A Google está a estrear na Índia uma nova funcionalidade para o Maps que tem como objetivo dar maior segurança aos passageiros quando viajam em veículos TVDE, por exemplo. Trata-se de um sistema de alertas que avisa o utilizador caso o motorista faça algum desvio significativo da rota até ao destino. A gigante tecnológica refere que através de uma extensiva investigação no país, descobriu que muitas pessoas limitam a sua mobilidade devido a questões relativas à segurança.

Assim nasceu a funcionalidade Stay Safer, para que os passageiros se sintam seguros ou mesmo, evitar esquemas de motoristas que prolongam a viagem por caminhos mais longos para receberem um pagamento superior. Quando pesquisa um destino para obter direções, poderá ligar esta nova opção e receber notificações quando o carro sai fora do percurso.

tek google maps

Segundo a tecnológica, se o motorista se desviar mais de meio quilómetro da rota sugerida pelo Google Maps, o telefone irá vibrar com a respetiva notificação, mostrando o desvio em comparação com a rota correta. A partir daí poderá mesmo optar por partilhar o percurso da viagem ao vivo com amigos e família diretamente desse ecrã, e saber o que se está a passar e tomar as devidas ações, caso seja necessário.

Para já a funcionalidade encontra-se disponível apenas na Índia e nos dispositivos Android, não havendo ainda informações de quando será expandida para outros países e equipamentos iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.