Não há nada que ajude mais o smartphone ou o tablet a aumentar funcionalidades ou recuperarem interesse do que aplicações novas. Algumas servem para poupar tempo em tarefas rotineiras e habituais, outras para descobrir novas formas de gerir as completar. 

É por isso que todas as semanas dedicamos algumas horas do nosso tempo à procura e à análise de novas sugestões de apps para os seus gadgets. umas são mais difíceis do que outras, e os jogos acabam por consumir sempre mais tempo (!), mas a equipa do TeK faz tudo com a maior dedicação.

Esta semana trazemos uma aplicação para descobrir novas notícias de cada vez que abre um novo separador no Chrome, uma app que não o vai deixar apeado na previsão meteorológica e até uma nova funcionalidade do Snapchat para poupar dados. E que tal um modo "alucinante" de aplicar filtros às suas fotos.

Ah, e não nos esquecemos também dos jogos! Passe pelas próximas páginas para descobrir quais destas sugestões podem refrescar o seu smartphone e tablet, e se tiver novas propostas use a caixa de comentário para partilhar.

 

Contar histórias com mais imagens é com o Sway

A ferramenta de storytelling já estava disponível para iOS mas chega agora à loja do Windows com interface e funções adaptadas ao Windows 10.

Relatórios, apresentações, histórias personalizadas e outro tipo de anotações fazem parte dos materiais tratados preferencialmente através do Sway. A aplicação quer abranger uma vasta gama de utilizadores, desde os profissionais a estudantes, mas também pode ser usada em modo caseiro.

A ferramenta do Office já tinha sido disponibilizada para o sistema operativo móvel da Apple, e agora ficou pronto para o Windows 10, funcionando em tablet ou em PC ou portátil.

As fotografias podem ser captadas imediatamente, com a câmara, ou recolhidas de um repositório, e não haverá problemas com o consumo de dados se quiser fazer uma apresentação porque todo o conteúdo fica disponível offline.

O download é gratuito.

 

Fica abaixo o exemplo de uma apresentação realizada com o Sway.

 

Veja a próxima aplicação

Usa o Snapchat? Agora tem uma opção para poupar nos dados

A mais recente atualização do Snapchat traz algumas novidades, entre elas a possibilidade de ativar a funcionalidade Travel Mode, que permite poupar no plafond mensal de dados móveis.

 

O Modo de Viagem, em português, tem de ser configurado a partir das definições da app, ou seja, é necessário clicar no ícone do Snapchat, que fica no topo do ecrã, escolher Definições – Serviços Adicionais – Gerir – Modo de Viagem.

O que vai acontecer com o Modo de Viagem é que a aplicação desativa o carregamento automático de conteúdos se os dados móveis estiverem a ser utilizados.

Além da opção para poupar dados, a aplicação oferece agora uma nova forma de usar emojis nas fotos e vídeos, sem limites em número e local. Para tal há um novo botão que já pode ser visto no topo do ecrã, assim que as fotos ou vídeos são registados.

 

Veja a próxima aplicação

Não deixe que o tempo lhe estrague as férias e use a Morecast como prevenção

 

Há muitos factores que podem contribuir para o sucesso das férias, mas há um mais importante que os outros: a meteorologia. Com esta aplicação pode ir adaptando as suas atividades ao sabor do tempo.

 

Aplicações de meteorologia há muitas, mas a Morecast assume o compromisso de entregar funcionalidades premium numa aplicação gratuita.

Além de dar informações sobre o estado do tempo, como a temperatura real e a temperatura sensorial, mostra ainda as previsões de máximas e mínimas, assim como da velocidade do vento.

Os utilizadores têm depois a possibilidade de comparar a meteorologia para duas localizações diferentes, podem aceder a um radar específico em matéria de pluviosidade e ainda fornece todas as informações de tempo relativa a uma rota que passa por vários locais.

A aplicação Morecast tem ainda uma funcionalidade social que permite captar uma imagem do local onde está e partilhar com os amigos nas redes sociais - com as devidas informações meteorológicas.

A ferramenta está disponível para Android e iOS.

 

Veja a próxima aplicação

NewsDeck oferece-lhe num clique as notícias mais importantes dos principais media portugueses

Basta instalar a extensão no Chome e, cada vez que abre um novo separador, tem na frente uma das notícias mais relevantes dos media portugueses, escolhida por web scraping. E num clique está na página do artigo.

 

A extensão para o browser da Google foi desenvolvida por Paulo Querido e é a versão mais leve, para o público, da NewsDeck - uma aplicação que foi criada há cinco anos e que começou por ser um comparativo dos jornais de economia - feita para o Jornal de Negócios, mas que evoluiu para se tornar uma web app de news intelligence dirigida aos media jornalísticos.

“Esta extensão para Chrome é um primeiro teste, tímido, de criar serviços mais leves, menos pro, adequados ao público em geral”, explicou ao TeK Paulo Querido, que se assume como jornalista-programador. O conceito entronca na estratégia da aplicação NewsDeck, que no futuro terá serviços de jornalismo dirigidos ao grande público.
A extensão NewsDeck foi lançada esta semana e usa como inspiração o NewsPix, que tem o código aberto, e que serviu para base o conceito e tecnologia de frontend, mas usa o processamento de artigos feito pela aplicação originalmente desenvolvida por Paulo Querido, e que usa vários canais.
Para já o funcionamento é muito simples e o resultado também: a cada separador aberto é mostrada uma foto e um titulo de um dos media que têm ligação ao NewsDeck. Se clicar vai diretamente para o artigo, mas pode também “seguir” a intenção inicial e navegar para outra página qualquer.

Já está prevista uma atualização na próxima semana, e evolução para um modelo de mosaico, assim como versões para outros browsers, a começar pelo Firefox, mas seguindo-se o Safari e o sucessor do Internet Explorer.
Há também um serviço associado para parceiros, que pode fornecer informação direta sobre o tráfego gerado pela extensão do Chrome.

 

 

Veja a próxima aplicação

 

Fotos como se tiradas dos sonhos mais alucinantes com a Dreamify

 

Aplicações com filtros para aplicar em fotos há muitas e algumas com resultados que fogem à “beleza” mais tradicional. Baseada na tecnologia DeepDream da Google, a Dreamify é uma delas.

Esta app permite que os utilizadores editem qualquer foto ou imagem com um dos seus vários padrões pedidos emprestados à tecnologia Deep Dream da Google. Os resultados finais mostram um efeito… alternativo. Pós-impressionista, macramé, psicadélico, asfalto são exemplos entre os 12 filtros disponibilizados.

Além do download (ainda só possível para dispositivos Android), usar a Dreamify implica um registo, com a “abertura” de uma conta ou com os acessos de serviços como o Gmail, o Facebook ou o Twitter.

As imagens a tratar podem registadas no momento ou recuperadas da galeria de fotos guardadas no smartphone ou tablet. Poderá ter que aguardar algum tempo até que o resultado “maquilhado” apareça.

Além do ecrã inicial com os diferentes filtros padrão e possibilidade de costumização, a aplicação tem mais três “menus”: o My Images, onde ficam guardadas as fotos do utilizador; o Gallery onde surgem as imagens mais populares ou mais recentes carregadas na aplicação pela restante comunidade de utilizadores; e o menu Account, onde se definem as opções da conta.

 

Veja a próxima aplicação

Em Tiny Striker não há tempo para pensar

 

O mundo do desporto é feito de decisões e nem todas são bem recebidas pelos adeptos. Se já alguma vez disse que “aquele golo” até o marcava com a perna às costas, então o jogo Tiny Striker pode ser um bom desafio.

 

O jogo Tiny Striker é um simulador de futebol no qual o utilizador apenas precisa de “bater” umas bolas. E se os primeiros remates parecem fáceis, pois a baliza está escancarada e não há ninguém pelo meio para intercetar o remate, rapidamente a descontração desaparece.

Ao fim de alguns golos o jogador já terá de aplicar um efeito curvado no remate para desviar da barreira e terá de fazer cálculos para não coincidir com a bola no momento em que o guarda-redes está em determinada posição da baliza.

Em cada remate o jogador tem cerca de três segundos para o concretizar em golo. Pode tentar as vezes que conseguir nesse curto espaço de tempo, mas se falhar, terá de começar tudo de novo.

O jogo tem um design minimalista, inspirado nos clássicos de 8-bits, mas consegue ainda assim entregar uma experiência de jogo agradável e que serve para “matar” aqueles momentos em que está à espera de algo ou alguém.

Tiny Striker está disponível para iOS e Android.

 

Está terminada a "ronda" desta semana. Se quiser mais apps fresquinhas é só voltar amanhã.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.