O Instagram quer proteger os utilizadores mais novos, mas, para pôr em prática o seu plano, vai exigir saber a data de nascimento de todas as pessoas presentes na plataforma. Os novos utilizadores têm já de providenciar esta informação para conseguirem completar o registo, mas aqueles que aderiram à rede social antes do último trimestre de 2019, deverão ter conseguido escapar-se desta exigência.

tek instagram

A partir da próxima semana, a empresa vai começar a pedir aos utilizadores que ainda não registaram a sua data de nascimento, que o façam. O pedido vai surgir em dois cenários distintos: através de uma notificação, que continuará a aparecer até que ceda a sua data nascimento; e quando tentar visualizar conteúdo assinalado como sensível. Neste último caso, não lhe será possível ver a publicação enquanto não registar a data de nascimento.

Instagram apresenta novas medidas para tornar a plataforma num local mais seguro para os jovens
Instagram apresenta novas medidas para tornar a plataforma num local mais seguro para os jovens
Ver artigo

A tecnológica adianta que vai recorrer a inteligência artificial para detetar casos em que o utilizador poderá ter providenciado uma data falsa. Nestes casos, os utilizadores serão obrigados a certificar a sua idade. "No futuro, se alguém nos disser que está acima de uma certa idade, e a nossa tecnologia nos disser o contrário, vamos dar ao utilizador uma lista de opções que lhe permitirão verificar a sua idade", explicou o Instagram. "Esta funcionalidade ainda está uma fase inicial, pelo que teremos mais detalhes para partilhar em breve".

Estas mudanças visam ajudar o Instagram a manter uma plataforma mais segura e mais privada para os utilizadores mais novos. A rede social afirma também que, por padrão, os perfis dos adolescentes vão passar a ser privados e que os anunciantes não vão poder impactar demografias mais jovens mediante critérios etários.

Recentemente, o Instagram também implementou funcionalidades que impedem adultos de enviar mensagens a adolescentes desconhecidos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.