Quando fizer o download da aplicação, e autorizar o acesso à sua conta de Instagram, pode verificar todos os lugares que as pessoas seguiram e compartilharam num mapa interativo, atualizado em tempo real.

De que forma é que a app consegue garantir esta funcionalidade? Através dos dados de localização que os utilizadores do Instagram enviam para a plataforma de forma voluntária, cada vez que optam por usar o recurso de geotag numa história ou publicação.

Ao coletar todos estes dados num único lugar ao longo do tempo, Who's in Town transforma pontos de dados numa cronologia de hábitos e rotina de qualquer pessoa com uma conta pública de Instagram. A aplicação pode dizer-lhe que restaurantes e bares os seus amigos do Instagram frequentam, depois de terem partilhado que lá estiveram.

Uma vez instalada, o utilizador pode extrair dados de publicação das pessoas que segue desde a criação da conta do utilizador e as geotags das histórias publicadas. Uma vez que as histórias da plataforma desaparecem ao fim de 24 horas, as informações mais antigas vão acabar por desaparecer. No entanto, quanto mais tempo tiver a app instalada, mais detalhado será o mapa.

A aplicação apresenta dois modos de visualização, geral e de um único utilizador, permitindo que analise as localizações de todos os seguidores ou apenas de uma pessoa.

De acordo com o fundador da app, Erick Barto, e citado pelo WIRED, a aplicação foi criada com o objetivo de "ilustrar a riqueza de dados confidenciais que os utilizadores partilham de forma voluntária".

Para o investigador de segurança Jason Polakis esta funcionalidade é problemática a nível da privacidade, uma vez “que dados agregados de longo prazo podem ser mal utilizados de várias formas". A opinião foi também dada ao WIRED, via email.

Para dispositivos Android, o download da aplicação terá de ser feito diretamente no site, através de um ficheiro executável (apk), onde lhe é explicado como tem de o fazer. O Who's in Town está disponível na App Store, com o custo de 6,99 dólares.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.