A plataforma de vídeos do Instagram vai agora suportar vídeos horizontais. Note que, até à data, já era possível carregar vídeos gravados na horizontal no IGTV, mas não era possível vê-los com o telefone nessa disposição, uma vez que o reprodutor não se adaptava ao chamado “modo paisagem”.

Para além de uma nova funcionalidade, esta é também uma mudança no propósito do IGTV, que foi lançado com o objetivo de estimular o consumo de vídeo vertical. A ideia passava por normalizar o formato numa app que é inteiramente configurada nesse modo e por forçar os criadores de conteúdos a criarem novos vídeos para a app, em vez de republicarem vídeos já publicados no YouTube.

tek igtv

“Ouvimos os criadores que querem carregar vídeos horizontais no IGTV. Ao mesmo tempo, ouvimos os utilizadores que se cruzavam com conteúdos gravados na horizontal, mas que querem consumi-los de forma mais natural”, escreveu o Instagram num comunicado de imprensa.

O IGTV foi lançado em 2016, mas o sucesso das Stories não foi replicado pela plataforma. De acordo com a Sensor Tower, a app dedicada da IGTV tem apenas 4,2 milhões de instalações ativas.

Esta medida é também uma forma de não deixar o serviço cair no esquecimento absoluto. Já em fevereiro a rede social decidiu introduzir alguns clips do IGTV nos feeds dos utilizadores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.