A Uber tem deixado a cabeça dos investidores à roda: isto porque além do grande valor que a empresa já apresenta e pode vir a ter, tem sérios problemas legais com os quais está obrigada a combater.



Desta feita a notícia chega da Alemanha, onde um tribunal de Frankfurt decretou que o serviço de transporte privado de passageiros é ilegal. E a proibição foi decretada a todo o território.



A proibição é para já temporária, como explica o The Guardian, sendo que a justiça considerou que o Ato do Transporte de Passageiros é violado pelo serviço norte-americano.



A decisão foi aplicada durante uma audição rápida, sendo que o tribunal vai agora avançar para uma análise mais aprofundada da queixa apresentada pela associação que representa os taxistas alemães. Apesar do carácter temporário da decisão, caso a Uber continue a operar em território alemão está sujeita a uma coima de 250 euros por cada passageiro que transportar.



A empresa norte-americana já veio a público dizer que vai recorrer da decisão e que está disposta a lutar até onde for preciso para que seja reconhecida validade ao serviço de boleias. Já a associação que representa os taxistas alemães congratula-se com a decisão anunciada.



A porta-voz da entidade representativa dos taxistas, Anja Floetenmeyer, revelou inclusive que vai pedir ao tribunal para fazer cumprir as coimas, já que a Uber disse deliberadamente que não ia acatar as ordens judiciais.



Caso esta tipo de multa não resulte, a associação dos taxistas vai pedir ao tribunal para aplicar coimas aos motoristas que usarem a aplicação, numa multa que pode ascender aos 25 mil euros.



O serviço Uber já existe em cinco cidades alemãs, mas a empresa tem planos para alargar a mesma até outras seis localizações germânicas – isto porque a Alemanha é um dos mercados mais lucrativos e com maior taxa de crescimento para a empresa.



O Uber também está disponível em Portugal, para já apenas na cidade de Lisboa, com o serviço UberBlack.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.