Nem sempre é fácil encontrar apps interessantes e úteis entre as milhares de propostas nas lojas de aplicações, mas a equipa do SAPO TEK faz todas as semanas uma análise das novas propostas para iOS e Android, ou uma revisão de apps mais antigas que ainda são interessantes.

Desta vez andámos entre desafios de código e jogos de tabuleiro, "repescámos" a app id.gov.pt para guardar os seus documentos e experimentámos uma aplicação para ficar em forma durante o confinamento. Mas também "queimámos" os dedos com o jogo Shadow Fight Arena.

Veja todas as propostas nesta página mas aproveite também para verificar as "borlas" que encontrámos esta semana nas lojas da Apple e do Android.

Quer pôr os seus conhecimentos de programação à prova? A Coderslang tem mais de 1.000 desafios

Na Coderslang poderá também encontrar quizzes personalizados com soluções detalhadas para os problemas apresentados e, para mantê-lo motivado, há até direito a recompensas.

Aprender a programar faz parte da sua lista de resoluções para 2021? Com a Coderslang pode colocar o seu conhecimento à prova, com desafios para quem começou agora a sua aventura de aprendizagem pelo mundo das linguagens de código ou para um expert na matéria.

Em destaque na aplicação estão mais de 1.000 desafios em várias linguagens de programação, incluindo Javascript, Node.js, HTML, CSS, React.js e C#. É também possível encontrar quizzes personalizados, assim como soluções detalhadas para os problemas apresentados.

À medida que avança, habilita-se a desbloquear vários “achievments”, havendo ainda direito a recompensas especiais, assim como a possibilidade de desafiar os seus amigos. A Coderslang dispõe também de uma secção onde poderá consultar todo o progresso que fez ao longo do tempo.

A aplicação é gratuita e está apenas disponível para Android, através da Play Store, e para iOS, na App Store.


Pronto para o desafio? Este jogo de tabuleiro junta estratégia a combate

Jogar com utilizadores em qualquer ponto do mundo é possível com o Dicast: Rules of Chaos, que traça um missão bem clara: derrotar os opositores. Mas, para isso, vai ter de pensar bem nas suas jogadas...

Imagine um jogo de tabuleiro que mistura estratégia com ação. É assim que funciona o Dicast: Rules of Chaos, um jogo em que o objetivo é derrotar os inimigos para conseguir pontuações mais elevadas.

Cada jogador tem três cartas de dados que pode usar de forma estratégica para conseguir ganhar mais poderes ou para atacar o oponente num jogo. Sempre que completar uma volta ao tabuleiro arrecada pontos.

À medida que vai conseguindo ter cada vez mais pontos, pode desbloquear novos heróis e cenários do tabuleiro. Também é possível explorar equipamentos de combate mais eficazes, o que o vai ajudar noutros combates futuros.

O jogo é grátis e está disponível para iOS e Android.


Alterações ao Código da Estrada tornam válida identificação de documentos na app id.gov.pt

Com a entrada em vigor das alterações ao Código da Estrada, as entidades fiscalizadores passam a poder validar os documentos de identificação na app que foi lançada em 2019.

A aplicação id.gov.pt foi lançada para permitir guardar, em formato digital no telemóvel, os documentos de identificação, mas logo na altura gerou polémica porque as autoridades declararam não considerar essa apresentação como possuindo valor legal. Agora o Código da Estrada tem mesmo essa indicação inscrita.

As alterações entraram em vigor a 8 de janeiro e incluem uma série de modificações, entre as quais o agravamento das multas por uso de telemóvel ao volante, como o SAPO TEK já deu conta. Há ainda uma série de definições de desmaterialização de processos, como a possibilidade de uso de cartas de condução digitais, notificações contraordenacionais por via eletrónica com adesão voluntária à morada única digital, a desmaterialização dos certificados de avaliação psicológica e as comunicações eletrónicas entre as Forças e Serviços de Segurança e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, para efeitos de participação contraordenacional e registo estatístico.

Com a app id.gov.pt é possível guardar e apresentar vários cartões de identificação, como a Carta de Condução, o Cartão de Cidadão e o cartão da ADSE. A segurança é garantida através da Chave Móvel Digital.

A aplicação pode ser instalada gratuitamente a partir da App Store da Apple para equipamentos iOS e da Play Store da Google para Android.


Ficar novamente em casa, mas sempre em forma. Esta app ajuda-o

Confinamento só é sinónimo de sedentarismo se quiser. Apps para treinar em casa não faltam e estão cada vez melhores e em diferentes "disciplinas". Com esta vai apurar postura, força ou mesmo flexibilidade.

Pilates é um tipo de treino cada vez mais popular pelos resultados possíveis graças
à combinação de exercícios. Mexer todos os músculos sem sobrecarregar as articulações é um dos objetivos.

Mais precisamente, a promessa da Pilates workout routine é oferecer um conjunto eficaz de exercícios que atua em todos os grupos musculares, ajudando em aspectos como a flexibilidade, a postura e a saúde da coluna.

Paralelamente, e como em qualquer atividade física, o pilates acelera o metabolismo do corpo e contribui para a perda de gordura.

Na Pilates workout routine há 60 exercícios, classificados de acordo com a sua intensidade e dificuldade, próprios para diferentes tipos de utilizadores. Cada exercício é descrito com áudios, vídeos e texto.

Embora por vezes se sugira a utilização de acessórios, é possível praticar sem eles.

A Pilates workout routine - ou, em português, Exercícios pilates para iniciantes - Ficar em forma - é gratuita com compras na aplicação e está disponível para Android.


Até que os dedos "peguem fogo": Shadow Fight Arena é um jogo de combate “mano-a-mano” para smartphones

A nova versão deste jogo de combates troca os modelos das personagens baseados em silhuetas por versões bem detalhadas dos lutadores, lembrando títulos como Street Fighter e King of Fighters.

Os jogos de combate em arenas de perspetiva lateral, 2D são bastante apelativas nas máquinas árcade e consolas de videojogos. A série Shadow Fight, como o nome indica, oferece nos smartphones uma experiência semelhante, usando silhuetas das personagens como protagonistas. E apesar do mesmo nome, o novo título da série evoluiu e oferece agora modelos muito detalhados e bem animados, com cenários de fundo agradáveis.

Em Shadow Fight Arena deve escolher a sua personagem favorita e enfrentar outros jogadores espalhados pelo mundo. Para tal, terá de criar uma equipa de três lutadores e vencer a do adversário num sistema de tag team. Para além dos seus murros e pontapés, cada personagem tem habilidades únicas para utilizar nos combates.

Cada partida oferece experiência aos lutadores e a cada nível melhoram as suas estatísticas. Os combates não são muito complexos, dispensando os complexos combos habituais nos jogos do género. Este baseia-se mais no timing dos ataques, na capacidade de esquivar e travar os golpes do adversário. Tem um golpe à distância e outros tantos que são executados misturando os ataques com as direções.

O jogo está disponível gratuitamente em equipamentos Android e iOS.


Quer partilhar ficheiros áudio de grande dimensão de forma simples e rápida? Há uma app que o pode ajudar

Através da Audiopile pode gravar ou fazer o upload de ficheiros áudio de grandes dimensões de qualquer dimensão e formato. A app cria “miniaturas” MP3 para que possa partilhá-los de facilmente com outros utilizadores.

É verdade que existem serviços online que permitem enviar ficheiros de grandes dimensões. No entanto, para quem trabalha com ficheiros áudio, como produtores musicais, engenheiros de som e até podcasters, ferramentas à semelhança da Dropbox ou do WeTransfer nem sempre são práticas.

Longe de processos de conversão complicados, através da Audiopile é possível gravar ou fazer o upload de ficheiros áudio de grandes dimensões de qualquer dimensão e formato, facilitando a sua partilha.

Depois de fazer o upload dos ficheiros, a Audiopile cria “miniaturas” MP3 para que possa partilhá-los de forma rápida e eficaz com outros utilizadores em grupos privados, sendo possível ativar as notificações para se manter a par das criações dos seus colegas.

O processo de transcodificação dos ficheiros é também útil para quando está no seu smartphone e quer partilhá-los com o mundo numa plataforma de streaming. Uma vez que a aplicação guarda também os arquivos originais, pode voltar a eles sempre que precisar.

A Audiopile está disponível tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, na App Store, contando ainda com uma versão para browser. A aplicação é gratuita até 25 uploads e a partir daí, se desejar, pode aderir ao modo pago, que conta com uma mensalidade de 3,99 dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.