O EMUI 11, o sistema operativo para smartphones da Huawei, lançado em setembro do ano passado, continua a receber atualizações com novas funcionalidades. Enquanto a fabricante chinesa não lança o HarmonyOS no ocidente, algo que pode estar para breve, os modelos atuais suportados pelo EMUI 11 têm novidades de software e melhorias na privacidade e segurança. Esta versão promete ser mais leve e intuitiva, adicionando a possibilidade de ligar vários equipamentos da Huawei.

A primeira melhoria diz respeito à galeria de imagens. Foram melhorados os separadores de Álbuns, Destaques e Descobrir, com vista a tornar a experiência do utilizador mais imersiva. Os utilizadores podem mudar o aspeto dos Álbuns para um formato de revista, além de serem organizados de acordo com a frequência de utilização.

Há mais fontes artísticas para salientar os Destaques, permitindo mudar a imagem da capa a partir das fotografias da galeria. A funcionalidade Descobrir transformou-se numa ferramenta de criação de vídeos, seja de raiz ou a partir de colagens. Pode desta forma contar histórias com os seus vídeos.

No que diz respeito à interface, o EMUI 11 introduz uma atualização no sistema multi-ecrã, em que os utilizadores podem alternar entre as suas diversas tarefas através da nova funcionalidade App Bubble, colocada em ambos os lados do ecrã do smartphone. Os utilizadores podem ainda utilizar a ferramenta Janela Flutuante permite configurar o tamanho dos elementos da interface ao gosto de cada um.

O Bloco de Notas foi atualizado com novas funcionalidades, incluindo o recurso de extração de texto, ajudando a digitalizar imagens com palavras. Torna-se assim mais útil para utilizadores que necessitem digitalizar ficheiros.

Por fim, o modo Colaboração Multi-ecrã reforça a quebra de barreiras físicas entre os computadores e smartphones, que passa a ser controlados no mesmo ecrã. Agora podem ser exibidas e controladas até três janelas de aplicações móveis na interface do portátil ao mesmo tempo. Dessa forma, os utilizadores podem interagir com várias aplicações em simultâneo, desde conversar ao mesmo tempo que assiste a uma reunião, entre outras tarefas.

De recordar que a chegada do HarmonyOS ao ocidente pode acontecer ainda este semestre, a acompanhar o lançamento do P50. Mas mesmo antes da sua estreia, a Huawei tem já traçados alguns objetivos ambiciosos para o seu novo sistema operativo, cuja versão 2.0 já está disponível para developers desde dezembro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.