Já cá anda há algum tempo, mas só agora caiu na "boca do povo", como se costuma dizer. Tanto que os servidores estão a ter dificuldade em dar conta do recado. E o aviso faz-se logo na homepage do site que apresenta a app Vero.

A aplicação tem ganho folego nos últimos dias, com a partilha por cada vez mais utilizadores dos novos perfis. Um dos “slogans” que mais parece ter sucesso é a promessa de ser livre de publicidade e dos inteligentes algoritmos adotados pelas redes sociais do momento, que muito começam a aborrecer de tanto acharem que sabem o que mais gostamos de ver.

A Vero assume o nome que tem (em italiano) e pretende ser uma rede social “de verdade”. O objetivo é oferecer um serviço que traga de volta a essência original das redes sociais: numa base cronológica, sem "bitaites" dos tais algoritmos, e sem anúncios e conteúdos patrocinados.

A utilização é idêntica a outras apps sociais: terá de criar um perfil, em que é necessário fornecer nome e endereço de email e escolher uma password. O momento seguinte implica a cedência do número de telefone, como acontece no WhatsApp, por exemplo, e a possibilidade de encontrar amigos que também tenham feito o download da aplicação, dando autorização de acesso aos contactos - o que não é obrigatório. Pode sempre optar pela pesquisa dentro da Vero.

Além dos amigos, pode sempre explorar o restante universo de contas da app e ver as que lhe suscitam interesse. Quanto à sua conta, tem a possibilidade de criar posts com links, fotos, músicas ou locais, entre outras vertentes.

A Vero está disponível para dispositivos Android e iOS.