A Google quer garantir que todos os resultados considerados importantes numa pesquisa sejam mostrados ao utilizador e isso pode incluir vídeos. Quando isso acontece, e para que recebam a devida atenção, a gigante tecnológica vai passar a mostrar um pequeno excerto desse vídeo, automaticamente, nas páginas de resposta do motor de busca.

 

Trata-se de uma preview de seis segundos, reproduzida sem som, que servirá para que os utilizadores possam confirmar se é aquilo que procuram. Esse excerto será da parte do vídeo que o algoritmo que classifica os resultados do Google considere mais relevante para a procura.

De acordo com os responsáveis do motor de busca em declarações ao TechCrunch, que avança a notícia, quaisquer vídeos disponíveis na internet são elegíveis – e não apenas os do YouTube.

Mas uma vez que os vídeos consomem mais dados, a Google achou por bem tranquilizar os utilizadores mais limitados nos seus planos, e só vai mostrar os excertos dos vídeos quando o dispositivo estiver ligado via Wi-Fi, a não ser que o próprio utilizador decida de outra forma, algo que poderá ser feito a partir das configurações do browser ou das aplicações mobile.

A chegada da nova caraterística às aplicações Android e iOS do motor de busca e ao Chrome mobile não tem uma data específica prevista, sendo que o procedimento deverá ser o da habitual disponibilização faseada, sem grande alarido.