De acordo com o The Verge, o Instagram está a desenvolver uma nova app dedicada ao e-commerce. A app, que pode vir a ter o nome de IG Shopping, vai funcionar de forma semelhante ao Instagram, uma vez que os utilizadores vão poder explorar publicações, feitas por marcas presentes naquela rede social, onde abundam produtos comerciais. A ideia é que os consumidores possam adquirir diretamente através da aplicação. O Instagram não aceitou comentar a notícia, mas o portal norte-americano cita duas fontes anónimas próximas ao assunto.

Acha que passa demasiado tempo no Facebook ou no Instagram? Agora pode “controlar-se”  
Acha que passa demasiado tempo no Facebook ou no Instagram? Agora pode “controlar-se”  
Ver artigo

Sabe-se também que o produto está em desenvolvimento e que não há datas definidas para o seu lançamento. Nesta altura, a app ainda pode ser cancelada antes de chegar ao mercado. No entanto, as fontes sublinham que o Instagram está confiante na sua posição estratégica para conquistar parte do mercado de e-commerce atual.

De acordo com a COO do Facebook, Sheryl Sandberg, 25 milhões de marcas têm uma conta no Instagram, sendo que 2 milhões pagam para anunciar os seus serviços e produtos na plataforma. Outro número positivo, que ajuda a alavancar a moral da rede social neste sector é o facto de quatro em cada cinco utilizadores seguir, pelo menos, uma marca.

Com uma app dedicada ao consumo, o Instagram poderia desenvolver novas ferramentas para as partes vendedoras. De certo modo, isto tornaria a app numa concorrente direta do Shopify, por exemplo.

Note que o Instagram começou a testar uma funcionalidade para compras em novembro de 2016. Em março deste ano, os utilizadores passaram a poder fazer compras dentro da app. Atualmente, a empresa quer levar esta opção para as stories.