Com mais uma semana a começar, o SAPO TEK preparou uma nova seleção de aplicações das lojas digitais da Google e Apple para experimentar no seu smartphone ou tablet.

Nesta semana poderá encontrar uma app que promete transformar o seu smartphone num scanner portátil "de qualidade", assim como uma nova rede social baseada na partilha de áudio onde poderá partilhar com o mundo aquilo que lhe vai na alma.

Para os fãs de jogos propomos também um título onde poderá pôr as suas habilidades de pescador virtual à prova e ainda uma app para quem já tem o FIFA 22 e que permite gerir as equipas fora do PC ou consola.

E se não perde uma boa “borla” aproveite para dar uma vista de olhos à nossa mais recente compilação de aplicações que estão gratuitas por um tempo limitado. Em destaque estão apps para tirar notas em segurança, equalizadores e outras sugestões que estão disponíveis gratuitamente por um tempo limitado. Mas também há espaço para jogos de Sudoku e de simulação.

Conheça as sugestões ao detalhe

Já tem o FIFA 22? Agora precisa da app complementar para poder gerir a equipa mesmo fora do PC ou consola

A aplicação é uma extensão de FIFA 22 para quando não está no PC e consolas, para manter um olho no mercado das transferências e gerir a equipa no Ultimate Team.

FIFA 22 foi lançado na última sexta-feira para o PC e consolas, mas a experiência do jogo de futebol pode ficar mais completa com a aplicação dedicada para smartphones. O FIFA 22 Companion permite fazer diversas coisas, sobretudo quando não está ligado ao jogo, ideal para pensar numa equipa durante as viagens de comboio, e manter sempre um olho no mercado das transferências. Há sempre um bom negócio quando menos espera.

A aplicação permite ainda personalizar o estádio, desde as músicas de entrada, as celebrações de golos dos jogadores, efeitos pirotécnicos, e outros elementos. Além disso, pode competir e colaborar em novos eventos FUT, de forma a desbloquear recompensas para o clube e comunidade, já que muitos desafios são coletivos.

Veja na galeria imagens da app

Também pode tratar do resgate das recompensas dos modos Champions, Divicion Rivals, Squad Battles e outros eventos FUT, mesmo sem estar ligado ao jogo principal. Poderá optar pelos desafios de construção de plantel, trocando jogadores excendentários do clube para aceder a novos atletas, packs e itens para o clube.

Pode fazer o download grátis da app FIFA 22 Companion para Android e iOS.


Esta app promete transformar o seu smartphone num scanner portátil "de qualidade"

De utilização gratuita, o Notebloc Scanner é, tal como o nome indica, uma app de digitalização. Documentos, anotações, fotos ou recibos ou mesmo desenhos, podem passar todos no “crivo” e serem convertidos em PDF ou JPG.

Os criadores do Notebloc Scanner fazem questão de sublinhar que todos os recursos da aplicação são de utilização gratuita – mas ressalve-se que há publicidade para equilibrar o lado comercial...

Sem qualquer restrição ou marcas d'água, o Notebloc Scanner permite digitalizações ilimitadas e, nomeadamente, tem uma opção de digitalização de múltiplas páginas de uma vez, assim como deteção automática de margens da folha de papel.

Possibilita também digitalizar e sincronizar entre dispositivos Android utilizando o Google Drive, assim como criar arquivos de backup e restaurar documentos e ainda organizar os documentos em pastas e subpastas.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Tem igualmente múltiplos filtros à disposição para aplicar e “apurar” as imagens digitalizadas, sendo que há correção da perspetiva e das condições de iluminação no momento da digitalização. Pora último, permite extrair texto de imagens utilizando OCR para português e mais 17 idiomas.

O Notebloc Scanner App está disponível tanto para dispositivos Android como iOS a partir, respetivamente, da Play Store e da App Store.


Soundwave: Clique no botão do microfone e partilhe com o mundo aquilo que lhe vai na alma

A Soundwave acredita que todos devem ter um espaço online onde podem expressar livremente a sua voz e, ao contrário de um podcast ou de uma sessão virtual na Clubhouse, na aplicação tudo funciona à base de pequenos clipes de áudio, com 60 segundos ou menos.

Com a ascensão da Clubhouse, as redes sociais baseadas na partilha de áudio tornaram-se na nova moda. Embora se baseie em áudio, a Soundwave não se afirma como uma aplicação de podcasts nem como um “clone” da Clubhouse, mas sim como uma plataforma para um novo tipo de influencer.

“Clique no botão do microfone e diga o que lhe vai na alma”: é este o mote da Soundwave. Os criadores da aplicação acreditam que todos, não só celebridades ou grandes influencers, devem ter um espaço online onde podem expressar livremente a sua voz.

Soundwave

Ao contrário de um podcast ou de uma sessão virtual na Clubhouse, onde as conversas são mais longas e contam com um maior nível de planeamento, na Soundwave tudo funciona à base de pequenos clipes de áudio, com 60 segundos ou menos.

O formato mais curto permite uma maior espontaneidade e, de acordo com os criadores da app, torna as interações mais autênticas. Entre as vantagens apontadas está também a possibilidade de passar muito menos tempo a fazer edição de áudio, ou até de não ter de comprar equipamento de gravação para começar a aventurar-se pelo mundo do microcasting.

A Soundwave é gratuita e está disponível para iOS, podendo ser descarregada a partir da App Store.


Hoje é dia de pesca em Ace Fishing: Wild Catch mas a cana está nos smartphones

O jogo incentiva a visitar as mais belas paisagens do mundo à procura dos melhores “spots” de pesca.

Tal como outras propostas de jogos de pesca, Ace Fishing: Wild Catch pretende oferecer diversão simples e acessível, sem aborrecer o jogador com mecânicas complicadas no controlo da cana. As ações são feitas em poucos segundos, bastando fazer o tutorial para se tornar num grande pescador virtual.

O jogo apresenta um grafismo colorido e detalhado, com elementos tridimensionais. E a física no controlo da linha de pesca foi refinada para que possa sentir na ponta dos dedos o peixe a morder no anzol. Vai poder pescar livremente, mas também aceder a torneios e atividades em torno desta atividade. E também vai poder pescar contra outros jogadores espalhados pelo mundo, à procura do título do melhor pescador.

Veja na galeria imagens do jogo

Os jogadores podem personalizar as suas canas de pesca, utilizar diferentes linhas, com resistência e tamanhos necessários para cada tipo de peixe. Certos animais terão de ser cansados, para que os possa retirar da água. E as suas animações prometem ser bastante reais.

Ao longo da aventura vai visitar locais como a Baía Hanuma, o Rio Amazonas, a China, entre outros locais que albergam centenas de peixes exóticos e nativos dessas áreas. Terá um mapa onde são registados os melhores spots de pesca.

Pode fazer o download de Ace Fishing: Wild Catch gratuito em equipamentos Android e iOS.


Fãs de jogos de plataformas têm em Sword of Xolan uma boa alternativa

Se o estilo retro lhe agrada e os jogos de plataformas o apaixonam, o Sword of Xolan vai com certeza ser uma excelente companhia para os tempos livres. É gratuito para Android, mas com anúncios (poucos), pago na versão iOS.

Há diferentes tipos de jogos, para diferentes gostos, e não é estranho os de plataformas terem lugar reservado na lista de preferências de muitos de nós. Normalmente querem-se desafiantes, mas não excessivamente difíceis, duas caraterísticas que o Sword of Xolan assegura.

No enredo somos Xolan, um guerreiro pixelizado que, com a sua espada e algumas ajudas que vai encontrando pelo caminho, tem de percorrer cenários labirínticos em busca de habitantes do reino aprisionados. A tarefa é dificultada por inimigos nascidos no “lado negro” que é necessário derrotar.

Tenha atenção a caixas, baús e, às vezes, até a paredes amovíveis, entre outros itens, que podem esconder as tais ajudas preciosas para derrotar os vilões, entre aranhas gigantes, ogres, zombies ou bestas voadoras, e minimizar as consequências de ser atingido por algum deles.

Recolher moedas também vai ajudar no “mealheiro” para aceder a um sistema de cartas e dá acesso à compra de habilidades e equipamentos.

O jogo conta com dois modos: o modo aventura em que a história decorre entre “capítulos” e subdividido em missões, e o modo desafio, em que o protagonista deve destruir o maior número de alvos dentro de um determinado período de tempo.

O Sword of Xolan é gratuito para Android, mas com anúncios (poucos) e pago na versão para dispositivos iOS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.