Os dados avançados pela RevenueCat indicam que, em média, um ano após o seu lançamento, as receitas médias geradas por uma aplicação são inferiores a 50 dólares. Apenas 17,2% das apps são capazes de alcançar receitas na ordem dos 1.000 dólares por mês.

RevenueCat | State of Subscription Apps 2024

Depois de atingirem este marco, a probabilidade de crescerem ainda mais aumenta: 59% conseguirão arrecadar 2.500 dólares todos os meses e 60% alcançarão receitas mensais de 5.000 dólares. Segundo o relatório, apenas 3,5% das apps conseguem chegar a receitas mensais de 10.000 dólares. 

Os especialistas notam que existem diferenças relevantes entre categorias de aplicações. As apps na categoria de Saúde e Fitness geram mais receitas após um ano, com um desempenho que é duas vezes superior às de todas as outras categorias combinadas.

Por outro lado, as aplicações na categoria de Viagens e de Produtividade são as que enfrentam mais dificuldades. Até mesmo o Top 5% destas apps só consegue gerar receitas mensais inferiores a 1.000 dólares um ano após o seu lançamento.

Segundo a análise, o preço mais comum para uma subscrição mensal é de 10 dólares. Apesar disso, há uma subida de 14% no preço médio das subscrições mensais, passando de 7,05 para 8,01 dólares.

Já o preço das assinaturas semanais registou um aumento inferior a 2%, para 5,55 dólares. Nas subscrições anuais verificou-se uma subida de pouco mais de 1% no preço médio, de 32,94 para 32,53 dólares. As aplicações oriundas da América do Norte apresentam uma monetização 4 vezes superior à média global.

Consumidores gastaram 5 horas por dia e 171 mil milhões de dólares em apps no ano passado
Consumidores gastaram 5 horas por dia e 171 mil milhões de dólares em apps no ano passado
Ver artigo

O relatório sugere que os consumidores estão mais atentos aos seus gastos e a cancelar assinaturas de apps que já não usam. A percentagem de assinantes mensais que permanecem após 12 meses registou uma descida de 14% em comparação com o ano anterior.

O relatório prevê que, no próximo ano, os preços das assinaturas vão continuar a subir e que cada vez mais apps vão adotar planos de subscrição que não incluem períodos de experimentação.

Haverá um aumento significativo na implementação de modelos híbridos de monetização e o debate sobre o melhor tipo de modelo de subscrição vai tornar-se mais intenso. Além disso, a IA vai dominar as discussões e influenciar significativamente o desenvolvimento de apps e de estratégias de marketing.