Entre as apps que formos escolhendo para destacar ao longo dos últimos dias pode encontrar algumas propostas made in Portugal, como o Elifoot 18, ou "para" Portugal, comoa aplicação Detective Trail que chega agora a Lisboa, ou a Uber Eats, que acaba de passar a Ponte 25 de Abril para entregar comida nas casas da Margem Sul.

Conte ainda com o desafiante Glitch Dash e com o actualizado Candy Crush Friends e aproveite para pescar com o Power Fishing ou para medir malas de viagem com a app Kayak.

Parta à descoberta da cidade de Lisboa em modo caça ao tesouro

A app Detective Trail chegou à capital depois de passar por várias cidades europeias.

Com a aplicação Detective Trail vai mesmo vestir a pele de um detetive e, como se fosse um peddy-paper citadino, vai percorrer várias rotas enquanto decifra enigmas e resolve puzzles.

Todas as perguntas e desafios estão relacionados com a história e acontecimentos da cidade que está a visitar. No final, vai ter direito a um prémio virtual que mais não é que um voucher que poderá ser utilizado imediatamente após a caça ao tesouro ou guardado para mais tarde.

A diversão tem sempre início em uma estação de comboio e, em Lisboa, o voucher pode ser levantado em Campo de Ourique,  de terça-feira a domingo, das 11 às 19 horas.

Embora a aplicação, disponível para Android e iOS, seja gratuita, descobrir os tesouros de Lisboa custa 2,99 euros. E pode fazê-lo em grupo ou de uma maneira mais solitária.

Se anda à procura de um desafio quase impossível o Glitch Dash é para si

Martelos, machados, obstáculos geométricos e lasers são obstáculos a ultrapassar nesta app gratuita para iOS e Android, que anda a fazer “desesperar” jogadores em todo o mundo.

Dizem os seus criadores que Glitch Dash é difícil, “MUITO difícil”. O objetivo é ter reflexos à altura para responder aos desafios de uma corrida por um mundo abstrato repleto de labirintos intensos, tentando sobreviver.

Os controlos são simples: arrastar para a direita, para a esquerda, para cima ou para baixo, para mudar de linha, saltar ou “baixar”. Mas embora os comandos sejam fáceis de assumir, o jogo em si não é. Isto porque tudo tem de ser feito no timing correto.

E apesar de a “batida” da banda sonora ser apresentada como um ponto a favor do jogo, pode ajudar a irritar um pouco - dizemos nós -, no meio do desespero de conseguir evitar a tempo os obstáculos.

O Glitch Dash é gratuito, tanto para Android como para iOS, podendo ser adquirida uma versão premium.

O Candy Crush foi atualizado e agora é ainda mais "doce" e viciante

Novos modos de jogo, gráficos actualizados e a possibilidade de receber mais amigos tornam o Candy Crush Friends um caso sério nos jogos casuais.

A actualização do jogo da saga Candy Crush está disponível desde ontem e já tem muitos comentários dos fãs desta app que convida a momentos viciantes entre puzzles com combinações de doces.

O modelo é o mesmo e não tem grandes segredos, oferecendo recompensas à medida que se conseguem mais pontos e se juntam amigos à brincadeira.

As apps da King são das mais bem sucedidas entre os milhares de jogos casuais para telemóveis e tem muitos clones, mas nenhum com o mesmo sucesso.

A aplicação para Android está disponível neste link e há também uma versão para iOS e Windows Phone PC.

Depois de Lisboa e Porto, Uber Eats segue para a Margem Sul

Almada e Seixal são, a partir desta quarta-feira, os novos locais em Portugal onde a Uber vai entregar comida a casa.

No concelho de Almada a cobertura Uber Eats inclui todas as freguesias e no Seixal abrange as freguesias de Corroios, Amora, Seixal e Arrentela.

Com este lançamento, a aplicação de entrega de comida ao domicílio da Uber fica disponível em 10 cidades portuguesas: Lisboa, Porto, Oeiras, Cascais, Amadora, Loures, Leça da Palmeira, Matosinhos, além de Almada e Seixal.

Uber leva comida a casa em mais duas cidades do Norte
Uber leva comida a casa em mais duas cidades do Norte
Ver artigo

A seleção de restaurantes para os novos concelhos inclui opções como o Mercado da Romeira, Estaminé 1955, Home Sweet Sushi, Pastéis de Al-Madan e Mundet Factory, assim como a parceria exclusiva com a McDonald’s.

A lista completa para Portugal vai em mais de 800 restaurantes disponíveis.

A Uber Eats funciona sem valor mínimo por encomenda, todos os dias das 12h00 às 00h00, tendo horário de noite alargado em algumas áreas.

Recorde-se que o serviço foi lançado em 2017 em Lisboa e em maio deste ano no Porto.

Elifoot 18: o clássico “manager” português está de regresso

A simplicidade da interface mais os desafios crescentes prometem tornar qualquer jogador num treinador virtual de futebol. 

Se é amante de futebol e de jogos que simulam o papel treinador, então certamente já ouviu falar de Elifoot. Trata-se de um videojogo português que nasceu nos velhos tempos do ZX Spectrum e ao longo dos anos foi ganhando uma legião de fãs. A famosa série criada por André Elias permitiu aos treinadores virtuais tomarem conta de um clube de futebol, desde as táticas dentro do campo, à gestão de jogadores, a expansão dos estádios e todas as questões ligadas à direção do clube.

Elifoot 18 pretende explorar todo o espírito do futebol virtual, assente na simplicidade, mas agora na palma da mão. O treinador começa a carreira na divisão à sua escolha e terá de disputar os diferentes campeonatos. O jogo suporta até oito jogadores em simultâneo, mas poderá experienciar esta aventura futebolística sozinho. É possível fazer transferências com outros clubes e deverá gerir toda a equipa com os atletas disponíveis, desde os castigados aos lesionados. O jogo inclui as equipas licenciadas nacionais da primeira e segunda divisão, assim como os respetivos atletas.

Embora a base do jogo seja gratuita, apenas na versão Pro é possível ter acesso a todas as funcionalidades e modos deste simulador de manager. Pode fazer o download da versão iOS e Android.

Fotos 3D chegam ao Facebook com a ajuda da inteligência artificial (e do iPhone)

A possibilidade tinha sido anunciada em maio, na conferência para programadores F8, e vai começar agora a poder ser usada. Por enquanto apenas através da app para iOS e de alguns modelos do smartphone da Apple.

Tal como prometido durante a F8, o Facebook tornou possível a publicação de fotos 3D no feed. Por enquanto, a possibilidade de criar imagens com efeitos de profundidade vale apenas na app para iOS e para os utilizadores com os modelos de iPhone 7 Plus, 8 Plus, X ou XS.

Para publicar este tipo de fotos é necessário criar uma nova publicação a partir da app, clicar no icon com os três pontinhos, escolher a opção “Foto 3D” e selecionar uma foto da galeria do telefone.

A imagem será depois “convertida” pelo sistema do Facebook para ganhar o efeito tridimensional. A equipa da rede social criada por Mark Zuckerberg explica como tudo funciona num vídeo.

As fotos 3D podem ser visualizadas em qualquer plataforma: em computadores, dispositivos móveis e headsets de realidade virtual, como os Oculus Go e os Oculus Rift. Escreve o TechCrunch que é só “tocar” ou mover a cabeça para ver a foto em profundidade.

De acordo com a mesma publicação, embora carregar imagens 3D só seja possível, neste momento, para quem tenha um iPhone 7 Plus, 8 Plus, X ou XS, a intenção do Facebook é alargar a opção a outros modelos.

Tem dúvidas se a sua mala vai caber no avião? Esta app dá uma ajuda

As novas políticas de restrição de bagagem de cabine de transportadoras aéreas como a Ryanair, EasyJet e até da TAP são uma das grandes preocupações dos passageiros de avião em viagens de férias ou trabalho.

Os cenários sucedem-se nas portas de embarque: a maioria das companhias aéreas colocou novas barreiras à entrada de malas e bagagens nas cabines e obrigam passageiros a medir (e pesar) as malas antes de embarcarem. Os limites de tamanho e peso são cada vez mais curtos e em alguns casos já é preciso pagar para transportar as chamadas malas de cabine, que são também de tamanhos mais pequenos.

Entre as diferentes políticas das várias companhias aéreas é fácil ficar confuso. Afinal são 55x40x20 cm ou 56x45x25 ? E qual é o peso máximo é 8 ou 10 kg? Posso levar mais uma bagagem ou apenas uma mala?

A Kayak juntou à sua aplicação de reserva de viagens uma nova funcionalidade para descomplicar estas dúvidas e "medir" em tempo real a sua bagagem de mão, verificando se vai ser aceite na companhia aérea que vai usar. A app usa o reconhecimento de imagem da câmara fotográfica e a ferramenta que permite reconhecer medidas e por enquanto só funciona em iOS, mas o download é gratuito.

Google Translate ganha suporte para tradução de 13 novas línguas em tempo real

Árabe, hindi, punjabi, bengali, tailandês, nepalês, guzerate, canarim, malaiala, marata, tâmil e telugu são as línguas adicionadas à app.

A gigante norte-americana anunciou que a sua app consegue agora traduzir 13 novas línguas em tempo real. A atualização vai chegar à versão para Android e iOS.

Esta adição vai traduzir-se no reconhecimento visual de texto. O update inclui tradução para árabe e hindi, que reúnem milhares de milhões de falantes em todo o mundo. Bengali e punjabi estão também integradas neste leque, o que representa uma aposta substancial no mercado indiano.

Com esta novidade, os utilizadores podem agora abrir o Google Tradutor, escolher a opção de câmara, e apontar para o texto que se encontra escrito numa destas línguas para obter uma tradução visual em tempo real. Se preferirem, os utilizadores podem também tirar uma foto do texto e pedir uma tradução.

A tradução visual foi implementada em 2015. A app suporta agora 50 línguas nesta modalidade de tradução instantânea.

As traduções em tempo-real são possíveis graças a um sistema chamado Neural Machine Translation (NMT), que consiste numa técnica de machine learning capaz de completar traduções ao prever a sequência de palavras que se seguem às palavras que são mais facilmente identificáveis no texto.

Aproveite o fim de semana para ir à pesca com Power Fishing

O jogo lançado nos terminais móveis transforma a pesca num evento colorido, frenético e divertido. Só falta mesmo o cheiro do mar salgado...

Pescar é a arte da paciência, de saber o momento certo de puxar o anzol quando se sente a boia a afundar, e muitas vezes, parte-se a linha, presa a uma rocha. Uma chatice, dirão muitos. Em Power Fishing é exatamente o contrário, a pesca é frenética e cheia de ação, onde não faltam cores e animações divertidas.

Depois de escolher a personagem, ou modificar o seu aspeto, os pescadores virtuais serão enviados para o alto-mar no seu iate para que comece a festa da pesca. O jogo apresenta cenários detalhados, paisagens tropicais envolventes, com um belíssimo pôr-do-sol, e um ambiente geral totalmente tridimensional.

O jogo oferece diversas missões para concluir, seja pescar determinada espécie de peixe ou com um peso específico. Terá ainda a oportunidade de participar em campeonatos multijogador online. Tal como os melhores títulos coreanos, os elementos RPG introduzidos incentivam as personagens a acumularem experiência, desenvolverem habilidades e técnicas especiais e desbloquearem equipamento, tais como canas, carretos ou isco, que tornem a pesca mais eficaz.

Destaque ainda para a jogabilidade muito simples, utilizando apenas um dedo para lançar o isco ao mar, e enrolar o carreto, ou aliviar a pressão do peixe para recolhê-lo sem o danificar.

Pode fazer o download de Power Fishing para os dispositivos Android.

Nota de Redação: O artigo foi atualizado para integrar mais informação que, por lapso, não foi integrada inicialmente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.