Facilitar a partilha de ficheiros entre smartphones que estejam por perto tem sido uma prioridade das fabricantes de equipamentos. A Google e a Samsung anunciaram recentemente que a funcionalidade Nearby Share seria renomeada de Quick Share, facilitando a troca de ficheiros entre smartphones Android. O WhatsApp também está a trabalhar numa funcionalidade idêntica para Android, para aumentar a rapidez de transferência de ficheiros via Bluetooth entre utilizadores que estejam perto entre si.

Esta funcionalidade de partilha será mais prática e fácil que os métodos tradicionais, tais como enviar ficheiros pelas janelas de chat ou usar a cloud como armazenamento gerando um endereço para descarregar. Além de mais cómodo de usar, este sistema poderá permitir partilhas de ficheiros até 2 GB diretamente.

A novidade foi descoberta pela WABetaInfo, na beta do WhatsApp 2.24.2.20 para Android. Para transferir um ficheiro, os utilizadores precisam de estar próximos, sendo utilizado o mesmo sistema de encriptação end-to-end do WhatsApp para garantir segurança no envio dos conteúdos. É referido que a encriptação esconde e torna inacessível os números de telefone de quem está a transferir para quem não se encontra na lista de contactos e esteja igualmente na área.

Partilha de ficheiros via WhatsApp
Créditos: WABetaInfo

De notar ainda que os utilizadores precisam agitar o smartphone para começar a transferência, como se pode ler nas imagens da funcionalidade. Ou seja, um utilizador envia o ficheiro ao contacto de destinatário por perto, mas para aceitar, este terá de agitar o equipamento para ver o pedido da partilha. Dessa forma mantém o controlo dos ficheiros que chegam diretamente.

A partilha de ficheiros diretamente através de uma funcionalidade do WhatsApp poderá ser bastante útil em diversos cenários. Sobretudo pela segurança e pela forma como limita essa partilha aos utilizadores registados na lista de contactos, aumentando a segurança. Para já, esta funcionalidade ainda se encontra em produção, disponível apenas nas versões beta do WhatsApp. Mas será disponível no futuro através de uma atualização.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.