Os modelos generativos de inteligência artificial estão, hoje, por todo o lado, pelo que não é surpresa ver o Spotify a anunciar uma funcionalidade potenciada por esta mesma tecnologia. Falamos do DJ, uma nova forma de criar uma seleção personalizada de música que combina as ferramentas de personalização da plataforma com alguns truques de IA.
Na prática, o DJ oferece-lhe a possibilidade de pedir ao Spotify que toque música de que goste, sem nenhuma outra especificidade. A plataforma oferece-lhe depois um conjunto de faixas que tem ouvido com alguma frequência, outras que repetiu no passado e algumas que se encaixam no estilo geral deste aglomerado.
O "twist" desta nova funcionalidade acontece quando o DJ interage diretamente com o ouvinte, falando através de um modelo de voz gerada automaticamente com a ajuda da tecnologia da Sonantic, uma startup especializada nesse mesmo processo que o Spotify adquiriu em 2022.
Ao iniciar uma sessão com o DJ, este introdu-lo às músicas que selecionou e explica-lhe as razões que o levaram a selecionar determinadas músicas, por forma a que possa compreender melhor o algoritmo. É possível acionar o DJ sempre que quiser para pedir contexto acerca do que vem a seguir e todas estas informações são partilhadas oralmente. "OK, vamos mudar um bocadinho as coisas. Fica com as nossas escolhas editoriais do melhor hard rock que se fez esta semana, começando com Motionless In White", foi uma das frases que um jornalista do Engadget ouviu durante uma fase de testes.
O Spotify explica que nenhuma das falas do DJ é pré-gravada - o áudio é gerado automaticamente, na hora, com base na experiência que foi criada para si. E para garantir que todos os contributos são úteis, a empresa juntou um grupo de guionistas, editores e engenheiros para alinhar os textos e a pertinência da informação transmitida pela IA.
O que determinará o sucesso desta nova funcionalidade é o número de vezes que lhe dará música de que goste realmente, antes de qualquer outra interação por voz gerada artificialmente. No entanto, esse é um domínio onde o Spotify já nada de braçada larga, uma vez que boa parte dos seus argumentos competitivos está na facilidade com que gera playlists baseadas nos seus gostos.
O DJ vai ser lançado nos EUA e no Canadá, ainda em fase beta, mas o processo de maturação fará com que a tecnologia chegue a outros mercados ao longo dos próximos meses.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários