Se o TikTok foi a rede social que impulsionou o formato dos vídeos curtos, obrigando plataformas como o YouTube ou o Instagram a adaptar-se, ao longo do tempo parece querer afirmar-se também como uma alternativa ao formato longo. E até agora já suporta vídeos até 10 minutos, para criadores que necessitem de mais tempo para os seus projetos.

Futuramente, o TikTok poderá aumentar o tempo para 30 minutos. A rede social já está a testar o formato, como apontado pelo especialista em redes sociais, Matt Navarra. Poderá ser um caminho para a plataforma oferecer uma alternativa ao YouTube aos criadores de vídeo mais longos. A imagem partilhada por Matt Navarra faz a introdução do formato, permitindo aumentar o tempo de duração dos vídeos.

Apesar de ser uma alternativa ao YouTube, os vídeos serão certamente em formato vertical, o que poderá tornar-se mais cansativo. Além de que obriga aos criadores de conteúdos repensarem a forma como vão gravar os vídeos. Isto porque muitos criadores aproveitam os vídeos horizontais para fazer um corte ao meio e torná-los verticais, o que funciona bem para projetos mais curtos.

Seria importante que a plataforma se adaptasse e suportasse vídeos horizontais, sem a necessidade das barras pretas nas extremidades para compensar o formato vertical. De recordar ainda que o YouTube permite vídeos com uma duração de 12 horas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.