Desde terça-feira que os cidadãos podem instalar, de forma voluntária, a aplicação oficial de rastreamento de contactos na Alemanha que pretende combater a pandemia de COVID-19. Com o nome Corona-Warn-App e lançada esta terça-feira, a aplicação registou nas primeiras 24 horas 6,5 milhões de downloads.

A garantia foi dada pelo Ministro da Saúde alemão Jens Spahn, através da conta de Twitter. Na opinião do político, estes valores devem "motivar ainda mais os cidadãos a participar", tendo em conta que "limitar a COVID-19 é um jogo de equipa".

Citado pela Reuters, o secretário de estado Dorothee Bär reforçava, no início da semana, a ideia de que a utilização da app é totalmente voluntária. Sendo uma aplicação de rastreamento, a app recorre à tecnologia Bluetooth para identificar possíveis contactos com pessoas infetadas com COVID-19.

Em Portugal, a aplicação STAWAY COVID deverá ser a app que vai receber o "selo" das autoridades governamentais para o rastreamento de contactos, estando a testar a integração das APIs da Google e da Apple. Pretende-se, desta forma, que se registe de forma segura, e com garantia de privacidade, as situações de proximidade com outros utilizadores para que, numa situação de contacto de risco com alguém que está infetado, possa ser alertado e ser encaminhado para a realização de testes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.