A Apple e a Google já divulgaram as suas opções para as apps mais populares na App Store e no Google Play, mas o TeK também tem algumas sugestões entre as preferidas da redação e as novidades que são anunciadas todos os dias.

Esta semana temos quatro jogos para lhe propor, e sugerimos que use estas apps para escapar ao stress dos preparativos de Natal, sobretudo se ainda tiver de enfrentar a "romaria" das compras que enche lojas e centros comerciais.

A música que pode descobrir com o novo interface da app Shazam também pode ajudar neste campo. Mas porque a segurança deve ser sempre uma prioridade temos também uma sugestão para o seu Android.

Descubra as aplicações nas próximas páginas. E não tem de gastar um cêntimo para as instalar.

Wings on Fire: Está pronto para bombardear a base do inimigo?


Há alguma probabilidade de andar a sonhar com aviões durante três dias, se experimentar o Wings on Fire, mas isso só significa que o jogo é uma boa companhia para uns minutos de descontração.





Se não for um às da pilotagem é possível que discorde da afirmação na frase anterior num primeiro contacto com o jogo. Não é fácil conduzir os aviões de Wings on Fire e manter-se a salvo dos obstáculos que vai encontrando pelo caminho. É preciso ser ágil nos movimentos e saber evitar os "bónus enganadores".



Á medida que o jogo progride e o utilizador consegue completar missões, o cenário vai mudando e as ferramentas ao seu dispor, para ripostar aos ataques de outros aviões, também se multiplicam.



O grande objetivo do jogo, que pode ser explorado gratuitamente em dispositivos Android e iOS, é bombardear a base do inimigo, mas para lá chegar é necessário atravessar vários obstáculos e mostrar toda a sua perícia. Nessa viagem vai perceber rapidamente porque é que o nome do jogo é Asas de Fogo.

Descubra a próxima aplicação

Delayed Lock é a aplicação que vai ajudar a proteger o seu Android


As boas práticas de segurança dizem que os utilizadores devem proteger os dispositivos móveis com um código de bloqueio. Se faz parte do grupo que não gosta de ter que inserir uma combinação sempre que quer fazer algo no smartphone, esta é a sua app.

Nem todos os utilizadores usam código de desbloqueio no smartphone. Para muitas pessoas o simples facto de ter que introduzir o mesmo código vezes e vezes sem conta sempre que se pretende fazer algo no smartphone é desencorajador, o que acaba por ser um incentivo indireto a deixar o equipamento desprotegido.



Com a nova versão do Android, a Lollipop, chegou uma ferramenta útil chamada Trusted Places: o smartphone não pede o desbloqueio sempre que está num local da confiança do utilizador – como em casa ou no trabalho, por exemplo.



Mas a aplicação Delayed Lock consegue levar este conceito um pouco mais longe. Além de o utilizador poder definir locais que considera como seguros e outros como inseguros, pode ainda dizer que quando o smartphone está ligado a determinadas redes Wi-Fi ou emparelhado com determinados equipamentos em Bluetooth é dispensável a utilização de um código.



Se estiver a carregar também é possível optar pela não utilização momentânea de códigos. A aplicação tem ainda outras ferramentas de segurança como a possibilidade de bloqueio do equipamento após o envio de uma SMS.



Conclusão: o utilizador só precisa de desbloquear o telemóvel quando está num local pouco comum e onde o risco de roubo é exponencialmente maior. Mas aí é de facto aconselhável que esteja protegido, sob o prejuízo de roubo de informação pessoal ser demasiado alto.



A aplicação Delayed Lock é gratuita, mas apenas garante acesso ao programa durante sete dias. Para continuar a utilizar a ferramenta será depois necessário pagar 1,99 euros.

Descubra a próxima aplicação

beActive desafia jogadores a sobreviver ao Let Us Prey


O jogo da editora portuguesa foi hoje disponibilizado para iPhone e iPad e baseia-se no filme de terror que só vai chegar aos cinemas em 2015. Se é impressionável o melhor é não descarregar a aplicação.

A combinação entre os gráficos típicos dos jogos da NES, com estilo retro pixel, e um guião onde a morte paira a cada canto não é propriamente inovadora, mas pode queimar os neurónios a quem não resiste a um bom desafio.

A história do jogo protagonizado por Liam Cunningham, um dos atores da série Guerra dos Tronos, é recriada em mais de 40 níveis, com outros tantos níveis extra em modo Inferno (Hell Mode), para quem gosta de enfrentar maiores dificuldades.

O protagonista tenta sobreviver aos obstáculos sangrentos em quatro mundos - Deserto, Floresta, Masmorras e Espaço - contando com a ajuda (ou não) de personagens, segredos e cenas de crime que podem ser desbloqueados.

Variando entre difícil e exasperante, o jogo já começa a receber atenção internacional e os produtores avisam que não se responsabilizam se alguém decidir atirar o telemóvel ao chão...

O Let Us Prey: Surrender to Hell é gratuito para iOS e deve chegar à plataforma Android ainda este mês.




Descubra a próxima aplicação

Aplicação para descobrir músicas Shazam tem novo visual e opções


Nesta altura poucos serão aqueles que não conhecem a Shazam, um dos primeiros fenómenos entre as aplicações móveis. A app mantém as suas caraterísticas robustas e peculiares de pesquisa, mas num design renovado.

Continua a ser possível descobrir uma música que está a tocar no bar, na discoteca, na rádio ou num qualquer outro local onde estejamos, independentemente do género e ano de lançamento e, segundo os seus criadores, ainda mais rapidamente do que acontecia até agora.

A atualização trouxe um novo visual à popular aplicação, entre outras novidades. A partir da página inicial agora é possível aceder a informação variada sobre as músicas já ouvidas, além da visualização de artistas recomendados, músicas ouvidas pelos amigos, etc.

Foi também acrescentado o botão “Reproduzir tudo", que permite ouvir playlists inteiras através do Shazam, nomeadamente tabelas, os “shazams” pesquisados, músicas recomendadas, entre outras.

A Shazam é gratuita e está disponível para iOS, Android, Windows Phone, Mac OS e Windows.

Descubra a próxima aplicação

Candy Crush Saga chega ao Windows Phone


É um dos jogos mais populares da atualidade e acaba de chegar ao Windows Phone, uma estreia que promete adoçar a boca aos utilizadores do sistema operativo móvel da Microsoft.





A popularidade do título dispensa grandes apresentações. O Candy Crush é um jogo de paciência, onde o utilizador tem de juntar doces de cores iguais para progredir no jogo e alcançar os objetivos, que na maior parte dos níveis passam por remover as camadas de gelatina que cobrem parte do tabuleiro.



Nas plataformas onde já estava disponível o Candy Crush continua no top dos mais descarregados de sempre e a lista recentemente disponibilizada pela Apple também mostra que foi o mais rentável de 2014 na App Store.



O download do jogo é gratuito, mas como é prática habitual nos jogos da King, dona de outros êxitos como Farm Heroes Saga, tem compras na aplicação, que permitem jogar sem parar.

Se não quiser gastar dinheiro (ou recorrer ao Facebook) não fica impedido de jogar, mas é forçado a fazer paragens com um intervalo de tempo que vai aumentando à medida que o jogo vai progredindo.



Descubra a próxima aplicação

Há um jogo que vai meter o seu cérebro num saco de papel


Agora que as novas regras da fiscalidade verde estão aí à porta, saber rentabilizar os sacos das compras pode significar poupança. Se acha que é um mestre do “ensacamento”, porque não experimenta o jogo Bag It!?

Bag It! é um jogo que por todas as razões e mais algumas deve ser classificado como simples. E é na simplicidade deste quebra-cabeças que reside o seu encanto. Explicando..



O jogador tem à sua disposição um simples saco de papel para poder guardar algumas compras. Essas são dadas pelo sistema de jogo e podem variar entre pacotes de leite ou sumo, bananas, melancias, caixas de ovos, baguetes, entre outros.



Será apenas preciso empacotar tudo dentro de um espaço limitado. Parece fácil certo? O problema é quando lhe dão quatro melancias e duas caixas de ovos – o peso e a fragilidade a conviverem no mesmo saco. Como se não bastasse e para que o jogador não termine o ensacamento com um espírito superior, é obrigatório movimentar o telemóvel de um lado para o outro para conferir que está tudo seguro e que nada se parte.



O jogo tem animações simples, mas divertidas. Pode ser descarregada uma versão gratuita e uma outra mais completa mediante o pagamento de 1,50 euros, sensivelmente, para dispositivos móveis Android e iOS.

Depois de tantas sugestões, já sabe quais vai instalar este domingo?

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico