Nem sempre acontece termos um leque tão diversificado de aplicações para oferecer ao fim de semana, mas hoje trazemos um "pacotinho" bem arrumado, entre jogos, desporto, edição de vídeo e até uma app para a área da saúde.

Foram todas escolhidas e experimentadas pela equipa do SAPO TEK, incluindo o novíssimo Mario Kart Tour que chegou esta semana para acelerar nos smartphones.

Passe pelas sugestões que deixamos abaixo e experimente. Todas as apps para iOS e Android têm versões gratuitas que pode descarregar das lojas de aplicações do costume.

Quantas palavras consegue criar com o mesmo conjunto de letras?

Este é o desafio que o Word Ink coloca a quem o quiser jogar. Ou pelo menos é um deles. É que também há receitas para fazer (e ajudar nas adivinhações).

O Word Ink mistura algumas variáveis, sendo na essência um jogo de palavras. Aqui reinam os anagramas, de vez em quando “baralhados” com outros desafios. Independentemente da forma com que se apresentem esses desafios, o objetivo será sempre descobrir todas as combinações possíveis (ou ajudar a descobrir).

Pelo meio há puzzles e bónus diários, a par da possibilidade de reunir  uma coleção de culinária, que dá direito a encontrar palavras especiais nos níveis - além de cozinhar pratos deliciosos.

Os criadores da aplicação anunciam mais de 1.000 níveis, disponíveis em 10 idiomas.

O Word Ink é gratuito com compras integradas, tendo igualmente opções de subscrição. Existe na versão para dispositivos Android e na versão para dispositivos iOS.

App mySugr simplifica medição e registo de indicadores de glicémia

A aplicação chega agora a Portugal e se for combinada com um medidor de glicémia pode trazer mais simplicidade ao controle da diabetes.

A app mySugr foi desenhada para o controle e monitorização da glicémia, numa lógica de gamificação, tentando tornar o processo interativo e divertido, como explica a Roche Diabetes Care.

O utilizador pode fazer a monitorização de vários indicadores, como glicémia, hidratos de carbono e administrações de insulina. A aplicação também disponibiliza um calculador de insulina rápida (bolus) que permite uma tomada de decisão terapêutica rigorosa e acertada.

Os dados podem ser exportados para um relatório que pode ser partilhado com os médicos, reduzindo as incidências de hipoglicémia e hiperglicémia.

A app está disponível de forma gratuita para iOS e Android mas há também uma versão Pro, com  com lembretes para medição da glicémia, possibilidade de participar em desafios motivacionais ou capturar fotografias das refeições, melhorando o acompanhamento nutricional. Quem adquirir o medidor Accu-Chek Guide tem acesso gratuito a esta versão Pro.

Já "arrancaram" as corridas de Mario Kart Tour para os sistemas Android e iOS

O prometido foi cumprido e a Nintendo anunciou a chegada da sua mais recente aposta para smartphones, que se junta a títulos como Super Mario Run, Animal Crossing Pocket Camp e Dr. Mario World.

Os fãs de um dos títulos mais famosos da Nintendo já podem jogá-lo em dispositivos com sistemas operativos Android e iOS. O prometido foi cumprido e a fabricante japonesa, que tinha adiado a chegada do jogo no final de março, anunciou o lançamento de Mario Kart Tour para plataformas móveis.

Um dos destaques do jogo da Nintendo são os diferentes destinos que Mario e companhia irão percorrer. Para lá dos percursos clássicos o jogo vai contar com novos circuitos que são inspirados em cidades reais, os quais serão palco de temporadas que mudam a cada duas semanas. Além disso, os personagens vão receber alterações temáticas de acordo com a cidade em que se encontram nesse período.

Mario Kart Tour é apenas a mais recente aposta da fabricante japonesa para smartphones. Já antes dele, Super Mario Run, Animal Crossing Pocket Camp e Dr. Mario World tinham feito a sua estreia nos sistemas Android e iOS. Com a popularidade da versão para consola do jogo, por exemplo, de acordo com dados da empresa, Mario Kart 8 Delux é já o videojogo mais vendido para a Switch, o lançamento da aplicação móvel poderá ser uma forma de a fabricante alcançar o sucesso nesta área.

Para as duas primeiras semanas de jogo os utilizadores podem esperar percursos inspirados em Nova Iorque. Ao longo das corridas pela “Grande Maçã”, poderão “desbloquear” como piloto uma personagem inédita: Pauline, a Mayor de Ney Donk City em Super Mario Odyssey, avança a Engadget.

Mas não é tudo, pois, a pensar nos fãs acérrimos da saga de jogos, a Nintendo decidiu lançar também um serviço de subscrição para o título. Através do Gold Pass, disponível por 4,99 dólares por mês, os jogadores podem receber diversos itens e crachás exclusivos e até um “boost” de velocidade nos seus veículos virtuais.

Aos jogadores, a fabricante japonesa avisa que, para poder participar nas corridas de Mario e amigos, necessitam de criar uma conta Nintendo. Os utilizadores podem já fazer o download de Mario Kart Tour gratuitamente tanto na Play Store como na AppStore, contudo, tal como em títulos anteriores, alguns conteúdos no jogo podem ter custos adicionais.

Planeie as suas viagens de barco pelo Tejo com a aplicação da Softlusa

A empresa de transportes fluviais lançou uma app gratuita com atualizações de horários em tempo real, de forma a facilitar o trajeto das pessoas.

De forma a permitir uma melhor gestão do tempo e planeamento das suas viagens, a Transtejo/Softlusa, a empresa responsável pelos transportes fluviais no Tejo, entre Lisboa e Setúbal, lançou uma nova app para smartphones, disponível em terminais iOS e Android. A oferta estende-se também à disponibilização gratuita de Wi-fi gratuito em todos os seus terminais, estações e a bordo dos navios catamarã que circulam no rio Tejo.

A aplicação permite aos passageiros consultarem os horários, mas sobretudo receberem notificações sobre alterações dos serviços, além dos preços dos títulos de transporte, assim como diferentes acessibilidades nas estações fluviais.

De forma a disponibilizar a informação de forma mais simples, os utilizadores podem ver o diagrama da rede, com o mapa das ligações fluviais (Barreiro – Terreiro do Paço, Cacilhas – Cais do Sodré, Montijo – Cais do Sodré, Seixal – Cais do Sodré e Trafaria – Porto Brandão – Belém).

Torne-se um “mestre” de edição de vídeo e aventure-se nos efeitos especiais

Com a app KineMaster pode editar um vídeo em qualquer lado desde que tenha um smartphone. E os resultados finais podem ser bastantes bons.

Precisa de editar um vídeo e não tem um computador à mão? Com as ferramentas do KineMaster não tem de se preocupar. Os vários recursos da app permitem-lhe tratar do assunto através de um smartphone ou tablet.

Usada por jornalistas, professores, vloggers e profissionais de marketing, a aplicação torna possível a edição de várias camadas de vídeos e imagens, podendo aplicar efeitos especiais e texto. Adicionar música de fundo, modificar o áudio e arriscar com efeitos sonoros também é algo possível no KineMaster.

Para isso pode contar com uma "loja" onde é possível fazer download de vários elementos como músicas, gráficos e fontes, numa aplicação que apresenta também edições mais simples de cortar ou emendar o vídeo ou controlar a sua velocidade através de time lapse ou câmara lenta. Assim que tiver o trabalho finalizado pode exportar os vídeos em 4K e partilhar em várias plataformas como o YouTube, Facebook e Dropbox.

A aplicação é gratuita mas se optar pela assinatura premium terá várias vantagens, como a eliminação da marca de água e o acesso a todas as ferramentas de edição. O KineMaster está disponível na Google PlayStore e na App Store.

Mantenha-se a par das decisões ambientais das Nações Unidas com UN Climate Change

Na aplicação da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas poderá reduzir a sua pegada de carbono ao participar virtualmente em alguns eventos.

É verdade que a Cimeira de Ação Climática terminou a 23 de setembro, no entanto, tal não deverá ser motivo para não se manter atualizado em relação às decisões ambientais tomadas pela Organização das Nações Unidas.

A UN Climate Change foi lançada em 2017 pela Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas para disponibilizar ao público informação acerca dos diversos eventos e iniciativas ambientais que decorrem ao longo do ano.

Além de poder aceder a notícias o utilizador pode verificar o calendário de eventos à volta do mundo e até ativar as notificações para estar sempre atualizado.

Na aplicação, os mais curiosos podem consultar as redes sociais da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas e ter a oportunidade de participar virtualmente em alguns deles, algo que até pode ser considerado como uma forma de reduzir a sua pegada de carbono.

Os interessados em acompanhar as decisões das Nações Unidas na palma da sua mão podem fazer o download da aplicação na Play Store, para dispositivos Android, ou na AppStore, para iOS.

De maneira gratuita ou paga, a Freeletics só quer que os seus utilizadores fiquem em forma

As criticas são na generalidade positivas e muitas referem a opção pela versão paga, com direito a treino personalizado, ou ao “coach” Freeletics. Mas esta app de treino físico também tem propostas para quem não quer gastar dinheiro.

A popularidade que a Freeletics tem ganho nos últimos tempos parece justificada. Os criadores da aplicação apostaram na disponibilização de vários recursos, bem organizados e explicados, “embrulhados” num aspeto clean, e merecem comentários positivos por parte dos utilizadores.

Há duas formas de usar a Freeletics: gratuitamente ou pagando. De forma gratuita tem direito a escolher entre vários treinos gerais, de nível iniciante ou intermediário, e depois diferenciados consoante a zona do corpo que trabalhem e com indicação da duração e grau de dificuldade dos mesmos.

Cada um dos exercícios é explicado individualmente e, normalmente, apresentando um exercício alternativo de menor dificuldade.

Na forma paga terá direito à elaboração de um treino personalizado que vai sendo adaptado consoante os progressos registados e a um coach dotado de Inteligência Artificial que promete ficar a conhecê-lo cada vez mais à medida que treina, aconselhando-o melhor. Os valores são semanais e variam consoante o tempo de treino e se pretende também fazer um plano nutricional.

A Freeletics está disponível para dispositivos Android e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.