
A rede social já tinha experimentado o envio de mensagens de voz e o uso de chamadas através da Internet em mercados e utilizadores selecionados. Primeiro foi no Canadá, depois nos EUA, seguiu-se o Reino Unido. Agora é para todo o mundo.
Apesar de ter comprado o WhatsApp num negócio de 19 mil milhões de dólares e de já ter sido confirmado que ainda este ano a aplicação de messaging vai permitir fazer chamadas, esta funcionalidade ficou primeiro disponível no Messenger.
Isto pode funcionar como um teste de mercado para o que vai ser implementado no WhatsApp, sobretudo tendo em conta o grande número de utilizadores da aplicação de comunicação do Facebook.
A funcionalidade já está disponível para os utilizadores do iOS e Android, enquanto ao Windows Phone, de acordo com o Mashable, a nova ferramenta ainda não está disponível. A versão para Android recebeu ainda outras funcionalidades, como criação de grupos de contactos e possibilidade de adicionar atalhos dos contactos favoritos ao ecrã principal do smartphone.
O atualização do Messenger do Facebook acontece pouco tempo depois de os eurodeputados terem aprovado um novo pacote de medidas reguladores nas telecomunicações. Desse pacote saiu um reforço à neutralidade da Internet, que entre outras coisas deve obrigar os operadores a permitirem chamadas VoIP através dos planos de dados. A legislação precisa ainda da ratificação dos 28 países Estados-membro.
Em Portugal a Zon Optimus e o MEO já têm tarifários que não contam os consumos feitos em determinadas aplicações de comunicação no saldo total do plano de dados. O Facebook Messenger e o WhatsApp são duas das apps suportadas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários