No decorrer das últimas semanas foram detetadas 11 situações de roubos simulados de telemóveis na zona de Odivelas. Este é o segundo alerta dado pela Divisão Policial de Loures, responsável por aquela localidade, que já tinha denunciado quatro casos do género, num comunicado anterior, este ano.

Além de serem normalmente telemóveis com seguro válido, os equipamentos em questão “são smartphones, a maior parte das vezes com valor superior a 200, 300 euros, são telemóveis de mais valor”, referiu o Núcleo de Imprensa e Relações Públicas  do Comando Metropolitano de Lisboa em declarações ao SAPO TEK.

“Quando a polícia vai investigar percebe que existem pormenores que não batem certo e que mostram que são simulações de crime com o objetivo de reaver o dinheiro, trocar de aparelho ou futuras vendas”.

O roubo de telemóvel que se tornou uma história viral na Internet
O roubo de telemóvel que se tornou uma história viral na Internet
Ver artigo

Mediante as investigações realizadas nestas 11 queixas de roubo, a Esquadra de Odivelas diz ter detetado "diversas incongruências e contradições" entre a realidade dos factos e a narrativa das alegadas vítimas, "quer na altura da ocorrência quer nos contactos posteriormente estabelecidos, levantando fundadas suspeitas quanto à veracidade das denúncias apresentadas", refere o Comando Metropolitano de Lisboa em comunicado.

A PSP acabou assim por reunir prova da prestação de falsas declarações nesses 11 casos, com os denunciantes a perderem a condição de vítima, "sendo imediatamente constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR), tendo os factos sido comunicados ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), da Comarca de Lisboa Norte – Loures", acrescenta.

Consumidores portugueses estão mais confiantes e a gastar mais em telemóveis caros
Consumidores portugueses estão mais confiantes e a gastar mais em telemóveis caros
Ver artigo

Embora se conheçam casos semelhantes noutras divisões, “são mais esporádicos”, indicou ainda o Núcleo de Imprensa e Relações Públicas ao SAPO TEK. Na zona de Loures o número "tem aumentado com alguma visibilidade".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.