As questões de privacidade continuam a ser uma preocupação de muitos utilizadores expostos nas redes sociais. A Meta pretende oferecer novas ferramentas para proteger os utilizadores de partilhas não autorizadas das suas conversas. Segundo a Wabetainfo, o WhatsApp está a testar uma funcionalidade de privacidade que limita a partilha do chat.
Esta funcionalidade foi desenhada para dar aos utilizadores maior controlo sobre as suas conversas de texto. Será ainda possível desligar os downloads automáticos de elementos multimédia para a galeria do smartphone, tais como fotografias e vídeos que receba no chat. Na prática, vai poder restringir que o histórico das conversas seja exportado para fora da aplicação sem o seu consentimento, caso entenda que o assunto é sensível.
A novidade foi descoberta na versão beta do WhatsApp 25.10.10.70 disponível na aplicação de testes TestFlight do iOS. Na imagem partilhada, é possível ver o interruptor do Advanced Chat Privacy ligado, impedindo tanto a exportação dos chats, como o registo automático dos elementos multimédia no equipamento. Na outra imagem vê-se o bloqueio dos conteúdos no smartphone devido às restrições da privacidade. Essa opção estará ativa tanto para conversas individuais como em grupo.
É ainda apontado que estas medidas de privacidade já são aplicadas a mensagens individuais que desaparecem depois de serem lidas e que o WhatsApp pretende aumentar a funcionalidade às conversas que tenham a definição de privacidade ligada.
As restrições na exportação de conversas no WhatsApp pretendem dar maior confiança aos utilizadores que utilizam a plataforma para comunicar, muitas vezes assuntos sensíveis ou confidenciais que passam a ser protegidos contra partilhas não autorizadas ou fugas de informação acidentais. É ainda referido que todas as interações com a Meta AI são desligadas quando o modo avançado de privacidade está ligado.
As conversas privadas, fotos pessoais, reuniões confidenciais feitas dentro da plataforma WhatsApp, entre outros conteúdos sensíveis, passam a estar mais protegidos pelos utilizadores através da funcionalidade. A função não impede mensagens de serem partilhadas, mas sim, toda a conversa de ser exportada ou gravada para fora da aplicação.
Esta opção de privacidade é opcional e precisa ser ativada pelo utilizador e gerida em cada sala de conversa. Quando é ativa, todos os participantes do grupo de conversa são informados dessas definições de privacidade, por questões de transparência.
Ainda não existe uma data para a introdução da funcionalidade, estando atualmente em teste no iOS.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários