Das sugestões que fomos apresentando nos últimos dias pode escolher entre sair de labirintos de design minimalista, encontrar determinados objetos em cenários caóticos ou vestir a pele de um abacate detetive (não vale comê-lo)... Tem também uma app para tirar fotos (inteligentes) de longa exposição, além de outras propostas, que pode ver de seguida.

Acordar deste pesadelo vai ser difícil, mas sair de labirintos sem cair ajuda

Kyra e o seu urso de peluche são os protagonistas deste jogo tipo puzzle.

Em Cubesc os cenários são assustadoramente labirínticos e a banda sonora, uma espécie de canção de embalar tirada da playlist de um pesadelo, acompanha.

Os pormenores minimalistas deste jogo tipo puzzle são agradáveis de ver, mas isso não o torna mais fácil de jogar.

O objetivo é resolver os "labirintos" fazendo Kyra e o seu urso de peluche chegarem ao cubo dourado. O problema é que não pode deixar qualquer cubo para trás. E também tem de ter cuidado para os protagonistas não caírem.

À medida que vamos avançando, vão sendo adicionados novos elementos às plataformas, tornando a dinâmica ainda mais, digamos, "interessante". Há 60 níveis para resolver

O Cubesc é gratuito com compras dentro da aplicação para Android. A versão paara iOS custa 0,99 euros.

Descubra todos os objetos escondidos em Hidden Hotel

O clássico jogo de encontrar itens espalhados pelo cenário tem agora uma história que contextualiza os puzzles.

Hidden Hotel é um jogo de puzzles, daqueles em que o jogador é apresentado a um cenário caótico, repleto de objetos, e terá de encontrar aqueles que são pedidos. Esta aventura tem uma narrativa, em que a personagem herdou um hotel e terá de proceder à sua reparação. Mas para tal terá de resolver diversos puzzles espalhados pelas suas divisões, mantendo claro as regras de encontrar objetos.

O tempo é sempre o principal adversário do jogador, não só para aguçar a capacidade de observação, como pontuar aqueles que são rápidos a interagir com o cenário. Sempre que encontra um dos itens pedidos, terá poucos segundos para encontrar o seguinte, para manter o combo de pontuação.

O jogo mantém uma apresentação divertida, com animações cartoon, incentivando os jogadores a continuarem os desafios, enquanto ganham itens novos para o hotel.

Poderá fazer o download da versão Android gratuitamente.

Spectre: uma app para tirar fotos (inteligentes) de longa exposição

Capacidade de estabilização, ajustes de luz e inteligência artificial ajudam a Spectre a registar este tipo de imagens.

Está a ver aquelas fotos artísticas de uma cidade à noite com as luzes do trânsito “varridas”? Ou a sensação de água efetivamente em movimento ou outros elementos da natureza? O efeito chama-se “long exposure” e normalmente é apanágio do universo DSLR. A Spectre traz isso para smartphones com “câmaras automáticas”.

A aplicação auxilia-se de elementos de estabilização e ajustes de luz para produzir as fotografias de longa exposição, mas a utilização de inteligência artificial leva-a um pouco mais além.

Às centenas de imagens registadas ao longo de poucos segundos, a Spectre tem a capacidade de apagar multidões de locais turísticos. No vídeo é possível ter uma ideia o que a app faz.

A Spectre está disponível para download a partir da App Store, sendo compatível com iPhone 6 ou modelos superiores com iOS 11 - embora exija no mínimo um iPhone 8 e iOS 12 para a utilização de alguns recursos. Custa 2,29 euros.

Avo: Os abacates não se medem aos palmos. Eis a grande aventura do iOS

A primeira aventura da Playdeo é um exclusivo de iPhone/iPad e coloca os jogadores na pele de um abacate detetive. Não vale comê-lo…

É no mínimo curioso ver um simpático abacate a protagonizar uma aventura cheia de mistérios para resolver e combater o crime espalhado pelo mundo. Irá assumir o papel de Avo (abreviatura de avocado, em inglês), uma fruta que ganhou vida graças à jovem inventora Billie.

A empresa refere que terá de guiar Avo por um mundo repleto de invenções e magia ao longo de oito episódios. Deverá encontrar pistas, “enfrentar desafios épicos e ir até onde nenhum abacate jamais esteve”. O jogo desenrola-se com imagens reais (live action), enquanto controla a personagem.

E Avo demonstra algumas habilidades especiais, tais como a capacidade de dançar e segundo a produtora, a experiência é “televisão que pode tocar”.

Poderá fazer o download gratuito do jogo em versão iOS.

Partilhar eventos nas Stories do Facebook está mais fácil

Entre as novas funcionalidades está a opção “Share to Your Story”, quando visitar uma página de um evento, para partilhar com os amigos e perceber se eles estão interessados no evento. Mas também há stickers clicáveis.

Depois de algum tempo de testes, as Stories do Facebook acabam de ganhar oficialmente novos recursos para a partilha de eventos.

Entre os novos recursos há a opção de “Share to Your Story” quando visitar uma página de um evento, para partilhar com os amigos e perceber se eles estão interessados no evento.

Há ainda a possibilidade de colocar um sticker clicável dentro das histórias que revela os detalhes do evento, permitindo aos amigos responder diretamente nas Stories “Com interesse” ou “Vou”. Também permite visitar a própria página do evento.

Conte igualmente com uma lista de amigos que responderam ao evento e uma forma mais simples de começar uma conversa em grupo com os amigos, destaca a equipa do Facebook.

Esta atualização das Stories é revelada antes do Dia Internacional da Mulher: um dos eventos mais populares na rede social. Há por isso também novos stickers e molduras criados de propósito por Kenesha Sneed para celebrar a data.

Qual é a cor do seu dia? E do ano? A app Year in Pixels dá uma visão completa

Se todos os dias definir uma cor para as suas emoções, quando olhar para trás que tipo de mapa vai encontrar? Esta app para Android ajuda a definir as memórias.

A ideia é fazer um diário diferente, onde não há tanto texto ou imagens, com uma forma simples de recordar como se sentiu durante os vários dias do ano.

A cada dia só tem de escolher a cor das suas emoções, numa palete de opções que pode ser definida e adaptada à sua personalidade, e tipo de sentimentos também. Pode ainda adicionar notas para se recordar a razão da felicidade especial num determinado dia.

Depois a app Year in Pixels vai somando os quadradinhos coloridos e apresenta o mapa das emoções de cada semana, mês e ano. É bom que as cores sejam mais alegres ou pode ter de decidir fazer mudanças na sua vida!

A ideia é da PassionCarnets e os criadores da app dizem que este sistema é usado por terapeutas para ajudar as pessoas a perceberem a visão geral dos seus sentimentos e melhorarem a sua saúde mental.

A app está disponivel gratuitamente para Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.