As compras integradas, originalmente conhecidas como In-App Transactions, “melhoram a experiência dos utilizadores” de apps móveis. É este o principal argumento apresentado no mais recente estudo elaborado pela Gartner na área do mobile para justificar o facto de estas aquisições in-app gerarem neste momento mais 24% de gastos do que a compra de aplicações propriamente ditas.   

“Em média, os utilizadores de equipamentos móveis estão a gastar 7,40 dólares na compra de apps a cada três meses, face aos 9,20 dólares que despendem em compras integradas nas mesmas”, assegura Stephanie Baghdassarian. A directora de pesquisa da Gartner explica ainda as razões para este tipo de comportamento ser hoje uma realidade: “seja um jogo ou uma app de produtividade, fitness ou entretenimento, as compras integradas são oportunidades perfeitas para adicionar valor a cada app. E isso conduz os utilizadores à compra e à consequente satisfação”.

As compras integradas correspondem aos conteúdos e serviços que os utilizadores de aplicações móveis podem adquirir durante o efetivo uso das mesmas e como forma de complementar a experiência proporcionada. Estas aquisições dentro dos conteúdos envolvem sempre um pagamento adicional face ao custo inicial da aplicação móvel em causa.    

O estudo mostra ainda que nem todos são utilizadores ativos no que diz respeito às compras integradas nas diversas apps instaladas no smartphone ou no tablet. São os mais entendidos relativamente a cada app e respetiva utilidade – aqueles “que percebem o real valor do conteúdo extra adquirido” – que se mostram mais disponíveis para gastar mais. “Um em cada cinco”, mais concretamente, desembolsando mais de cinco dólares por mês em compras integradas, em média.

O estudo “Market Insight: In-App Transactions Drive Higher Spending, Improve Customer Experience" baseia-se nos testemunhos de 3.000 consumidores residentes nos Estados Unidos, Reino Unido e China, recolhidos em Agosto e Setembro de 2015. O objetivo da Gartner com a pesquisa era “ficar a saber mais sobre a atitude dos utilizadores face às aplicações móveis”.