Os jogos mobile estão entre as aplicações mais populares junto dos utilizadores e são as que rendem mais dinheiro aos programadores. Não é por isso de estranhar que semana após semana surjam novas sugestões nesta área. As pessoas procuram, o mercado disponibiliza e o TeK faz algumas sugestões. É o ciclo da vida mobile.

E se noutras semanas as sugestões já foram dedicadas à produtividade, desta vez o objetivo é mesmo descontrair. Há um jogo social, há um quebra-cabeças e até há um jogo de 8-bits feito em Portugal.

Pelo meio existem outras sugestões não diretamente relacionadas com jogos, mas essas terá de ser o leitor a descobri-las nas próximas páginas.

Quando o jogo da carica e o bilhar se juntam o resultado é Soccer Stars

O jogo criado pela Miniclip tem uma forte componente de cálculo, bem como de desafio para com o próximo. E o próximo pode ser uma pessoa de qualquer parte do mundo, o que torna tudo mais aliciante.

Ser o rei do jogo da carica lá da rua é uma coisa. Ser o rei do novo jogo da carica a nível mundial é outra. E se acha que está à altura do desafio, então a aplicação Soccer Stars é justamente o que tem procurado.

A temática é o futebol e cada equipa tem cinco elementos que podem ser mexidos pelo campo, num único movimento por turnos. Mas se conseguir dar as tacadas certas e fazer as melhores tabelas - daí a ligação ao bilhar -, então vai encontrar toda outra dimensão de desafio.

Não se trata só de empurrar bonecos e fazer remates. Há ciência por trás do jogo e por trás de cada vitória. E quando acha que já é o melhor jogador, eis que surge alguém, de qualquer parte do mundo, que lhe dá uma lição de humildade.

É Soccer Stars no seu melhor. O título, disponível para Android e iOS, tem também um modo de jogo disponível em offline, o que ajuda a manter a prática mesmo quando não há uma rede Wi-Fi por perto.



Veja a próxima aplicação

Se gosta de quebra-cabeças há mais um desafio que deve conhecer

Chama-se aa e está a transformar-se num fenómeno de popularidade. Exige paciência e movimentos certeiros.

Há medida que avança nos níveis a precisão torna-se um recurso cada vez mais necessário para conseguir progredir na tarefa e acertar no local certo.



O jogo é muito simples. Há um círculo a girar no meio do ecrã, onde o jogador tem de fixar uma espécie de alfinetes, que estão em fila na parte de baixo do ecrã à espera do seu movimento.



A tarefa vai-se complicando porque há medida que os níveis avançam, o número de alfinetes já espetados no círculo são mais e o espaço livre para não chocar com nenhum deles é menor.

O aa tem versões para Android e iOS.



Veja a próxima aplicação

Hello? O Facebook também vai meter o nariz na identificação das chamadas para o telemóvel

A nova aplicação do Facebook estende ainda mais o domínio da rede social dentro do telemóvel, fazendo a ligação entre os amigos e os contactos guardados na lista telefónica.

A nova aplicação chama-se Hello e foi disponibilizada hoje, mas por enquanto só está acessível para smartphones Android.

O funcionamento é simples: cruzando informação entre os amigos do Facebook e a lista de contactos a app mostra o estado da pessoa (ligado ou não), permitindo gerir o bloqueio de ligações não desejadas e pesquisas pessoas e locais no Facebook.

É ainda possível substituir os SMS enviando mensagens de texto pelo Messenger, de forma gratuita.

O cruzamento da informação facilita também a atualização da informação dos contactos de acordo com os dados publicados na rede social, seja de fotografias, posts e aniversários. Um simples toque serve para garantir acesso ao perfil ou página do contacto no Facebook.

A app pode ser descarregada gratuitamente na loja Google Play e é compatível com dispositivos Android.

Veja ainda o vídeo de apresentação da nova aplicação.



Veja a próxima aplicação

A beleza da pixel-art com o jogo português Tower Slash

O título de ação desenvolvido por um programador português recorre a um estilo de arte em 8-bits e a um sistema de comandos que tornam difícil - e viciante - este título para já exclusivo do iOS.

Em Tower Slash a ação está sempre garantida e só os dedos mais rápidos vão sobreviver. No jogo os jogadores assumem uma personagem que trepa por uma torre tendo que eliminar tudo o que encontra pelo caminho.

O sistema de jogo é baseado em swipes que têm de ser feitos no ecrã do telemóvel. Por cada inimigo que aparece o utilizador precisa de arrastar o dedo numa de quatro direções para desferir um golpe letal - e explosivo.

Os elementos diferenciadores de Tower Slash é que além de ter sido desenvolvido por um programador português, João Vasco Costa, tem ainda uma arte muito própria: apesar de ser construído em pixel-art de 8-bits, o jogo tem um design característico.

Para este sentimento contribuem as diferentes personagens que é possível desbloquear e que acrescentam um aliciante ao jogo - além do facto de o jogador perder várias vezes. Um típico desafio que corre o risco de se tornar num vício.

Tower Slash está neste momento disponível para iOS, estando prometida uma versão para Android em breve.



Veja a próxima aplicação

Viaje com a lição estudada se vai usar transportes públicos

HopStop é uma aplicação útil para quem está a planear usar transportes públicas na sua próxima viagem, desde que o destino seja uma das 600 cidades cobertas.

A partir da aplicação pode ter acesso aos horários do metro, autocarros, comboios, mas também recolher informação sobre percursos pedestres e para bicicletas.


O utilizador pode ainda usar a HopStop para pesquisar paragens de transportes públicos e consultar os horários em cada local ou o tempo previsto de viagem.


A HopStop está disponível para iOS, com versões para iPhone e iPad, mas também conta com uma versão para telemóvel que otimiza o site para uma experiência em ecrãs mais pequenos. As cidades cobertas pelo serviço estão nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Israel, Holanda, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Canadá, Noruega.



Veja a próxima aplicação

Treine a lógica com um puzzle onde é preciso pôr o comboio a andar

Os jogos podem ser um bom exercício para testar a lógica e o Monorail "encaixa" muito bem nesta categoria.

Semelhante a outros jogos que procuram ligar peças, ou mesmo tubos de água, o Monorail quer por a funcionar um comboio, exigindo as ligações de carris certas entre vários segmentos para que o veículo percorra as várias estações.

Na versão gratuita há 50 puzzles grátis e pode aumentar o número ao comprar mais níveis dentro da aplicação.

O nível de dificuldade vai aumentando consoante as fases que vai superando, e se nos primeiros puzzles qualquer criança pode superar o desafio, nos níveis mais avançados são precisas mentes mais lógicas e analíticas.

A app está disponível gratuitamente na App Store, com versões para Iphone, iPad e iPod touch, e também para Android, onde há uma versão grátis e uma paga.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico