Com mais uma semana a começar, a equipa do SAPO TEK traz-lhe um novo conjunto de aplicações das lojas digitais da Google e Apple para experimentar no seu smartphone ou tablet.

Esta semana poderá encontrar vários jogos, entre combates intensos com elementos de RPG, puzzles que vão desafiar o seu cérebro e a recém-lançada versão mobile do popular Rocket League.

Mas não é tudo: há também espaço para uma rede social focada no bem-estar, uma app onde poderá descobrir com que celebridade se parece e ainda uma outra com mais de mais de 300 toques de música clássica, seja para chamadas, notificações ou alarmes.

Aproveite também para dar uma vista de olhos à nossa mais recente seleção de “borlas” temporárias de aplicações onde há de tudo um pouco: de rádios em streaming dedicadas aos êxitos dos ano 90 a organizadores de orçamento e jogos com masmorras para explorar.

Conheça as propostas da semana ao detalhe

Shadow Fight 3 é um jogo de combate intenso com elementos de RPG

Se gosta de jogos de combate como Mortal Kombat ou Street Fighter, Shadow Fight 3 promete partidas online intensas em arenas detalhadas e repletas de cor.

Inspirado em cenários típicos de fantasia, inspirados em ambientes asiáticos com samurais e criaturas místicas, Shadow Fight 3 é um detalhado jogo de combate com uma perspetiva lateral, que lembra jogos das séries Mortal Kombat e Street Fighter. Há ninjas, cavaleiros e samurais, assim como muitos outros guerreiros prontos a desembainhar a espada para atacar, resultando em intensos combates.

O jogador assume um guerreiro de um dos três clãs presentes na aventura, cada um com a sua visão do mundo, e portanto, com o seu próprio estilo de combate. Além da história, poderá participar em combates online, com elementos RPG. Terá de criar a sua habilidade e definir as suas habilidades especiais. Vai encontrar bosses poderosos para enfrentar enquanto explora os diferentes locais do mapa, onde se incluem viagens a outros mundos ou pelo tempo, para descobrir toda a sua história.

Veja na galeria imagens do jogo

Vai ter a oportunidade de colecionar armas e armaduras, algumas com grande raridade, de forma a exibi-las durante os duelos online, mostrando ao adversário todo o estilo da personagem. Pode mudar os visuais, as respetivas cores, entre outras opções cosméticas. E de um modo geral, os cenários e personagens oferecem animações muito detalhadas durante os combates.

Pode fazer o donwload gratuito de Shadow Fight 3 em equipamentos Android e iOS.


Estar bem e ser feliz vem em primeiro lugar na nova rede social positiva Alms

A Alms quer criar uma comunidade de pessoas que partilhem as suas ideias, decisões e ações sempre pela positiva, livres de “padrões sombrios e toxicidade”, dizem os seus criadores, e de forma gratuita e sem anúncios, acrescentamos nós.

Uma app social de bem-estar, focada em ações da vida real, com sentido de comunidade e livre de padrões sombrios e toxicidade. É desta forma que a Alms é apresentada pelos seus criadores.

Resumindo, nesta aplicação querem-se histórias do dia a dia que façam os seus protagonistas sentir-se bem, assim como quem os “lê”, em redor de três temas principais: crescimento pessoal, sustentabilidade e impacto.

A máxima passa por uma espécie de movimento “gentileza gera gentileza”, neste caso num “contágio” aplicado à partilha de pensamentos e de ações positivas ou até de situações engraçadas.

Clique nas imagens para mais detalhes

Ao abrir a aplicação pela primeira vez, o utilizador deve selecionar os seus interesses a partir das três áreas principais. A área de Crescimento Pessoal pode incluir temas como saúde mental, bem-estar, espiritualidade ou relacionamentos. Sob Sustentabilidade há foco nos interesses relacionados com o meio ambiente e a natureza e em “Impacto” estão temas como o ativismo, voluntariado, comunidade local e outros.

Pode depois seguir os criadores que postam desafios ou escolher entrar em desafios individuais, cada um com seu próprio conjunto de etapas que devem ser seguidas para a sua conclusão.

À medida que vai completando cada etapa, é convidado a publicar uma história sobre essa etapa no feed do desafio, de modo a inspirar outras pessoas, que podem adicionar comentários encorajadores.

A app Alms é gratuita e sem anúncios e, de momento está apenas disponível para iOS, embora a versão Android já esteja em desenvolvimento.


Rocket League Sideswipe já está disponível para Android e iOS

Rocket League Sideswipe, que foi construído de raiz, mantém o espírito do jogo original lançado em 2015, adaptando-o para dispositivos móveis e já está disponível tanto para Android como iOS.

Anunciada em março deste ano, a versão mobile do popular Rocket League já chegou oficialmente às lojas digitais da Google e Apple. Para já, de acordo com a Psyonix, Rocket League Sideswipe está numa fase de “pré-temporada”, com mais detalhes acerca do arranque oficial da primeira temporada a serem anunciados em breve.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre Rocket League Sideswipe

O título, que foi construído de raiz, mantém o espírito do original lançado em 2015, adaptando-o para dispositivos móveis e contando com algumas mudanças. Por exemplo, face ao original, Rocket League Sideswipe muda a perspetiva para um plano 2D com uma vista lateral do campo.

As partidas, que duram cerca de dois minutos cada, podem ser jogadas a solo ou com amigos, em equipas com um número máximo de dois jogadores. O sistema de rankings de Rocket League mantém-se, assim como as opções de personalização dos carros.

Rocket League Sideswipe pode ser descarregado gratuitamente e está disponível tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, a partir da App Store.


Sabe com que personalidade famosa se parece? Há uma app para isso

Reconhecimento de rostos, inteligência artificial e a capacidade de "fusão" de fotografias tem sido usada para animar as redes sociais. A app Star by Face pode dizer-lhe com que celebridade é mais parecido.

Já lhe disseram que é parecido com uma pessoa famosa mas sem conseguirem identificar qual é? Agora pode tirar as teimas com a app Star by Face, que faz a avaliação e dá os resultados em poucos minutos.

Uma fotografia frontal é o que precisa para começar. Convém ter os elementos chave bem visíveis, como olhos, sobrancelhas e as maçãs de rosto, com boa resolução e qualidade.

Depois há que fazer o upload e esperar que o sistema  detete o rosto e crie um padrão, identificando os principais elementos, como os olhos, nariz, boca e sobrancelhas, assim como a sua posição.

O resultado é obtido em minutos, comparando a foto da pessoa com rostos de celebridades e sugerindo os que são mais próximos. Há correspondências femininas e masculinas e o sistema indica a percentagem de correspondência e o "par" mais parecido, mas não se admire se a base de dados for limitada e não incluir celebridades portuguesas.

Se gostar do resultado pode depois partilhar nas redes sociais, vendo se os amigos concordam com as semelhanças identificadas.

E a privacidade? É uma pergunta legitima e normal nesta situação. Os responsáveis da app dizem que não guardam as fotografias e que estas só são usadas para a identificação.

A app está disponível a partir do browser mas também para Android e iOS, e é gratuita.


Exercite o cérebro com os puzzles de Doors: Paradox

O jogo oferece uma história com um grafismo detalhado, envolvendo puzzles desafiantes, mas de jogabilidade intuitiva.

A história de Doors: Paradox é sobre um portal misterioso que foi aberto, libertando o caos no mundo. Cabe ao jogador restaurar a ordem, mas as coisas não são muito simples. Terá para isso de resolver uma série de puzzles, num ambiente detalhado e tridimensional.

O jogo coloca os jogadores em micro-ilhas repletas de objetos, os quais podem apanhar e utilizar da forma mais lógica possível. Um lençol pode ser cortado com uma faca, escondendo uma rocha que pode rebolar para destruir uma proteção de madeira e revelar outro objeto. Sempre que faz uma ação está a avançar no nível, seja a encontrar uma alavanca ou uma chave, resolvendo puzzles que envolve arrastar objetos no ecrã.

Veja na galeria imagens do jogo

São desafios intensos, inteligentes, capazes de nos entreter durante um bom tempo. Até porque apresenta gráficos detalhados e coloridos, incentivando o jogador a explorar todos os detalhes para abrir a porta, descobrir o gato e avançar para a próxima ilha.

Pode fazer o download gratuito dos primeiros níveis, mas terá um custo para aceder à aventura completa. Pode fazer o download das versões iOS e Android.


Música clássica “no comando” nesta app gratuita de toques para smartphone

Se gosta de música clássica vai, com certeza, apreciar as opções que esta aplicação gratuita oferece. De Beethoven a Vivaldi, há mais de 300 toques por onde escolher.

É mais um caso em que o nome não engana: Música Clássica - Toques para Celular trata realmente de disponibilizar temas de música clássica que pode adotar como toque para o seu smartphone, seja de chamadas, notificações ou alarmes.

De Beethoven a Vivaldi, passando por Wolfgang Amadeus Mozart e Johann Sebastian Bach, há um total de 12 dos principais nomes da música clássica e mais de 30 dos seus temas por onde escolher. Para Elisa, Marcha Turca ou Ave Maria são alguns dos exemplos.

De referir que todos os sons utilizados na aplicação estão sob licença Creative Commons e/ou são de Domínio Público.

Clique nas imagens para mais detalhes 

A app Música Clássica - Toques para Celular é gratuita com anúncios e está disponível para dispositivos Android, a partir da Play Store.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.