Os smarpthones são poderosas ferramentas de entretenimento e produtividade graças ao grande número de aplicações que existem. Mas a verdade é que diferentes aplicações têm diferentes impactos no smartphone, seja ao nível da performance global, ao nível do consumo da bateria ou no espaço que ocupam no armazenamento interno.

A AVG, uma empresa de segurança informática que tem uma vasta experiência em sistemas de monitorização, descobriu quais as aplicações que têm um impacto negativo na performance do smartphone.

A lista foi dividida em duas categorias: as aplicações que iniciam de forma automática e estão em execução em segundo plano...

... e as aplicações que são iniciadas de forma intencional pelos utilizadores.

 

As listas têm alguns dos serviços mais usados: Facebook, Snapchat, BlackBerry Messenger, Instagram, Facebook Messenger, Spotify, Netflix, Amazon Kindle.

A AVG explica, por exemplo, que quando o utilizador está a usar o Snapchat, está na realidade a usar também a aplicação da câmara fotográfica, está a usar a rede Wireless ou móvel e está a usar o serviço de localização por GPS. Tudo somado, faz com que o Snapchat tenha uma grande impacto na autonomia dos dispositivos.

O relatório da AVG não pretende que os utilizadores deixem de usar as aplicações listadas, apenas quer alertar para o impacto que alguns serviços podem ter e para o facto de uma aplicação não funcionar apenas e só como essa aplicação, usando outros recursos do telemóvel.