A marinha dos Estados Unidos da América proibiu a instalação do TikTok em smartphones cedidos pelo governo. A app foi considerada uma ameaça à segurança nacional, embora não tenham sido especificadas as razões que levaram à implementação da medida. A mensagem partilhada entre os membros da marinha refere que estes devem tomar medidas para "salvaguardar as suas informações pessoais".

Recorde-se que a aplicação tem preocupado alguns políticos norte-americanos, uma vez que é detida por uma empresa chinesa. Receia-se, por isso, que a app sirva para canalizar dados para agências governamentais chinesas.

TikTok acusado de “roubar” informação dos utilizadores e levado a tribunal nos EUA
TikTok acusado de “roubar” informação dos utilizadores e levado a tribunal nos EUA
Ver artigo

Não existem quaisquer provas de que a aplicação esteja a ser utilizada pelo governo chinês para recolher dados dos seus utilizadores, mas a popularidade da plataforma confere-lhe um risco potencial do qual a marinha norte-americana prefere salvaguardar-se.

Recentemente, o exército norte-americano também indicou aos cadetes que parem de utilizar o TikTok.

A ByteDance, criadora da app, ainda não comentou a proibição. A empresa já tinha afirmado anteriormente que as operações do TikTok EUA eram independentes das operações do TikTok China e recusou a ideia de estar a ser utilizada pelo governo para lhe fazer chegar dados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.