
A época de Natal está prestes a ser oficializada com o norte-americano Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças, comemorado esta quinta-feira, num arranque assinalado comercialmente em todo o mundo com “mega promoções” e outros descontos “de perder a cabeça”.
É normalmente assim que as oportunidades de compra são anunciadas por esta altura, mas se há umas que valem a pena, outras nem tanto. A Associação Portuguesa para a Defesa dos Direitos do Consumidor (DECO) analisou quase 2.000 produtos de lojas online e concluiu que, antes e durante do período de descontos, algumas sobem em 10% os preços, levando o consumidor "a adquirir um produto na Black Friday por acreditar que está a poupar, quando, na verdade, não está".
Além dos conselhos recentemente divulgados e dos habituais comparadores, a DECO disponibilizou uma nova ferramenta online, a partir da qual os consumidores podem conhecer a variação dos preços nos últimos 30 dias para o produto que estão interessados em comprar.
Esta caixa de pesquisa funciona com o link completo apresentado na página onde encontrou o produto. Também pode colocar o nome da loja e do produto e procurá-lo dessa forma. “Depois, clique no botão para verificar se o preço é imperdível ou se é Black Fraude”, sugere a associação de defesa do consumidor. “Se aparecer um semáforo vermelho, é porque o preço aumentou dias antes ou é superior ao preço médio praticado nessa loja nos últimos 30 dias”.
Nota de redação: Corrigido o link para o motor de pesquisa.
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