
O comando de voz "Ok Google" funciona como um despertador para o, agora ultrapassado, assistente pessoal da tecnológica. Nesta versão, bem mais básica do que a apresentada esta terça-feira em São Francisco, é possível recorrer ao motor de busca da empresa para completar algumas tarefas de forma automática.
Desde a versão KitKat do Android que as funcionalidades deste sistema aumentaram e agora é a vez do Google Maps se articular com as suas potencialidades.
A aplicação de navegação já possibilitava alguns comandos de voz, mas, com a nova atualização, passa a responder automaticamente a novas ordens como "encontra-me uma bomba de gasolina" ou "como está o trânsito" em "tal sítio".
Anteriormente já era possível utilizar a voz para ver mapas de localidades específicas ou pedir sugestões de caminho para um destino.
Esta nova funcionalidade é opcional (pode ser ligada ou desligada nas definições), mas, infelizmente, ainda não tem suporte para a língua portuguesa. Para consultar a lista de comandos disponíveis, siga este link.
Integração com o calendário
Para além dos comandos de voz, o Google Maps está agora familiarizado com os seus afazeres.
Na versão Android da app já pode encontrar uma aba com a organização cronológica de todos os destinos onde tem compromissos marcados.
Para ativar esta funcionalidade basta estar ligado em ambas as apps com a mesma conta e assinalar no calendário os seus compromissos, deixando na caixa de localização a morada onde terá lugar.
O Google Maps está disponível para Android e iOS de forma gratuita.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários