Para quem utiliza o WhatsApp no seu dia-a-dia, seja para trabalho e para comunicar com familiares ou amigos, saiba que há novas ferramentas que estão a ser adicionadas na aplicação. Sobretudo relacionadas com as mensagens e chamadas, uma vez que pode agora pré-definir a aplicação no iPhone com a mais recente atualização do iOS.

Durante as conversas, o sistema apresenta agora um indicador “online” nas mensagens de grupo, permitindo dessa forma saber que tem as pessoas disponíveis para conversar. Estes indicadores acendem em tempo real, perto do nome do grupo.

Vai poder também definir as prioridades das notificações das conversas em grupo. A definição “notificar” permite selecionar “Destaques” que limita as notificações das @menções, respostas e mensagens de contactos guardados. Ou pode definir “todos” para receber todas as notificações.

Privacidade reforçada no WhatsApp vai impedir a partilha de conversas em texto e registo de fotos no equipamento
Privacidade reforçada no WhatsApp vai impedir a partilha de conversas em texto e registo de fotos no equipamento
Ver artigo

A criação de eventos pode agora ser feita numa conversa individual, antes era apenas possível em grupo. Ao fazer um convite, além do “não” ou “sim”, foi adicionado o “talvez”. Pode convidar uma pessoa, definir datas e horas do final de eventos e depois afixar na conversa. Há novidades nas reações acionáveis, ou seja, reagir com +1 ao que outra pessoa disse. O WhatsApp permite ver as reações de todas as pessoas do grupo e tocar naquela que deseja acionar, como emojis, por exemplo.

Para utilizadores do WhatsApp no iPhone, a Meta adicionou a possibilidade de digitalizar e enviar documentos diretamente da aplicação. Vai ter acesso a uma opção “Digitalizar documento” quando clica nos anexos. Depois é seguir os passos para digitalizar, cortar e guardar o respetivo documento.

Na mais recente atualização do iOS, o WhatsApp pode agora ser a aplicação pré-definida para mensagens e chamadas do iPhone. Nas definições pode entrar nas aplicações predefinidas e selecionar a app. A aplicação oferece um separador dedicado para fazer novas chamadas, partilhar ligações para as mesmas e gerir o histórico no mesmo sítio.

Durante as videochamadas, no iPhone pode afastar ou juntar os dedos para fazer zoom no vídeo. Dessa forma pode centrar-se melhor no ecrã e ver a outra pessoa ou quando deseja mostrar algo com mais detalhe. Também passa a ser possível adicionar alguém a uma chamada individual que esteja em curso a partir diretamente de uma conversa, bastando clicar no ícone de chamada e selecionar a opção “adicionar à chamada”.

A Meta atualizou a tecnologia das videochamadas com o objetivo de oferecem maior qualidade e serem mais fiáveis. O sistema encontra o melhor caminho de ligação, de forma a reduzir as interrupções das chamadas e quebras nos vídeos. Este deteta a largura de banda e atualiza o vídeo para qualidade de alta definições.

Os administradores de um canal podem gravar e partilhar vídeos curtos instantaneamente com os seus seguidores, com menos de 60 segundos. As mensagens de voz dos canais onde participa podem ser resumidas. Os canais podem ser partilhados através de códigos QR para facilitar os convites para a comunidade.