Thomas Dimson, engenheiro de software do Instagram, utilizou milhões de comentários da rede social para analisar a evolução das figuras. Num artigo publicado no Instagram Engeneering, Dimson mostra como o uso dos emoji aumentou ao longo dos anos – atualmente quase metade dos comentários tem um, contrastando com apenas cerca de 20% no período de 2012 a 2013.

O elemento do Instagram recorreu a algoritmos e ao contexto em que foram utilizados os emoji para chegar à definição de cada um e à quantidade de vezes em que foram empregues. Dessa pesquisa resultou uma lista dos mais usados encabeçada pela figura que chora a rir, seguida pela que é usualmente usada para descrever os momentos mais bonitos e apaixonados.

Outra curiosidade revelada pelo estudo foi que as expressões positivas classificam-se muito mais alto do que as tristes ou chateadas - o que faz sentido pois as pessoas tendem a mostrar o seu melhor nas redes sociais.

A popularidade dos emoji tem crescido nos últimos anos muito graças à integração que os desenhos têm tido nos teclados dos sistemas operativos móveis - iOS e Android sobretudo. A utilização à escala mundial chega mesmo a ganhar contornos de negócio em algumas aplicações móveis, caso do Line, onde é possível os utilizadores criarem e venderem sticks, criações que derivam dos emoji.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico