Devido à pandemia de COVID-19 surgem novas exigências de segurança na verificação das entradas e saídas dos territórios. Em Portugal o controlo fronteiriço iniciado a 16 de março com a entrada em vigor do Estado de Emergência vai manter-se, pelo menos, até 15 de junho. No espaço de um mês, a SEF Mobile, uma aplicação desenvolvida pela portuguesa Present Technologies, permitiu ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras realizar mais de 75 mil controlos de fronteira sem recorrer ao contacto físico.
A aplicação foi desenvolvida para responder à nova legislação europeia de controlos de fronteira. Embora tenha sido inicialmente idealizada com o controlo das zonas aéreas e marítimas em mente, a pandemia de COVID-19 acabou criar desafios a nível da verificação das fronteiras terrestres.
Em comunicado, a Present Technologies explica que, na altura em se soube que as fronteiras terrestres iam passar a ser controladas devido ao Estado de Emergência, a SEF Mobile teve que ser rapidamente adaptada, para responder à nova realidade.
O processo não foi fácil, admite Paulo Martins, COO e um dos fundadores da Present Technologies, pois devido à pandemia, toda a empresa tinha entrado em regime de teletrabalho. No entanto, em duas semanas, a empresa conseguiu disponibilizar ao SEF uma versão funcional da aplicação.
Para Erica Santos, Inspectora do SEF e responsável pela operacionalização da solução no terreno, a aplicação tornou-se numa ferramenta essencial. A responsável explica que, além aumentar a eficiência, a aplicação está a ajudar a garantir a segurança de todos os que estão envolvidos no processo de controlo de fonteiras.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários