A ideia do Governo de tornar a instalação da app STAYAWAY COVID de instalação obrigatória "incendiou" a atualidade e as redes sociais, com um coro de críticas pela proposta que saiu do Conselho de Ministros, mas que teve um efeito positivo nos números de instalações da aplicação de rastreamento de contactos de risco da COVID-19. O SAPO TEK também fez um resumo das principais opiniões sobre esta proposta,  com avisos de inconstitucionalidade, anti-ética e dos riscos para a privacidade.

Mas hoje trazemos-lhe outras propostas menos polémicas, e não obrigatórias. São jogos, ferramentas para dar um novo toque às fotografias ou para organizar as suas notas. Veja abaixo as apps que testámos esta semana e verifique quais são as que fazem mais falta para animar o seu smartphone ou tablet!

1967: a aplicação para os fãs das câmaras analógicas e do retro

À sua escolha tem mais de 220 filtros que facilmente tornam uma fotografia moderna numa imagem do século passado. A app está disponível para Android e iOS e é grátis.

As câmaras analógicas já não são as mais utilizadas, mas a verdade é que continuam a existir fãs deste equipamento. Com a app 1967, voltar atrás no tempo torna-se mais fácil, e à sua espera estão mais de 220 filtros capazes de trazer os anos 60 de volta.

Sem ser necessário levar consigo uma câmara analógica, que podia não ser propriamente a mais prática, basta ter na mão um smartphone. A partir daí tem duas opções: tirar uma fotografia a partir da app ou escolher uma imagem do telemóvel e editá-la.

Para além dos mais de 220 filtros inspirados em 64 filmes, a aplicação disponibiliza mais de 30 variações em cada filtro. Edições de luz, grão ou poeira podem fazer com que a fotografia moderna facilmente pareça que foi tirada no século XX.

No final pode guardar o resultado final no smartphone e partilhar, ou não, nas redes sociais.

A app é gratuita e está disponível para Android e iOS. No entanto, existem alguns filtros pagos.


Há uma app gratuita que o pode ajudar a organizar todos os conteúdos que guardou para ver mais tarde

Através da Raindrop.io pode organizar aquilo que quer ver mais tarde, tudo a partir do seu smartphone. A aplicação permite guardar vários tipos de conteúdo, desde artigos em websites a vídeos, dando-lhe a possibilidade de gerir facilmente as coleções criadas e de partilhá-las com familiares, amigos ou colegas.

Por entre a correria do dia-a-dia nem sempre conseguimos dedicar tempo aos conteúdos interessantes que encontramos na Internet. É sempre possível guardar as nossas páginas web preferidas na secção de Favoritos do browser, mas nem sempre é prático, em especial se já tem uma vasta coleção de websites.

A Raindrop.io pode ajudá-lo a manter organizado aquilo que quer ver mais tarde, tudo a partir do seu smartphone. A aplicação permite guardar vários tipos de conteúdo, desde artigos em websites a vídeos, dando-lhe a possibilidade de gerir facilmente as coleções criadas, organizando-as por filtros ou tags.

Além de poder sincronizar tudo o que guardou entre os seus dispositivos, pode partilhar o conteúdo com outras pessoas e até criar coleções conjuntas com familiares, amigos ou colegas.

Recentemente, a aplicação foi atualizada para a versão 5.0, e conta com novas funcionalidades. Por exemplo, agora pode guardar uma cópia dos websites em PDF, o que acaba por se tornar vantajoso caso a página web deixe de existir ou se quiser ler um dos artigos que salvou em modo offline.

A Raindrop.io está disponível tanto para Android, na Play Store, como para iOS, na App Store. Existem também extensões para browsers como Google Chrome, Safari, Firefox e Edge. Embora seja gratuita, a Raindrop.io dispõe de um modo Pro com funcionalidades ainda mais avançadas e com um custo de 3,68 euros por mês.


Sente que bebeu “um copito a mais”? Há uma app que estima a taxa de álcool no sangue

Chama-se Alcooladora e foi desenvolvida pela Associação de Empresas de Bebidas Espirituosas e um aluno da IADE, como ferramenta de informação, prevenção e educação.

Como se costuma dizer “se beber, não conduza”, ou pelo menos, temos de ser responsáveis quando vamos a uma festa ou um jantar onde se calhar bebemos um “copito a mais” e ficamos na dúvida se podemos pegar ou não no carro. É por isso que a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) lançou a aplicação com o sugestivo nome Alcooladora, que como indica trata-se de uma ferramenta de informação ao consumidor. O objetivo é oferecer informação num contexto pedagógico e educativo.

O projeto da ANEBE, em parceria com o IADE, é sobretudo uma ferramenta de informação ao consumidor, dirigida a adultos. A app começou a ser desenvolvida no âmbito de um trabalho de final de curso do ex-aluno Bruno Costa, que depois foi potenciada pela Associação para a disponibilizar a um público geral, dentro do seu programa “Beba com cabeça”.

A aplicação ajuda a estimar a taxa de alcoolemia no sangue depois de ingeridas bebidas alcoólicas. Mas não pense que vai soprar para o telemóvel, como se fizesse um teste do balão, comum nas paragens das brigadas de trânsito. A app fornece estimativas aproximadas para uma média de homens ou mulheres com um determinado peso.

“É nossa responsabilidade aumentar o leque de escolhas para os consumidores terem o máximo conhecimento sobre os produtos que estão a consumir e que efeitos no seu organismo e, obviamente com isso, mitigar o consumo excessivo e abusivo do álcool”, salienta João Vargas, Secretário-Geral da ANEBE.

Pode fazer o download gratuito da app disponível para Android.


Moleskine Journey: Esta app quer ajudá-lo a gerir a sua vida profissional e pessoal

Na Moleskine Journey tanto pode anotar as tarefas do trabalho como pensamentos num diário, tudo no iPhone.

Se se considera uma mente criativa e uma pessoa com espírito aventureiro há uma aplicação pensada para si. Chama-se Moleskine Journey e combina recursos de apps de produtividade, como calendários, lembretes e notas, com ferramentas para o desenvolvimento pessoal.

A ideia é ajudá-lo a organizar-se e a melhorar as atividades mais importantes do trabalho. Mas, para além disso, a aplicação foi também pensada para o desenvolvimento pessoal de cada um.

De que forma é que a Moleskine Journey quer fazer com que isso aconteça? Para o ajudar a gerir a sua vida profissional e pessoal, a app tem quatro áreas que pode explorar: "O meu dia", "Planeador", "Projetos" e "Tarefas".

Na secção "O meu dia", por exemplo, é possível definir a meta mais importante para o dia, anotar pensamentos num diário ou registar hábitos e confirmar que os cumpre.  Já nos projetos, mais pensado para a vida profissional, pode-se, nomeadamente, escrever notas, definir tarefas e registar lembretes.

A app é gratuita e está disponível na App Store. De qualquer forma, existe uma versão premium, onde todos os recursos estão disponíveis.


Deck 'Em! ou o mesmo que experimentar boxe ao estilo paciência

É exatamente isso: neste jogo vai entrar num ringue de boxe, mas com as táticas da popular Paciência à mistura. Não se esqueça de escolher bem cada “cartada”.

No ringue de boxe de Deck 'Em! há todo um conjunto de 12 rounds para jogar e para tentar vencer o indiscutível campeão mundial da modalidade, em modo Paciência, claro.

Em cada rodada são distribuídas quatro cartas com diferentes “trunfos” misturados destinados a ajudar a aguentar jabs, uppercuts, hooks e outros golpes vindos do adversário, assim como a “atacar”.

Entre as cartas para jogar terá socos para dar, “guardas” para se defender e kits de primeiros socorros para se restabelecer. Cada vez que todas as quatro cartas são gastas o jogo avança para o próximo round.

Se na altura não necessitar de alguma das cartas que saíram naquela rodada, tem um “canto” onde pode guardá-las para uma próxima oportunidade.

Deck 'Em! está disponível para dispositivos iOS e é gratuito de jogar, com compras dentro da aplicação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.