Anne Longfield, ex-comissária da proteção das crianças em Inglaterra, deu entrada uma ação legal contra o TikTok, pela forma como a aplicação recolhe e utiliza os dados de milhões de crianças, no Reino Unido e União Europeia. Segundo avança a BBC, o TikTok diz que o caso não tem mérito e promete combatê-lo.

A acusação afirma que o TikTok tem acesso a informações pessoais das crianças, incluindo números de telefone, vídeos, localização exata e ainda dados biométricos, sem avisos suficientes, transparência ou autorização necessária requerida pela lei. Além disso, sem os menores e os pais saberem o que está a ser feito com essas informações.

A famosa aplicação já respondeu à acusação, referindo que a privacidade e segurança são prioridades de topo para o TikTok, oferecendo políticas de utilização robustas, assim como processos e tecnologias para ajudar a proteger todos os utilizadores, e em particular os adolescentes. “Entendemos que as acusações não têm mérito e intendemos defender vigorosamente a ação”.

A ação foi lançada em nome de todas as crianças que utilizaram o TikTok desde o dia 25 de maio de 2018, e quem não quiser ser representada pode optar por sair do processo. Anne Longfield disse à BBC que se focou no TikTok porque, apesar de todas as redes sociais recolherem dados, esta aplicação tem políticas de recolha de informações excessivas.

Refere que o “TikTok é uma rede social muito popular que ajudou as crianças a manterem-se em contacto com os seus amigos durante um ano incrivelmente difícil. Porém, atrás das músicas divertidas, desafios de dança e outras tendências, esconde-se algo bem mais sinistro”. Para a ex-comissária, trata-se de "um serviço de recolha de dados disfarçado de rede social que deliberadamente e com sucesso enganou os pais das crianças”.

Anne Longfield afirma que os pais têm o direito de saber que tipo de dados privados está a ser recolhida através das suas “práticas obscuras”. A empresa de advogados que está a representar o caso diz mesmo que acredita que a informação recolhida pelo TikTok representa uma grande brecha na lei de proteção de dados do Reino Unido e União Europeia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.