O Assistente de Condução ajuda os condutores a gerir as chamadas recebidas, assim como ler e responder mensagens durante a condução, além de atalhos para apps que usem áudio (Spotify, Podcasts, etc.). O sistema tem sido apontado como útil a quem tenha automóveis mais antigos, sem os atuais sistemas de infotainment com mais elementos. Mas a Google tem vindo a reduzir as funcionalidades deste modo de condução e este mês, a visão geral do ecrã inicial da funcionalidade vai desaparecer, ficando reduzido aos controlos do leitor de multimédia.

A Google esclareceu ao Android Police que o modo de assistente ao condutor não vai desaparecer, mas tudo indica que apenas fique o nome . A aplicação, que podia ser acedida no Google Maps, vai desaparecer, restando-lhe apenas o leitor de multimédia e um atalho para o Google Assistant, o que para muitos utilizadores deixa de ter utilidade.

Assistant Driving Mode
Créditos: Android Police

A fabricante parece empenhada em concentrar as funcionalidades no Android Auto, ligando o smartphone ao sistema de infotainment dos veículos compatíveis ou o Automotive, que funciona como um sistema operativo do veículo. Mas ao retirar as funcionalidades em veículos que não suportem nem um sistema, nem outro, deixam de fora os modelos mais antigos e respetivos condutores.

A mudança do Assistant Driving Mode está marcada para o dia 7 de fevereiro. A partir desta data, o Google Maps passa a ter apenas os controlos multimédia e o atalho para o Google Assistant, como referido. As funcionalidades principais do Google Assistant dedicadas aos condutores desapareceram em 2022. A funcionalidade destacava-se por ter botões grandes, de fácil acesso quando se conduz, fosse para fazer uma chamada ou enviar uma mensagem. Desse menu apenas sobreviveu o botão de microfone, que basicamente ativa o Google Assistant.

A tecnológica tem sido apontada pela incapacidade de decidir sobre a forma como os condutores interagem com os conteúdos do seu smartphone em automóveis mais antigos, que não têm suporte a Android Auto. E com a diminuição de funcionalidades de assistente de condução no próprio smartphone, essas limitações são mais salientadas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.