O WhatsApp já está novamente acessível no Brasil. O bloqueio inicialmente decretado era de 48 horas, mas ao fim de 12 horas um tribunal de recurso decidiu levantar a proibição ao serviço de messaging. A plataforma de comunicação detida pelo Facebook já está a funcionar para os 100 milhões de utilizadores que tem no país da América Latina.

De acordo com dados da SimilarWeb, citados pela Reuters, o WhatsApp é a aplicação móvel mais popular do Brasil, estando instalado em 92,5% dos smartphones Android existentes no mercado. O bloqueio do serviço chegou mesmo a provocar várias críticas por parte do Senado brasileiro.

A proibição do WhatsApp durante 48 horas foi decretada por um juíz do tribunal de São Bernardo do Campo, situado na região de São Paulo. A decisão aconteceu depois de o WhatsApp ter negado colocar escutas em determinados utilizadores, naquela que seria uma colaboração com as forças policiais. O WhatsApp diz que não colaborou porque não quis, mas porque não o conseguia de facto fazer.

Como ‘castigo’ pela não cooperação com a justiça, foi então decretado o bloqueio. Mas 12 horas depois e depois de um apelo - e de todo o movimento de contestação que surgiu na Internet um pouco por todo o mundo - um tribunal de recurso decidiu revogar a decisão.

O bloqueio chegou mesmo a merecer a reprovação pública do diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, que se disse muito desapontado pela direção tomada pela justiça brasileira no primeiro momento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.