A atualização desta quinta-feira permite aos utilizadores do Instagram identificarem conteúdo que considerem ser falso. Consoante o feedback e sinais recebidos, como a duração do post e a atividade anterior da conta associada, cabe à plataforma determinar se a publicação precisa de ser analisada por verificadores independentes de factos. No entanto, ainda não se sabe ao certo quanto tempo este processo poderá demorar.

E de que forma pode passar a sinalizar conteúdo que considera ser falso? Os utilizadores terão de clicar no menu de três pontos no canto superior direito de uma publicação no Instagram, selecionar “é inapropriado” e escolher “informações falsas”. Se o Instagram verificar que a publicação está efetivamente errada não será excluída, mas sim “minimizada” no guia Explorar e nas publicações de hashtags.

Instagram vai passar a “esconder” conteúdos de baixa qualidade e ofensivos
Instagram vai passar a “esconder” conteúdos de baixa qualidade e ofensivos
Ver artigo

A conta por detrás da publicação não será notificada enquanto o conteúdo está a ser analisado e não vai saber se o verificador de factos decide se é realmente falso ou não. As publicações vão ser analisadas pelos verificadores de factos independentes do Facebook, usados há alguns anos devido à problemática das fake news.

Citado pelo The Guardian, um porta-voz do Instagram considera que este é apenas um “passo inicial”, naquela que é uma “abordagem mais abrangente para combater a desinformação".

Já em maio, a plataforma lançou um programa que permite que os utilizadores sinalizem conteúdo falso para revisão por verificadores de factos independentes. Numa outra perspetiva, desta vez para combater o bullying na plataforma, o Instagram lançou recentemente duas atualizações em julho. O objetivo passa por dar cada vez menos espaço às interações ofensivas dentro da rede social.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.