Cada vez se fazem mais fotografias com os smartphones e a procura da selfie perfeita, para partilhar nas redes sociais, é uma das preocupações de muitos utilizadores, que procuram o melhor ângulo, a localização mais original e, claro, o melhor equipamento e os filtros certos.

Esta é uma área na qual as marcas têm apostado e várias fabricantes apresentam os seus smartphones como ideais para selfies, mas as características mais importantes são agora também medidas pela DxOMark que é reconhecida pelas análises ao hardware e qualidade de imagens de smartphones, câmaras e lentes.

O DxOMark Selfie é a nova classificação dos laboratórios da DxOMark e usa um benckmark de análise a mais de 1.500 fotografias e mais de duas horas de vídeo com os smartphones testados em laboratórios e em ambiente real.

As primeiras análises já foram divulgadas e incluem 12 smartphones que foram testados, com classificação sobre as melhores selfies.

O Google Pixel 3 e o Samsung Galaxy Note 9 estão empatados no topo da tabela, com 92 pontos cada, e segundo a DxOMark os resultados de imagem de ambas as câmaras são excelentes. Mesmo assim os laboratórios destacam as diferenças: enquanto o Google enfatiza muito a textura e os detalhes e, portanto, aceita algum ruído nas imagens do Pixel 3, os engenheiros da Samsung optaram por uma imagem mais limpa e fizeram alguns sacrifícios em termos de pequenos detalhes.

Huawei P20 Pro é o smartphone mais bem pontuado de 2018 pela DxOMark
Huawei P20 Pro é o smartphone mais bem pontuado de 2018 pela DxOMark
Ver artigo

A análise refere que as câmaras frontais dos smartphones usam diferentes tipos de tecnologias que levam a resultados variados de qualidade de imagem. Atualmente, alguns dispositivos não possuem auto-HDR e autofoco, enquanto outros são limitados devido aos tamanhos pequenos de seu sensor de abertura.

Para a DxOMark os 12 smartphones da edição de lançamento do nosso novo ranking DxOMark Selfie são apenas o começo. Tal como acontece com as câmaras traseiras, planeia atualizar a classificação com frequência com os modelos mais recentes de gama alta, intermediária e de nível de entrada.

O vídeo partilhado pela organização mostra como são feitas as análise.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.