
A fazer justiça à tecnologia apresentada no Web Summit, a equipa de Paddy Cosgrave, fundador e CEO do Web Summit, sabe bem como tirar partido das ferramentas mais inteligentes para promover e por a conferência a funcionar com os seus números gigantes de participantes e logística envolvida. Por isso é que uma empresa de software organiza uma conferência e por isso é que este evento tem tanto de tecnologia como de marketing.
Emails frequentes e personalizados, um site optimizado para a consulta de informação, bilhetes eletrónicos e a gestão minuciosa das listas são características do Web Summit, que tem também em atenção as necessidades de cada um dos participantes. E são mais de 50 mil.
Quando perguntámos à organização qual é a melhor forma de tirar partido de tudo o que se vai passar em Lisboa entre 7 e 10 (e que na verdade já começou a ter impacto com város eventos paralelos e associados) responderam "é importante manter o espírito aberto", mas isso não parece ser uma informação muito útil para quem quer organizar agendas, certo?
A verdade é que há certamente "truques" para quem quer aproveitar melhor o Web Summit e fazer do evento um instrumento de trabalho, desde a consulta minuciosa da agenda com a definição do "mapa" do que quer ver, até à verificação da listagem das startups e dos pitchs que vão decorrer nos 3 dias, passando pela marcação de reuniões e encontros laterais. Mas o maior "truque" está na forma como o Web Summit contratou especialistas em inteligência artificial, estatísticos e especialistas em lógica para criar as ferramentas certas.
Uma das mais relevantes pode estar no mesmo seu bolso, com a aplicação Web Summit que pode já descarregar gratuitamente da App Store para iPhone e iPad e da Google Play para dispositivos Android, e começar a costumizar com o número de bilhetes, os seus dados, as suas preferências e a disponibilidade para se "ligar" a outros potenciais interessados.
A app usa a Teoria dos Grafos, um ramo da matemática que estuda as relações entre um objeto e o seu conjunto, a que o Facebook e a Google também recorrem na recomedação de amigos e nos resultados das pesquisas. Desta forma recomenda aos participantes quem devem ver no Web Summit e ajuda a optimizar o tempo e fazer o networking certo.
Na base da aplicação estão as recomendações, que naturalmente são baseadas em dados fornecidos pelos utilizadores. Quanto mais informação colocar na app, e permissões der de ligação às suas redes sociais, melhor resultado vai obter, mas sabe também que vai ficar mais exposto.
A aplicação tem ainda funcionalidades de chat que permitem iniciar conversas com outros participantes e que podem ser interessantes para quem procura investidores. Normalmente há mais disponibilidade de "conversa" nestas ferramentas do que através dos canais normais, o que pode ser uma grande vantagem.
Com uma agenda ainda em "afinamento", a app também é útil para manter o calendário em dia, e para receber notificações sempre que um evento com interesse está prestes a começar. E em breve será também disponibilizado o "mapa" do espaço na Fil e no Meo Arena.
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