Apesar do início do outono e as folhas começarem a cair das árvores, o calor ainda se faz sentir e convida a boas caminhadas, ainda que não muito prolongadas, devido à pandemia. Mas em casa pode sempre entreter-se com novas apps que continuam a ser lançadas para os smartphones Android e iOS.

Esta semana há um pouco de tudo, desde o regresso das Tartarugas Ninja aos videojogos para smartphones, a aplicações de anotações, para que não se esqueça das tarefas. E até pode optar por apps de anotações com simpáticos gatinhos. E se gosta do prazer da leitura, há uma ferramenta que serve de rede social para descobrir novos livros.

Descubra ao detalhe as novidades para instalar no smartphone.

Descubra novos livros e partilhe as suas obras preferidas com uma comunidade online na Bookself

A Bookself é uma espécie de “Facebook” para os amantes da leitura. Além de poder partilhar o que está a ler, o que já leu ou que livros estão na sua lista de leituras futuras, a rede social abre a porta à discussão entre os utilizadores.

É um apaixonado pela leitura que está sempre em busca de novas obras para ler, mas o seu grupo de amigos não partilha o mesmo interesse? A Bookself quer tornar a leitura uma atividade social e através dela pode interagir com uma comunidade online de entusiastas do mundo da literatura.

Na rede social é possível partilhar as suas obras favoritas com outros utilizadores, assim como dar a conhecer os livros que está a ler, que já leu ou os que estão na sua lista de leituras futuras.

É também possível organizar todas as suas escolhas em listas baseadas nos seus interesses. Ao seguir outros utilizadores ficará a conhecer os seus gostos e se alguma das suas recomendações o deixou curioso, sempre pode mandar uma mensagem.

Imagine que encontrou uma obra que despertou a sua atenção, mas não tem a certeza se a deve ou não comprar. Para o ajudar a fazer escolhas, a Bookself disponibiliza a possibilidade de ler ou ouvir excertos das obras. É verdade que encontrar tempo para pôr a leitura em dia é por vezes uma tarefa complicada, mas a aplicação permite criar lembretes para que não se esqueça do que está a ler.

A Bookself é gratuita e está disponível para smartphones ou tablets com o sistema operativo Android na Play Store.


Cowabunga: as Tartarugas Ninja estão de regresso aos videojogos para smartphones

TMNT Mutant Madness é um jogo lançado em iOS e Android de combate e com forte destaque no colecionismo de personagens.

Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello estão de regresso aos videojogos num título exclusivo para smartphones. O objetivo é colecionar cartas de personagens e construir a melhor equipa possível, assim como amealhar itens e habilidades para melhor performance nos combates.

O jogo salienta a componente de colecionismo que será um ponto forte para os jogadores mais saudosistas em reencontrar algumas das personagens clássicas, incluindo a repórter April, o mestre Splinter ou o vilão Shredder. As personagens podem ser treinadas para melhorar as suas estatísticas e serem enviadas para missões, que no fim oferecem recompensas aos jogadores.

Além das missões, deve ter em conta o esconderijo das famosas tartarugas. Pode desbloquear e melhorar as salas, criar ginásios de treino e outros que permitem mesmo amealhar recursos essenciais quando não se encontra a jogar.

O jogo suporta multijogador, pelo que irá desafiar outros jogadores online para testar a qualidade da equipa.

TMNT Mutant Madness está disponível gratuitamente em versões iOS e Android.


Esta app transforma as fotografias em segundos. E tem um novo efeito de inteligência artificial

Chama-se Photo Lab Picture Editor, é gratuita e está disponível para Android e iOS. Difícil vai ser escolher qual dos efeitos ou filtros quer aplicar nas fotografias.

Todos os smartphones têm uma câmara fotográfica e há quem já não resista a tirar partido desta invenção todos os dias. Apesar da qualidade das fotografias terem vindo a aumentar, só com algumas aplicações é que é possível “transformar” o resultado final em algo que quase parece ter sido feito por um artista. A Photo Lab Picture Editor é um desses exemplos e tem agora um novo recurso que conta com a ajuda da inteligência artificial (IA).

Uma fotografia que se torna uma espécie de desenho de banda desenhada, através da IA. É esta a mais recente novidade da aplicação e só demora alguns segundos até o resultado surgir.

Veja na fotogaleria alguns das transformações de fotografias com a app.

Para além deste novo recurso, a Photo Lab conta com outros efeitos que parecem ter saído de um filme. Mas também há opções de edição mais simples, como as colagens ou filtros para as fotografias. Ao todo, são 800 efeitos que pode explorar.

A app é gratuita e está disponível para Android e iOS.


Rabbids Coding é o jogo gratuito para brincar e aprender a programar

A aplicação ficou hoje disponível para iOS e Android e segue a mesma lógica do jogo que a Ubisoft já tinha para computadores Windows.

Os protagonistas são os "elétricos" Rabbids que invadiram a Estação Espacial Internacional. É é preciso fazê-los sair antes que destruam tudo. O guião não é diferente de muitos outros jogos, mas aqui é preciso aprender um pouco de programação (básica) para conseguir executar as tarefas propostas.

O jogo é dirigido às crianças, mas é também preciso saber ler inglês, francês, alemão para conseguir movimentar os blocos de comandos de código para ter sucesso, o que pode ser um problema para os utilizadores mais novos, ou uma oportunidade! Nas competências a desenvolver estão conceitos de programação como sequências, loops e condições. Em breve será adicionada uma versão de chinês simplificado.

existe uma versão para Windows e a empresa explica que o número de utilizadores disparou 150% com a pandemia, mas com as versões para software mobile podem ainda aumentar a base de jogadores.

O jogo da Ubisoft ficou hoje disponível para iOS e Android e pode ser descarregado gratuitamente das lojas de aplicações.


Tem recados ou lembretes para si próprio? “Anote” tudo no ecrã do smartphone (ou do tablet)

De download gratuito, a app Sticky Notes + Widget não quer ouvir falar de esquecimentos e, vai daí, deixa que quem a utiliza faça “anotações”, de diferentes formas, a partir do ecrã de início dos seus dispositivos móveis.

Mil e uma coisas para fazer e a cabeça não chega para tudo? Já sabemos que o telefone pode ser uma preciosa ajuda, tanto melhor se tivermos uma aplicação que ajude a lembrar aquilo que não pode mesmo ser esquecido. É o caso da Sticky Notes + Widgets.

Para criar lembretes, basta ir até ao ecrã de início, “apontar” a um espaço livre durante um momento e selecionar a opção widget que aparece.

As anotações surgem no género "post it", uns mais quadrados outros mais retangulares, sendo possível escolher entre uma palete de cores "de fundo" e entre o tipo e o tamanho de letra a usar, que inclusive pode ser manuscrita. E também pode desenhar.

Entre os recursos oferecidos, conte igualmente com um número considerável de stickers, para "animar" ou criar "códigos" para distinguir entre as várias notas.

A aplicação permite ainda mexer na transparência da nota, dando mais destaque ou menos ao lembrete em questão, e nomeadamente proteger os conteúdos com password.

Conte igualmente com opções de reordenação e de criação de pastas e subpastas, onde pode guardar os lembretes, assim como de backup, restauro ou gestão dos itens eliminados.

A Sticky Notes + Widget é gratuita, incluindo anúncios e compras na aplicação. Está disponível para dispositivos com sistema operativo Android a partir da Play Store.


Quer associar apontamentos em papel a vídeos ou imagens? Pode fazê-lo com QR Codes em forma de gato

A Catcode recorre a inteligência artificial para reconhecer desenhos de gatos feitos à mão em papel e associa-os a um determinado conteúdo, como um vídeo, uma imagem ou um ficheiro áudio.

Está habituado a tirar notas em papel à “moda antiga” e procura uma forma de ligar o que escreve a conteúdos digitais? Há uma app que o pode ajudar com uma espécie de QR Codes em formato de gato.

É sabido que há certo um fascínio por gatos na Internet, seja em páginas de memes ou em vídeos de animais adoráveis. Os developers de software da Digitalbore decidiram aliar o agradável ao útil e criaram a Catcode.

A aplicação recorre a inteligência artificial para reconhecer desenhos de gatos feitos à mão e associa-os a um determinado conteúdo, como um vídeo, uma imagem ou um ficheiro áudio.

Para começar a usar a Catcode precisa primeiro de desenhar uma cabeça de um gato no papel. Não necessita de ser um “artista”: basta um círculo com dois triângulos. Depois de fazer o scan com a câmara do seu smartphone, a app reconhece imediatamente o símbolo. A partir daí, pode associá-lo ao conteúdo desejado.

De cada vez que fizer o scan do desenho, poderá ver rapidamente o que guardou. Caso mude de ideias, há sempre a possibilidade ligar novos conteúdos a um símbolo que já tinha desenhado. A aplicação é gratuita é, para já, está apenas disponível para Android na Play Store.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.