Facilitar a partilha de ficheiros entre smartphones que estejam por perto tem sido uma prioridade das fabricantes de equipamentos. A Google e a Samsung anunciaram recentemente que a funcionalidade Nearby Share seria renomeada de Quick Share, facilitando a troca de ficheiros entre smartphones Android. O WhatsApp também está a trabalhar numa funcionalidade idêntica para Android, para aumentar a rapidez de transferência de ficheiros via Bluetooth entre utilizadores que estejam perto entre si.

Esta funcionalidade de partilha será mais prática e fácil que os métodos tradicionais, tais como enviar ficheiros pelas janelas de chat ou usar a cloud como armazenamento gerando um endereço para descarregar. Além de mais cómodo de usar, este sistema poderá permitir partilhas de ficheiros até 2 GB diretamente.

A novidade foi descoberta pela WABetaInfo, na beta do WhatsApp 2.24.2.20 para Android. Para transferir um ficheiro, os utilizadores precisam de estar próximos, sendo utilizado o mesmo sistema de encriptação end-to-end do WhatsApp para garantir segurança no envio dos conteúdos. É referido que a encriptação esconde e torna inacessível os números de telefone de quem está a transferir para quem não se encontra na lista de contactos e esteja igualmente na área.

Partilha de ficheiros via WhatsApp
Créditos: WABetaInfo

De notar ainda que os utilizadores precisam agitar o smartphone para começar a transferência, como se pode ler nas imagens da funcionalidade. Ou seja, um utilizador envia o ficheiro ao contacto de destinatário por perto, mas para aceitar, este terá de agitar o equipamento para ver o pedido da partilha. Dessa forma mantém o controlo dos ficheiros que chegam diretamente.

A partilha de ficheiros diretamente através de uma funcionalidade do WhatsApp poderá ser bastante útil em diversos cenários. Sobretudo pela segurança e pela forma como limita essa partilha aos utilizadores registados na lista de contactos, aumentando a segurança. Para já, esta funcionalidade ainda se encontra em produção, disponível apenas nas versões beta do WhatsApp. Mas será disponível no futuro através de uma atualização.