Temos que admitir que os jogo estão na primeira lista de prioridades de testes a novas apps da equipa do SAPO TEK. E é por isso que todas as semanas acabam por estar em destaque nas apps do dia e no resumo semanal.
Esta semana não é exceção e trazemos novos jogos, com opções para diferentes gostos, entre mini-jogos para testar capacidades atléticas a outra para pôr à prova as qualidades de DJ.
Aproveite e veja o que ainda pode aproveitar das "borlas" da semana, jogos pagos que estão temporariamente gratuitos, e as novidades que estão a ser preparadas para o Android 12.
uxtoast é uma “enciclopédia” de bolso para quem quer aprender mais sobre UX Design
A uxtoast quer ajudar os utilizadores a manterem os conceitos fundamentais que guiam o mundo do UX Design sempre “frescos” na sua mente e a perceberem como os podem implementar nas suas criações.
Quer seja um designer experiente ou alguém que começou há pouco tempo o seu processo de aprendizagem: é sempre útil ter em mente os princípios base que guiam o mundo do User Experience (UX) Design.
Por entre a azáfama do dia-a-dia, a memória por vezes falha, mas a uxtoast promete ser uma autêntica “enciclopédia” de bolso, ajudando os designers a manterem os conceitos fundamentais na sua mente e a perceberem como os podem implementar nas suas criações.
Clique nas imagens para conhecer mais detalhes sobre a uxtoast
Ao navegar pela aplicação é possível encontrar uma secção inicial dedicada a explicar os processos e leis de UX Design, tudo em “lições” curtas, que podem ser lidas em minutos. Aqui há também espaço para uma pequena seção acerca de métodos que os designers podem utilizar para ficarem a saber mais sobre o seu público-alvo.
A uxtoast conta com um glossário dos termos mais frequentemente utilizados, explicando-os de forma simples e concisa: algo particularmente útil para consultar quando há um determinado conceito preso “na ponta da língua” ou quando não há forma de aceder ao Google para fazer uma pesquisa rápida.
Além de dar a conhecer um conjunto de informações importantes sobre UX Design, a aplicação dispõe ainda de uma secção onde é possível aprender mais sobre User Interface (UI) Design, incluindo princípios base e até algumas dicas úteis.
A uxtoast é gratuita está disponível tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, a partir da App Store. Para quem quer levar a sua jornada de aprendizagem ainda mais além, há uma versão Pro da aplicação, para Android e iOS, que inclui tutoriais de vídeo, disponível por um preço de 1,19 euros.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão a chegar. E títulos de atletismo para smartphones também
Athletics Mania: Track & Field oferece provas de atletismo, saltos e outras modalidades olímpicas, mas introduz elementos estratégicos na construção de centros de treino e ainda mini-jogos para testar os atletas virtuais.
Depois do Europeu de 2020, as atenções viram-se agora para os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde os atletas procuram a glória e “ouro” nas diferentes modalidades. Nos smartphones começam a surgir propostas de títulos de atletismo que tentam aproveitar a boleia do mediatismo desportivo e Athletics Mania: Track & Field é um deles.
Neste título terá de participar em diversos eventos tais como sprints de 100 e 400 metros, 110 metros barreiras, salto à distância, salto em altura, triplo salto, arremesso de disco, martelo e dardo, salto à vara, entre outros. Destaque para a jogabilidade simples, oferecendo um sistema focado no timing dos toques no ecrã nos momentos certos. O jogo apresenta ainda outros mini-jogos, com a possibilidade de amealhar mais créditos.
Além das provas desportivas, o jogo oferece uma aventura com elementos de RPG, assim como de simulação e gestão de um complexo desportivo onde pode construir recintos de treino, por exemplo. Para tal terá de amealhar dinheiro, que serve também para adquirir melhor equipamento, aprender habilidades, de forma a criar uma equipa de campeões para desafiar outros jogadores em todo o mundo.
Pode fazer o download de Athletics Mania: Track & Field para smartphones iOS e Android.
Aproveite as noites de verão e aponte o smartphone ao céu para ver melhor estrelas e companhia
A Stellarium existe em versão website e agora também em app mobile, formato que a torna ainda mais deslumbrante: pode pegar no smartphone, apontar para o céu e ver por onde andam constelações, luas, planetas e satélites artificiais. E a ISS também.
Ter a Stellarium em app é uma espécie de andar com um planetário próprio sempre à mão, a partir do smartphone. Ao permitir o acesso à sua localização, a aplicação mostra-lhe um mapa tridimensional, tal como se estivesse a olhar para o céu naquele momento a olho nu, mas com algumas diferenças. Para melhor.
Ao “arrastar” o ecrã, pode ver o céu na direção cardinal específica (Norte-Sul-Este-Oeste) do horizonte ou mudar para o modo "olho de peixe" e, assim, ter uma vista completa de todos os objetos espaciais visíveis a 360 °.
A aplicação dá-lhe a possibilidade de fazer zoom e “aproximar-se” da sua constelação ou planeta preferido. Indo mais a fundo terá sempre mais alguma coisa para descobrir. Além disso pode aceder a informação sobre cada um dos itens do seu interesse, clicando nos mesmos à medida que vão surgindo.
A Stellarium permite também fazer simulações precisas do céu profundo para qualquer data, hora e local, percebendo como se apresenta em determinada altura.
Numa espécie de “camadas” tem a opção de adicionar ou retirar ao modo de visualização da informação grelhas e linha, constelações, atmosfera, etiquetas, modo noturno ou paisagem. Em algumas delas a versão gratuita permite mexer nas definições para personalizar determinados aspetos, como é o caso das constelações ou da paisagem, nesta última com a possibilidade de escolher entre algumas “vistas mundiais” pré-definidas.
A Stellarium Mobile Free - Mapa de Estrelas está disponível para Android, a partir da Play Store, com download gratuito e compras na aplicação. Para utilizadores com dispositivos iOS existe apenas na versão paga Stellarium Plus.
D4DJ Groovy Mix: Ponha as suas “skills” na mesa de mistura à prova num jogo de ritmo frenético
Em D4DJ Groovy Mix, um jogo de ritmo com uma forte inspiração no mundo do Anime, tem a possibilidade de acompanhar as peripécias de seis grupos diferentes de artistas enquanto ensaiam e tocam em concertos. O verdadeiro desafio é provar se é, ou não, um “mestre” da mesa de mistura.
Preparado para demonstrar os seus dotes enquanto DJ? D4DJ Groovy Mix é um jogo que o coloca aos comandos da mesa de mistura, tudo enquanto tenta acompanhar o ritmo frenético de mais de 130 faixas musicais diferentes.
O título conta com uma forte inspiração no mundo do Anime, sendo até narrado em japonês, se bem que existem legendas em inglês dar uma ajuda. Nele, o jogador acompanha a história de seis grupos diferentes de artistas musicais, Happy Around!, Peaky P-key, Photon Maiden, Merm4id, RONDO e Lyrical Lily!.
Clique nas imagens para mais detalhes
À medida que segue as aventuras dos protagonistas tem a possibilidade de acompanhar as suas peripécias do dia-a-dia enquanto ensaiam e tocam em concertos e é aí onde começa o verdadeiro desafio: provar se é, ou não, um “mestre” da mesa de mistura.
Perante cada desafio terá de seguir cuidadosamente as instruções apresentadas no ecrã. Ao todo, existem três níveis de dificuldade: um para principiantes, um intermédio e, por fim, um para DJ já bem treinados.
Por cada missão bem-sucedida ganha pontos de experiência, assim como diamantes, moedas e outros itens virtuais, que podem ser usados para melhorar as competências individuais dos membros que compõem os grupos. Há também uma secção de tutoriais concebida para o ajudar a explorar a fundo as funcionalidades do jogo.
D4DJ Groovy Mix está disponível tanto para Android como para iOS e pode ser descarregado gratuitamente a partir da Play Store e da App Store.
Pirates of the Galaxy: Revivalismo dos jogos de naves dos anos 1980
O estúdio inspirou-se nos jogos das máquinas árcade clássicas e oferece um shoot’em up repleto de ação, mas integrado num sistema de jogabilidade moderna.
Se for um jogador da velha guarda talvez se lembre de jogos de naves ou de aviões das máquinas árcade, tais como 1942, Terra Crestra ou Xevious. A perspetiva aérea, em que o jogador controla uma única nave contra todo um esquadrão inimigo deram origem ao que agora chamamos de “bullet hell”, em que as explosões e tiros se propagam pelo ecrã a uma velocidade estonteante e só mesmo os jogadores com sentidos aguçados conseguem sobreviver.
Pirates of the Galaxy foca-se neste género retro, colocando os jogadores na pele de um caçador de prémios num mundo repleto de alienígenas. Muito old school, entenda-se. Na prática terá de disparar contra tudo o que mexa, desde as mais simples vagas de inimigos, aos bosses mais poderosos.
O jogo destaca-se pelo seu grafismo detalhado e colorido. A nave do jogador é composta por componentes que podem ser melhorados, não só com diferentes armas, entre canhões e lasers, como esteticamente, ao nível das asas, por exemplo. Cada nave tem as suas próprias habilidades especiais que deve ter em conta. Além disso, são acompanhados por duas pequenas naves que ajudam a aumentar o poder de fogo.
O jogo tem o modo de campanha narrativa, sistema Endless, em que defronta inimigos até perder e até PvP. A cada três níveis vai ainda enfrentar um boss, que requere muito mais dano para ser destruído. A jogabilidade pretende ser simples, bastando arrastar o dedo pelo ecrã para controlar a nave.
Pode fazer o download gratuito de Pirates of the Galaxy nos smartphones Android.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários