferindo-se automaticamente a chamada para o smartphone.

Para além das mensagens e chamadas, o utilizador passa a ter acesso a todas as notificações que surgem também no smartphone. A partir deste painel pode, por exemplo, responder a mensagens do WhatsApp.

Para poder usufruir das ofertas da aplicação tem de a descarregar tanto no smartphone como no computador, através da Microsoft Store, e autorizar que aceda ao seu telemóvel. A app é gratuita e está disponível para Android e iOS, sendo necessário que o computador tenha a versão 17134.0 Windows 10 ou superior.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.