Este é mais um esforço para fazer frente aos trolls da internet e aos conteúdos ofensivos e comentários indesejados, que “minam” cada vez mais as redes sociais. O TeK já tinha avançado em Agosto que uma ferramenta deste género estava a ser preparada e que tinha sido testada em algumas contas de alto impacto.

A nova funcionalidade do Instagram permite ao utilizador criar uma de “lista negra” de palavras-chave que não quer que apareçam nos comentários das suas aplicações. Assim, comentários que contenham estas palavras serão ocultados das publicações quando o filtro for ativado. Contudo, se o filtro for desativado, estes comentários voltam a aparecer.

Quando excluídos, os comentários ficam apenas visíveis para a pessoa que o publicou e para os seus seguidores. Portanto, nunca deixam realmente de ser visíveis.

Kevin Systrom, diretor-geral e co-fundador do Instagram, diz, numa publicação no blogue da plataforma, que este filtro vem reforçar as funcionalidades que o serviço já disponibiliza para tornar a experiência de utilização mais proveitosa, como a comunicação de publicações ofensivas, a eliminação manual de comentários e o bloqueio de contas.

O responsável declara que está empenhado no desenvolvimento contínuo de ferramentas que assegurem a livre expressão dos seus utilizadores.

Para ativar este novo filtro, os utilizadores devem aceder às definições, clicar em “Comentários” e colocar um sinal de visto na caixa que diz “Ocultar Comentários Inapropriados”. O Instagram disponibiliza uma lista pré-definida de palavras que considera ofensivas - por agora apenas para as plavaras inglesas que são comunicadas como ofensivas -, mas o utilizador pode fazer a sua própria seleção de palavras através da opção “Palavras-chave Personalizadas”.

Esta funcionalidade está disponível em português.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.