A Google recomenda aos utilizadores de novos smartphones da Huawei que não instalem as suas aplicações e serviços de forma não oficial. Em questão está o “alto risco” de instalarem uma aplicação “que foi alterada de forma a comprometer a sua segurança”, esclarece a gigante tecnológica.

Recorde-se que, na sequência do embargo económico colocado pelos Estados Unidos à Huawei em maio de 2019, com a inclusão da fabricante na "lista negra" de entidades com quem o país não faz negócios, a empresa está impedida de certificar quaisquer novos dispositivos para obter suporte para os Google Mobile Services. A Huawei teve de recorrer ao “plano B” de reforço dos Huawei Mobile Services nos mais recentes lançamentos, como acontece com o Mate 30 Pro.

“Tática” para instalar apps da Google no Huawei Mate 30 Pro pode ter deixado de funcionar
“Tática” para instalar apps da Google no Huawei Mate 30 Pro pode ter deixado de funcionar
Ver artigo

Perante o vasto número de questões que tem vindo a receber em relação ao suporte dos seus serviços nos novos smartphones Huawei, a Google decidiu deixar tudo em “pratos limpos”. A empresa indica que “devido às restrições impostas pelo governo norte-americano”, as suas aplicações e serviços não estão disponíveis para estes dispositivos, nem mesmo de forma não oficial. De acordo com a Google, os modelos lançados a partir de maio de 2019 não passaram pelo seu processo de segurança e, por isso, não têm a certificação “Play Protect”.

Não obstante, a gigante tecnológica esclarece que, enquanto for permitido, vai continuar a trabalhar com a fabricante chinesa para disponibilizar atualizações aos modelos de smartphones que foram lançados antes do bloqueio imposto governo de Donald Trump.

Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi estão a juntar-se para criar alternativa à Google
Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi estão a juntar-se para criar alternativa à Google
Ver artigo

Para fazer face ao embargo dos Estados Unidos, a Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi decidiram juntar-se para criar uma plataforma comum de desenvolvimento e uma loja digital que se quer afirmar como alternativa à Google Play Store. A Global Developer Service Alliance deveria ser lançada em março, mas esta data pode não ser agora cumprida devido ao surto de Coronavírus. Inicialmente, a plataforma vai cobrir nove regiões, incluindo a Índia, Indonésia e Rússia, para além da China.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.